Diversos
Várzea Grande lança projeto “Quintais de Turismo e de Cultura”

Iniciativa foi selecionada como um dos 15 cases inspiradores de turismo em Mato Grosso, entre mais de 200 projetos inscritos
Antes mesmo da abertura oficial da FIT Pantanal 2025, a cidade de Várzea Grande já se destacou no evento com o lançamento do projeto “Quintais de Turismo e de Cultura de Várzea Grande”. A apresentação foi na tarde de ontem (5), no auditório Pássaros do Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, durante o Conexão FIT. O projeto foi conduzido pelo superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município, Edu Sá.
A iniciativa foi selecionada como um dos 15 cases inspiradores de turismo em Mato Grosso, entre mais de 200 projetos inscritos. Durante a apresentação, Edu Sá destacou a relevância da participação de Várzea Grande na programação da FIT Pantanal 2025 desde o Fórum Empresarial realizado na Fecomércio, que antecedeu o evento.
“Várzea Grande começou com tudo na FIT. Participamos do Fórum Empresarial, onde fomos um dos municípios estratégicos escolhidos para dialogar com o governo do Estado, o governo Federal, através do Ministério do Turismo, e com grandes players da hospitalidade. Esse contato direto é fundamental para que compreendam o nosso potencial e invistam em operações no município”, explicou Edu Sá.
O projeto “Quintais de Turismo e de Cultura” propõe a valorização do patrimônio cultural imaterial de Várzea Grande por meio de vivências turísticas nos espaços onde a cultura popular acontece de forma genuína. Segundo Edu Sá, a proposta surgiu a partir de experiências culturais realizadas no mês de aniversário da cidade, como o lançamento do documentário Som da Raiz, que retrata o modo de fazer da viola de cocho.
“Estamos trabalhando com os grupos de cururu, siriri e com os artesãos da viola de cocho para transformar os quintais e espaços culturais em experiências vivas para turistas e moradores. Com agendamento prévio, será possível visitar ensaios, participar de oficinas de dança, aprender a tecer redes tradicionais com as mulheres do Limpo Grande e até construir uma viola de cocho. São experiências de imersão cultural que valorizam nossos guardiões de memória e promovem nossa história, cultura e gastronomia”, explicou o superintendente.
O projeto contará com a participação de grupos tradicionais como AMFMT, Divino Siriri, Primos e Primas, TeceArte, entre outros que mantêm viva a cultura local com ensaios semanais e oficinas de saberes populares. A intenção é transformar esses espaços em pontos de visitação turística, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização da identidade várzea-grandense.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá, o lançamento marca um novo momento para o turismo na cidade. “Estamos unindo desenvolvimento econômico com preservação cultural. O ‘Quintais de Turismo e de Cultura’ é um projeto inovador que coloca Várzea Grande como referência em turismo de experiência e de base comunitária em Mato Grosso. Esse é um passo importante para tornar nosso município mais atrativo e acolhedor para quem nos visita e, principalmente, para valorizar quem aqui vive e mantém vivas nossas tradições”, afirmou o secretário.

Diversos
Alunos concluem curso gratuito de Cozinha Industrial em Várzea Grande

Com a certificação, as chances de inserção no mercado de trabalho e ao incentivo ao empreendedorismo, só aumentar a partir de agora
Doze alunos concluíram o curso de Cozinha Industrial oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o governo de Mato Grosso, pelo programa Ser Família Capacita, com execução do Senai-MT e apoio do Instituto Bom Jesus.
A capacitação teve carga horária de 220 horas/aulas e foi voltada às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Todos os participantes receberam certificado, o que amplia as chances de inserção no mercado de trabalho e incentiva o empreendedorismo no setor de gastronomia.
“O objetivo é promover qualificação profissional, gerar renda e fortalecer a economia local”, afirmou a secretária de Assistência Social, Cristina Saito.
Segundo a supervisora de cursos da pasta, Rita Pizati, “o curso representa uma oportunidade concreta para quem busca melhorar de vida com dignidade e autonomia”.
A ação faz parte de um conjunto de iniciativas da Prefeitura para ampliar o acesso à educação profissional em Várzea Grande. Outros cursos gratuitos e certificados pelo Senai também estão em andamento no Município.
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Deputado Eduardo Botelho articula R$ 2 milhões para reforma do prédio que abrigará a Câmara Municipal de VG
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Atenção à Hanseníase realiza 1ª reunião
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Lei valoriza o turista e transforma o Vale do São Lourenço em rota oficial de MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Mato Grosso sedia Encontro Regional de Agentes de Saúde com apoio da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT realiza sessão solene em homenagem aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
-
POLÍTICA MT6 dias ago
CCJR aprova projetos que fortalecem segurança pública e proteção às mulheres
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Loteamento Popular é tema central da 10ª reunião da CST da Moradia Popular em Mato Grosso