POLÍTICA MT
Xuxu Dal Molin entrega ambulância para fortalecer saúde pública em Nova Ubiratã
Foto: Michel Alvim / Secom-MT
O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) participou, na sexta-feira (28), da solenidade de entrega de uma ambulância zero km ao município de Nova Ubiratã.
Adquirido por meio de uma emenda parlamentar de R$ 250 mil, o veículo furgão, da marca Renault, irá contribuir efetivamente nas ações desenvolvidas na rede básica de saúde.
O recurso foi destinado mediante solicitação formalizada pelos vereadores Wellyngton Tavares (MDB), Cristiane Lazarin Feijó (MDB), Jozias da Fonseca (MDB) e Sidiney Ferreira da Silva (DEM).
Com uma extensão territorial de 12.845 km2, divididos em seis distritos, sendo um deles situado a 150 quilômetros do perímetro urbano, o município figura entre os mais extensos do estado, o que requer constantes investimentos em conservação e renovação da frota de veículos.
“O deputado [Xuxu Dal Molin] sempre foi um parceiro da saúde em nível regional. A destinação desta ambulância reforça também o compromisso dele com o municipalismo, ou seja, com o cidadão lá na ponta. Temos outros projetos em andamento e esperamos continuar contando com esse importante apoio”, frisou o secretário de Saúde de Nova Ubiratã e atual presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Antônio Felipe.
“Como a maioria dos municípios em desenvolvimento, Nova Ubiratã também possuí algumas demandas. O lado positivo é que algumas delas estão sendo sanadas, isso graças ao trabalho conjunto com o Poder Legislativo”, assinala o vice-prefeito, Adilson Luiz da Silva (PODE).
Ao descrever as dificuldades enfrentadas na área da saúde, o vereador Wellyngton Tavares ressaltou o empenho do deputado Xuxu Dal Molin.
“Muitos prometem, mas poucos tem a capacidade de cumprir aquilo que foi acordado. Obrigado deputado por demonstrar que ainda podemos confiar na classe política”, afirma.
“Quem conhece minha metodologia de trabalho, sabe que nossas ações são pautadas em resultados. Os vereadores de Nova Ubiratã nos levaram a demanda e, assim como tenho feito em outros municípios, hoje venho aqui para apresentar os resultados”, pontua Dal Molin.
Durante o encontro também foram abordados assuntos referentes à educação, infraestrutura, assistência social, além da proposta de mudança na distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“Posso assegurar que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) não tomará nenhuma decisão em detrimento aos municípios. Esse é um assunto que demanda cautela e, principalmente, um debate amplo com prefeitos, vereadores, entidades representativas e a sociedade de modo em geral”, concluiu.

POLÍTICA MT
STF valida alterações em lei que permite ao Legislativo dar nome às ferrovias estaduais

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio de seus deputados e dos instrumentos normativos previstos na Constituição do Estado, divide com o Poder Executivo a competência para definição de nomes dos bens imóveis de sua propriedade. A decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em desdobramento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo Executivo em face dos artigos 1°, 3° e 4° da Lei Complementar Estadual n° 776/2023.
Essa norma altera a Lei Complementar n° 685/2021, que dispõe sobre o Sistema Ferroviário do Estado de Mato Grosso. A celeuma judicial foi criada a partir da concessão à Rumo Logística S/A para construção de 730 quilômetros da ferrovia, que se encontra em Rondonópolis, com destino à região Médio Norte do estado. A Rumo se antecipou e trocou o nome da ferrovia para Olacyr de Moraes, desconhecendo que ela já era conhecida como Senador Vicente Vuolo.
Vuolo foi um dos principais defensores do empreendimento, cabendo a ele as primeiras ações junto ao Governo de São Paulo no sentido de garantir a interligação com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No projeto que deu origem à Lei Complementar n° 776/2023, os deputados inseriram emenda para garantir que a denominação das ferrovias em Mato Grosso fosse realizada por meio de lei do Legislativo, trecho posteriormente vetado pelo Executivo. A derrubada do veto pelos parlamentares resultou na ADI.
Para evitar supressão de instância, o Governo de Mato Grosso buscou o Órgão Especial do Tribunal de Justiça, no qual obteve êxito ao alegar prejuízos causados pela nova redação da norma. A Procuradoria-geral da ALMT recorreu ao STF e, por meio do Recurso Extraordinário com Agravo n° 1.540.211, assinado pelo procurador João Gabriel Pagot, a decisão foi reformada e validada a competência dos deputados para promoverem, de forma coabitada com o Governo do Estado, a competência para definir nomes das ferrovias.
Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes acolheu em parte o agravo da ALMT, declarando a constitucionalidade da alteração promovida pelos deputados estaduais, concedente interpretação conforme à Constituição Federal no sentido de que o dispositivo legal não excluiu a competência comum do Executivo para, mediante decreto, dispor sobre a denominação das ferrovias do Sistema Ferroviário do Estado, sendo reconhecida a existência de coabitação normativa entre o Poder Executivo (via decreto) e o Legislativo (via lei formal) para exercer a referida competência.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), comemorou a decisão como uma demonstração do que ele defende, enquanto chefe do Legislativo, que é o maior diálogo com o Executivo para evitar questões que gerem mais ações judiciais.
“Não se entra no mérito do senador Vicente Vuolo e das décadas de luta pela ferrovia, como também não se pode diminuir a importância de um empresário da envergadura de Olacyr de Moraes, o primeiro a plantar soja em Mato Grosso e a transformar o Estado em celeiro da produção agropecuária. A decisão do ministro Alexandre de Moraes definiu que tanto o Executivo como o Legislativo têm competência para definir este tipo de questão, cada um com seus instrumentos legais”, disse Russi.
Para o parlamentar, mais importante do que o nome que terá são os efeitos que a ferrovia vai promover na vida da população, no cotidiano das cidades e no futuro de Mato Grosso e do Brasil, que poderão ampliar ainda mais seus índices de crescimento econômico e social.
Fonte: ALMT – MT
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Comissão de Educação deve votar criação da Carteira Nacional Docente (CND)
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Projeto permite nova destinação de ônibus escolar após dez anos de uso
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
IFI: governo terá déficit primário de R$ 64 bilhões, mas cumprirá meta
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Max Russi mobiliza deputados em busca de soluções para a Santa Casa de Cuiabá
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Projeto institui programa de acolhimento de mães atípicas
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Lúdio inclui quatro emendas em PLC e cobra convocação de servidores para Hospital Central
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Câmara sedia evento em memória das vítimas do Holocausto
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Deputados aprovam parceria com Hospital Albert Einstein