65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

Policial

Vazio sanitário já esta em vigor e impõe controle rigoroso contra ferrugem asiática

Publicado em

O vazio sanitário da soja, período em que a presença de plantas vivas da oleaginosa é proibida em todo o território nacional, já esta em vigor. A medida é o principal instrumento de controle da ferrugem asiática, fungo de alta letalidade que, se não combatido, pode dizimar lavouras inteiras. Com o início do protocolo em diversos estados, o setor agropecuário mobiliza-se para eliminar plantas voluntárias, as chamadas “tigueras”, que servem como ponte verde para a sobrevivência do patógeno entre as safras.

O cronograma nacional respeita as peculiaridades climáticas de cada região, garantindo que o ciclo do fungo seja interrompido de forma coordenada.

Estado Início do Vazio Término do Vazio
Paraná 10 de junho 10 de setembro
Mato Grosso 15 de junho 15 de setembro
Mato Grosso do Sul 15 de junho 15 de setembro
Bahia (Região I) 26 de junho 7 de outubro
Goiás 1º de julho 30 de setembro
Minas Gerais 1º de julho 30 de setembro

No ciclo 2025/26, o Brasil consolidou números expressivos, com a área plantada nacional atingindo aproximadamente 48 milhões de hectares. Esse volume de produção exige um manejo fitossanitário cada vez mais rigoroso. Especialistas ressaltam que, sem a interrupção do cultivo, a pressão de inóculo do fungo na safra seguinte torna-se exponencialmente maior, elevando o custo de produção devido ao aumento necessário no número de aplicações de fungicidas, que podem chegar a seis ou sete vezes em uma única temporada.

A recomendação técnica é clara: qualquer planta de soja emergente deve ser eliminada em até 30 dias após a germinação ou antes de atingir o estádio V4. O descumprimento das normas acarreta penalidades administrativas, mas o maior prejuízo é o risco à produtividade da safra 2026/27, que no Oeste baiano tem o plantio autorizado apenas a partir de 8 de outubro.

A conformidade com o vazio sanitário não é apenas uma obrigação legal, mas um seguro contra a quebra de produtividade. Com o mercado internacional atento à qualidade do grão brasileiro, o controle rigoroso de doenças é um ativo competitivo que mantém o país como o maior fornecedor global de soja. O desafio para os próximos meses é garantir que o monitoramento seja feito em 100% da área, impedindo que “pontes verdes” comprometam o potencial produtivo da maior safra do planeta.

Fonte: Pensar Agro

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Ginásios de Sinop recebem 41 partidas no segundo dia dos Jogos Escolares e Estudantis; confira a programação desta terça-feira (23)

Published

on

Os ginásios de Sinop voltaram a receber grande movimentação nesta segunda-feira (22), com a realização do segundo dia de disputas da etapa regional Centro-Norte dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses. Ao longo do dia, atletas de 15 municípios disputaram partidas de basquete, futsal, handebol e vôlei. Os resultados do segundo dia de competição estão disponíveis AQUI.

A competição reúne mais de 1,3 mil atletas e segue até sexta-feira (26), em Sinop. Além de Sinop, as delegações representam os municípios de Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.

No basquete, Sinop superou Sorriso por 61 a 12 na categoria feminina de 15 a 17 anos. Pela categoria de 12 a 14 anos, o Colégio Regina Pacis, de Sinop, venceu Sorriso tanto no feminino quanto no masculino.

No futsal, a equipe feminina e a equipe masculina de Sinop venceram Santa Carmem por 3 a 1 na categoria de 15 a 17 anos. Pela categoria feminina de 12 a 14 anos, o Colégio Alternativo, de Sinop, venceu Ipiranga do Norte por 3 a 2.

No voleibol, o Colégio Regina Pacis, de Sinop, venceu União do Sul por 2 sets a 0 na categoria feminina de 12 a 14 anos. Na categoria masculina de 15 a 17 anos, Sinop derrotou Nova Ubiratã pelo mesmo placar. No feminino de 15 a 17 anos, a equipe sinopense também venceu Ipiranga do Norte por 2 sets a 0. O Colégio San Petrus, também de Sinop, garantiu vitória por 2 sets a 0 diante de Santa Carmem pela categoria masculina de 12 a 14 anos.

A programação desta terça-feira (23) prevê mais 41 partidas distribuídas entre os ginásios Primaveras, Jaime Rovelli, Olímpico José Carlos Pasa, Francisco H. Gimenez (Chicão do Varejão), Benedito Santiago e Luís Carlos Simon. As disputas começam às 8h e seguem até o período noturno. A tabela completa com horários, locais e confrontos desta terça-feira (23) pode ser consultada AQUI. Os jogos seguem até sexta-feira (26).

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS