65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

Várzea Grande

Várzea Grande avança ainda mais na vacinação de crianças de 5 a 11 anos

Publicado em


A secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande intensifica a vacinação em crianças de 5 a 11 anos com e sem comorbidade, seguindo o Plano Estratégico da Saúde Municipal e o que prevê o Programa Nacional de Imunização, e altera semanalmente os pontos de vacinação para adultos, devido à baixa procura em determinadas unidades e também a baixa em profissionais que contraem a Covid-19.

“Agora vamos dar um passo mais importante e intensificar a vacinação para todas as crianças de 5 a 11 anos. Os pais que ainda não levaram seus filhos a se vacinarem, a vacina é para todas as categorias dos grupos elencados pelo Ministério da Saúde. O cadastro poderá ser feito pelo site da prefeitura de Várzea Grande, na aba ‘Imunização’ e ainda respeitando os campos de priorização, porém todas as crianças já cadastradas poderão se vacinar. Quem não tem acesso à internet, poderá comparecer aos pontos de vacinação”, alertou o secretário, dizendo ainda aos pais, não acreditarem em Fake News, contrários a importância da vacina. A vacina contra a Covid-19 para crianças é segura e evita formas graves da doença e morte.

Paralelamente também acontece a vacinação de 12 anos acima, da primeira, segunda e terceira doses, nas unidades básicas de saúde, que semanalmente, vamos divulgar calendário dos pontos que ficarão abertos, disse Gonçalo de Barros, explicando que a vacinação acontece durante a semana de segunda a sexta-feira nas unidades básicas e aos sábados no Parque Berneck. 

Excepcionalmente o ponto do Ginásio Poliesportivo Fiotão, todas as sextas-feiras ocorre o ‘Sextou Vacina VG’, onde o ponto do Fiotão fica aberto das 8h às 22h, sem intervalo para o almoço, o mesmo de segunda a sexta, o Fiotão funciona na campanha de vacinação das 8h às 16 horas, também sem intervalo para o almoço.

Gonçalo de Barros esclarece ainda que foram feitas algumas alterações necessárias, dos pontos de vacinação para adultos, primeiro pela baixa procura em algumas unidades, o que foi necessário deslocar para unidades com procura maior, outro fator, é que está nos preocupando, são os profissionais que contraem a doença, e com baixa de recursos humanos, temos que estrategicamente deslocar profissionais a estas unidades, que estão vacinando. Nesta época de alto contágio da Covid-19, a programação será feita semanalmente, e todos devem ficar atentos à divulgação do calendário vacinal para adultos. Para as crianças já estabelecemos os pontos fixos, que funcionarão a cada dois dias em um local”.

Várzea Grande:

Pontos abertos para vacinação de crianças de 5 a 11 anos, pontos fixos sem alterações:
Os pontos definidos são: Nas segundas e terças, das 8h às 16h, (sem intervalo para o almoço):
– Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Junior “Jaiminho” localizada na Rua Chile – Jardim Tarumã.

Nas quartas e quintas, das 8 às 16, (sem intervalo para o almoço):
– Clínicas Médicas do Centro Universitário Univag.

Nas sextas e sábados, das 8h às 16 (sem intervalo para o almoço):
– Escola Estadual Adalgisa de Barros.

 Vacinação de 12 anos acima: Confira os Pontos Abertos: Nesta semana de 24 a 29 de janeiro.

De segunda a sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo Fiotão. Horário, das 8h às 16h. E sexta, haverá das 8h às 22h, a edição do ‘Sextou Vacina VG’.
No sábado, dia 29 de janeiro, em sistema drive thru no Parque Berneck e funcionará das 8h às 16h.
Locais de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde: Alerta para alteração:
A vacinação será realizada nos seguintes locais em horário de expediente, entre 8h às 11h e das 13h às 16h, com mudança para 11 Unidades disponíveis. 

São elas:
– Clínica de Atenção Primária em Saúde do Cristo Rei
– Clínica de Atenção Primária em Saúde do 24 de Dezembro
– Clínica de Atenção Primária em Saúde do Marajoara
– Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia
– Centro de Saúde Ouro verde
– Centro de saúde Aurília Curvo
– ESF Água vermelha
– ESF São Mateus
– ESF Manaíra
– UBS Cabo Michel
– PSF Unipark

Cadastro Obrigatório para Todos:

O cadastro estará disponível na página oficial do site da Prefeitura de Várzea Grande, pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE anexar CPF ou cartão do SUS, comprovante de endereço e ainda documento pessoal da criança (certidão de nascimento ou RG). Para receber a dose, a criança deve estar acompanhada do responsável, que precisa apresentar documento pessoal ou enviar autorização assinada.

Vale lembrar que o cadastro é necessário, para que possa constar nos registros do Ministério da Saúde e da Saúde Municipal. Se por ventura pais ou responsáveis das crianças não possuem acesso à internet podem comparecer aos pontos abertos, que as equipes vão auxiliar, basta levar o documento da criança, podendo ser a certidão de nascimento, ou CPF e Cartão do SUS.

O alerta, segundo Gonçalo de Barros, e que é muito importante observar, e que faz parte do protocolo clínico, crianças que testaram positivo para Covid devem aguardar 30 dias a partir dos primeiros sintomas para se vacinar. Já as com sintomas gripais (que testaram negativo para Covid) devem aguardar melhora e não podem estar com febre. “Aquelas que receberam algum tipo de imunizante em prazo inferior a 15 dias também não podem tomar a vacina. Este alerta é muito importante e faz parte das orientações do Ministério da Saúde, para melhor segurança da saúde da criança”.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Prefeito Kalil transfere ponto facultativo para o dia 9, sexta-feira

Published

on

By

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, assinou hoje (6) o decreto de número 57 que transfere o ponto facultativo de 8 de dezembro – quando se celebra o Dia de Imaculada Conceição – para o dia 9, sexta-feira.

O decreto estará publicado na edição de amanhã (7), do Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso. A decisão levou em conta o jogo do Brasil contra a Croácia, pelas quartas-de-final da Copa do Mundo do Catar, partida que será realizada no dia 9, às 12h.

“Ao invés de parar o atendimento ao público nas repartições em um dia e fazer expediente corrido no dia seguinte, optamos por unir o recesso em apenas uma data”, justifica o Chefe do Executivo.

A medida altera o Decreto Municipal nº. 113/2021, o qual dispõe sobre a divulgação dos dias de feriados de âmbito nacional, estadual e municipal, e ainda, define os pontos facultativos nas repartições públicas de Várzea Grande.

O ponto facultativo no dia 9 não se aplica aos plantões e às atividades essenciais que não permitem interrupções, como urgências e emergências na área de saúde, segurança, Defesa Civil e coleta de lixo, por exemplo.

O decreto 57, que traz a nova redação em relação ao Dia de Imaculada Conceição para 2022, também não altera em nada o funcionamento do comércio em geral. Conforme a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), o ponto facultativo permite que comerciantes de lojas de rua e de shopping abram as portas normalmente.

Conforme orientação da Fecomércio/MT, a medida exime os empresários do setor de observar os dispositivos contidos na CCT no que se refere ao pagamento das horas trabalhadas, pois existe um acordo firmado entre os sindicatos patronais do comércio filiados à entidade e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Cuiabá (SECC).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande MT

Continue Reading

MAIS LIDAS