65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

Diversos

Várzea Grande lança projeto “Quintais de Turismo e de Cultura”

Publicado em

Iniciativa foi selecionada como um dos 15 cases inspiradores de turismo em Mato Grosso, entre mais de 200 projetos inscritos

Antes mesmo da abertura oficial da FIT Pantanal 2025, a cidade de Várzea Grande já se destacou no evento com o lançamento do projeto “Quintais de Turismo e de Cultura de Várzea Grande”. A apresentação foi na tarde de ontem (5), no auditório Pássaros do Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, durante o Conexão FIT. O projeto foi conduzido pelo superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município, Edu Sá.

A iniciativa foi selecionada como um dos 15 cases inspiradores de turismo em Mato Grosso, entre mais de 200 projetos inscritos. Durante a apresentação, Edu Sá destacou a relevância da participação de Várzea Grande na programação da FIT Pantanal 2025 desde o Fórum Empresarial realizado na Fecomércio, que antecedeu o evento.

“Várzea Grande começou com tudo na FIT. Participamos do Fórum Empresarial, onde fomos um dos municípios estratégicos escolhidos para dialogar com o governo do Estado, o governo Federal, através do Ministério do Turismo, e com grandes players da hospitalidade. Esse contato direto é fundamental para que compreendam o nosso potencial e invistam em operações no município”, explicou Edu Sá.

O projeto “Quintais de Turismo e de Cultura” propõe a valorização do patrimônio cultural imaterial de Várzea Grande por meio de vivências turísticas nos espaços onde a cultura popular acontece de forma genuína. Segundo Edu Sá, a proposta surgiu a partir de experiências culturais realizadas no mês de aniversário da cidade, como o lançamento do documentário Som da Raiz, que retrata o modo de fazer da viola de cocho.

“Estamos trabalhando com os grupos de cururu, siriri e com os artesãos da viola de cocho para transformar os quintais e espaços culturais em experiências vivas para turistas e moradores. Com agendamento prévio, será possível visitar ensaios, participar de oficinas de dança, aprender a tecer redes tradicionais com as mulheres do Limpo Grande e até construir uma viola de cocho. São experiências de imersão cultural que valorizam nossos guardiões de memória e promovem nossa história, cultura e gastronomia”, explicou o superintendente.

O projeto contará com a participação de grupos tradicionais como AMFMT, Divino Siriri, Primos e Primas, TeceArte, entre outros que mantêm viva a cultura local com ensaios semanais e oficinas de saberes populares. A intenção é transformar esses espaços em pontos de visitação turística, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização da identidade várzea-grandense.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá, o lançamento marca um novo momento para o turismo na cidade. “Estamos unindo desenvolvimento econômico com preservação cultural. O ‘Quintais de Turismo e de Cultura’ é um projeto inovador que coloca Várzea Grande como referência em turismo de experiência e de base comunitária em Mato Grosso. Esse é um passo importante para tornar nosso município mais atrativo e acolhedor para quem nos visita e, principalmente, para valorizar quem aqui vive e mantém vivas nossas tradições”, afirmou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Alunos concluem curso gratuito de Cozinha Industrial em Várzea Grande

Published

on

Com a certificação, as chances de inserção no mercado de trabalho e ao incentivo ao empreendedorismo, só aumentar a partir de agora

Doze alunos concluíram o curso de Cozinha Industrial oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o governo de Mato Grosso, pelo programa Ser Família Capacita, com execução do Senai-MT e apoio do Instituto Bom Jesus.

A capacitação teve carga horária de 220 horas/aulas e foi voltada às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Todos os participantes receberam certificado, o que amplia as chances de inserção no mercado de trabalho e incentiva o empreendedorismo no setor de gastronomia.

“O objetivo é promover qualificação profissional, gerar renda e fortalecer a economia local”, afirmou a secretária de Assistência Social, Cristina Saito.

Segundo a supervisora de cursos da pasta, Rita Pizati, “o curso representa uma oportunidade concreta para quem busca melhorar de vida com dignidade e autonomia”.

A ação faz parte de um conjunto de iniciativas da Prefeitura para ampliar o acesso à educação profissional em Várzea Grande. Outros cursos gratuitos e certificados pelo Senai também estão em andamento no Município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS