CUIABÁ
Via em frente ao Ganha Tempo é incluída na realocação dos comerciantes ambulantes

A Prefeitura de Cuiabá deu início à transferência dos vendedores ambulantes que atuavam no entorno da Praça Ipiranga e nas calçadas das principais ruas do Centro Histórico para a Travessa Desembargador Lobo.
Toda a via da Travessa Desembargador Lobo, incluindo o trecho em frente ao Ganha Tempo, será utilizada pelos comerciantes, com exceção da entrada do órgão.
De acordo com o prefeito Abilio Brunini, o local já está liberado e a via foi fechada ao trânsito pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) para permitir a instalação das barracas.
“O espaço já está preparado para que eles se acomodem. Uma parte da via será preservada para garantir o acesso a uma residência local, e estamos fechando o outro lado [em frente ao Ganha Tempo] para recebê-los”, explicou o prefeito.
A área em frente ao Ganha Tempo também será utilizada pelos comerciantes ambulantes. A administração municipal irá realocar o ponto de táxi para a lateral da Rua 13 de Junho, e as vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência também serão transferidas para essa via. Foi determinada, ainda, a construção de uma rampa de acesso entre a praça e o Ganha Tempo, garantindo acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência (PCDs), além do plantio de árvores no novo espaço.
Os ambulantes ocuparão o novo local por um período experimental de 30 a 60 dias. Segundo o prefeito: “Este é um período experimental de 60 dias. Se eles conseguirem se adaptar, viver em harmonia e respeitar o trabalho um do outro, vamos consolidando esse espaço. Agora, se o ambiente se tornar conflituoso, desconfortável ou inviável para o trabalho, vamos precisar encerrar esse processo.”
A definição do espaço de cada comerciante será realizada por meio de sorteio, organizado pelos próprios ambulantes. Cada um tirará seu próprio papel, o que impede fraudes no processo. A previsão é que o sorteio ocorra nesta sexta-feira.
Programa Ambulantes em Ordem
A realocação dos comerciantes ambulantes faz parte do Programa Ambulantes em Ordem, coordenado pela Secretaria de Ordem Pública (Sorp), com o objetivo de desobstruir calçadas e melhorar a mobilidade nas ruas 13 de Junho, Isaac Póvoas e em toda a região central.
Além das ações para coibir novas ocupações irregulares das calçadas, a Prefeitura de Cuiabá também está empenhada na realocação adequada desses trabalhadores. Em uma segunda etapa, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com as pastas de Trabalho, Ordem Pública e Segurança, realizará o mapeamento dos pontos e buscará oferecer qualificação aos ambulantes.
#PraCegoVer
A foto mostra o prefeito Abilio Brunini em frente ao Ganha Tempo atendendo comerciantes ambulantes.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Rei e Rainha da Festa de São Benedito visitam a Prefeitura de Cuiabá

O secretário municipal de Turismo de Cuiabá, Everson da Silva Jesus, recepcionou nesta segunda-feira (16), no terraço da Prefeitura, o Rei Mário Mansur e a Rainha Juliana Bussiki, representantes da tradicional Festa de São Benedito 2025. A visita teve como objetivo alinhar os preparativos do evento religioso, que será realizado, como de costume, na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Devoto de São Benedito, o secretário destacou o valor simbólico da celebração para a cidade. “Sou devoto e entendo a importância dessa festa para a alma cuiabana. A Prefeitura está comprometida em manter viva essa tradição centenária que fortalece nossa fé e nossa identidade cultural”, afirmou Everson.
A rainha Juliana Bussiki emocionou-se ao falar da responsabilidade de representar o evento. “É uma honra estar à frente de uma celebração tão rica em significado. São Benedito representa fé, resistência e união do povo cuiabano”, declarou. O rei Mário Mansur também ressaltou a relevância da festividade. “Essa festa atravessa gerações. É o coração pulsante da cultura da nossa capital tricentenária”, disse.
A programação da Festa de São Benedito 2025 já começou com a peregrinação, que vai de 8 de junho a 1º de julho. O baile de abertura aconteceu em 13 de junho, seguido pela visita da Bandeira, entre os dias 16 e 28. As novenas serão realizadas de 24 de junho a 2 de julho, antecedendo o início oficial da festa, no dia 1º de julho, que segue até o domingo, 6 de julho.
Com mais de 300 anos de história, a celebração começa tradicionalmente com a Missa Campal às 5h da manhã, seguida do “Tchá cô Bolo” e, à noite, a festa cultural que envolve música, dança e gastronomia típica, movimentando a comunidade cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Deputado Eduardo Botelho articula R$ 2 milhões para reforma do prédio que abrigará a Câmara Municipal de VG
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Atenção à Hanseníase realiza 1ª reunião
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Lei valoriza o turista e transforma o Vale do São Lourenço em rota oficial de MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Mato Grosso sedia Encontro Regional de Agentes de Saúde com apoio da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT realiza sessão solene em homenagem aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
-
POLÍTICA MT6 dias ago
CCJR aprova projetos que fortalecem segurança pública e proteção às mulheres
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Loteamento Popular é tema central da 10ª reunião da CST da Moradia Popular em Mato Grosso