65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

MATO GROSSO

Vitrine tecnológica orienta e estimula horta urbana e produção de frutas em propriedades e residências

Publicado em


No Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) tem uma vitrine tecnológica em uma área de 4,3 mil metros quadrados, em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá. No espaço, qualquer pessoa pode buscar informações sobre o processo de plantio, cultivo, colheita, cuidados com o solo, meio ambiente e outros.

Voltada à agricultura familiar, a vitrine fica sob a responsabilidade do engenheiro agrônomo da Empaer, Manoel Roque da Costa que aponta as culturas plantadas em canteiros e a realização de rotação, conforme a época do ano. Atualmente, há hortaliças, batata doce, abobora, quiabo, banana, café, acerola, limão, goiaba, romã, graviola, maracujá e pitaya. Tem ainda três tipos de capim, o capiaçu, canará e a braquiaria.

“O objetivo é demonstrar que é possível diversificar culturas, e aumentar a renda e preservar o meio ambiente. O espaço é uma ótima oportunidade para o agricultor familiar e também quem tem interesse em montar uma horta em casa ou apartamento. Para os quintais, explicamos que tipo de frutas são recomendadas para cada ambiente. Estamos aqui para atender e tirar as dúvidas”.

Roque destaca os pés de pitaya que estão com frutos e florescendo e, ser possível plantá-la em um canteiro em casa.  Na vitrine são 18 pés com três ou quatro frutos que estão prestes a serem colhidos. “É uma  fruta rústica, com sabor doce e suave, de polpa firme e repleta de sementes. A espécie plantada é a pitaya-branca (rosa por fora e branca por dentro)”.

No canteiro da banana, são duas variedades, a maça e da terra para fritar. As hortaliças, devido ao período de chuva, as plantas estão se desenvolvendo, enquanto outras protegidas para não perder a qualidade. Elas são doadas periodicamente para o Hospital de Câncer.

A técnica da Empae, Gisele dos Reis Muniz, ressalta o horário de atendimento para visitantes no espaço é das 5h às 9h30 e das 16h às 18h, de segunda a sexta-feira. Ele frisa que a vitrine fica exposta para visitação e tem o objetivo de apoiar atividades didáticas e técnicas aos agricultores familiares, professores, estudantes, pesquisadores, extensionistas e comunidade em geral.

“Todos são bem-vindos para sanar qualquer dúvida ou interesse em mais informações sobre as culturas que temos plantadas no espaço. A localização ajuda por ser área central e de fácil acesso”.

Serviço

O que: Vitrine Tecnológica
Local: Parque de Exposição Jonas Pinheiro, bairro Dom Aquino, Cuiabá/MT.
Dias e horários de atendimento:  Segunda a sexta-feira, exceto feriado, 5h às 9h30 e das 16h às 18h.

Banaeiras, frutas, café e três variedades de capim – Foto: Empaer

Fonte: GOV MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MATO GROSSO

Sesp encerra o ano com mais de 1,1 mil crianças e adolescentes atendidos no programa Rede Cidadã

Published

on

O Programa Rede Cidadã, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), atendeu 1.116 crianças e adolescentes em 2024. O programa desenvolve projetos e ações educacionais e esportivas para estudantes entre oito e 18 anos em vulnerabilidade, ou seja, que apresentam algum fator de risco social, como evasão escolar, pais cumprindo pena de privação de liberdade ou violência doméstica.

As atividades são realizadas em contraturno escolar, com o objetivo de prevenir a criminalidade e promover oportunidades futuras entre os participantes.

Neste ano, foram oferecidas atividades culturais como aulas de violão, teclado, artes, pintura em tela, coral e desenho. Além disso, práticas esportivas como taekwondo, futebol, handebol, karatê, futsal, vôlei e jiu-jitsu. Também foram ofertadas capacitações de informática básica e avançada e de auxiliar administrativo.

Crianças e adolescentes do programa participaram de seis campeonatos esportivos nos quais mais de 50 atletas conquistaram 59 medalhas. Entre as competições estavam os Campeonatos Estaduais de Jiu-jitsu e Taekwondo, além de um amistoso de futsal. O programa também foi representado em um evento cultural de dança, em que 11 alunas ganharam um troféu.

As ações são realizadas nos quatro polos do programa, sendo eles em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Nova Olímpia, e os participantes podem se matricular em mais de um projeto no mesmo período de tempo, de acordo com a disponibilidade.

O programa também acolhe os familiares dos alunos, atendendo cerca de 16.050 pessoas em 2024. Eles participam de ações como palestras e serviços aplicados pelo Rede Cidadã.

“Neste ano, em especial, estivemos mais presentes na vida de cada um de nossos alunos como uma família. Tivemos a oportunidade de recebê-los mais vezes durante a semana e com melhorias na qualidade do atendimento. Com os profissionais gabaritados que compõem nosso time, a qualidade da merenda ofertada e até o material de apoio utilizado pelo professor, impactamos muito no crescimento pessoal em cada um de nossos alunos, o que é motivo de enorme satisfação para nós”, afirmou a coordenadora do programa, Wilma Wellen Camilo Fernandes.

Na última quinta-feira (28.11), o programa iniciou as atividades de comemoração de fim de ano, com o recital de encerramento. Neste sábado (30) foi realizado um torneio de futebol e na próxima quarta-feira (04.12) ocorrerá a confraternização dos profissionais que trabalham no programa.

*Sob supervisão de Alecy Alves

Fonte: Governo MT – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS