65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

CUIABÁ

UPA Leblon contará com segunda unidade do Espaço de Acolhimento à Mulher em dois meses

Publicado em


Davi Valle

Clique para ampliar

O Espaço de Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica terá a sua segunda unidade, em Cuiabá. A nova instalação será nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Jardim Leblon. O anúncio foi feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro durante a transmissão da live realizada, nesta terça-feira (25), pelas redes sociais.

“A unidade tem sido muito elogiada pela ativista Maria da Penha, pois ela é o primeiro espaço de atendimento à mulher do Brasil presente numa unidade pública de saúde. Agora estamos levando para UPA Lebron que devemos entregar em 1 ou 2 meses, no máximo”, frisou o prefeito.

A secretária da pasta da Mulher, Luciana Zamproni, gestora do espaço, visitou a construção da nova unidade, na última quinta-feira (20), para o acompanhamento das obras. Segundo ela, a importância de levar esse serviço para outras regiões para encorajar as mulheres vítimas de violência, logo com uma unidade desse porte próximo aos bairros.

“A importância de abrir espaço nas regiões é estimular as mulheres a darem continuidade ao tratamento emocional e mental, porque muitas delas deixam de ir pela distância e condições financeiras. A preocupação da primeira-dama e do prefeito é garantir cada vez mais o serviço mais próximo das pessoas”, disse a secretária.

O Espaço de Acolhimento, unidade do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), foi inaugurado a pouco mais de 1 ano e já totaliza, de acordo com o balanço anual, 282 atendimentos. A idealização do projeto é do Núcleo de Apoio à Primeira-dama, com indicação da ativista Maria da Penha, em visita à Cuiabá, em 2019.

Os serviços disponíveis estão entre assistência social, médica, psicológica, jurídica e mais recentemente, psiquiátrica. O encaminhamento de mulheres vítimas de violência doméstica pode ser feito de três formas: encaminhamento das delegacias especializadas; atendimento médico de emergência, quando a mulher chega ao HMC violentada; de forma espontânea, quando a mulher quer denunciar o agressor.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Semana Municipal do Voleibol promove inclusão esportiva com a Taça Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, está patrocinando a Semana Municipal do Voleibol, que acontece entre os dias 18 e 21 de abril de 2025. A programação inclui a tradicional Taça Cuiabá de Voleibol, considerada um dos eventos esportivos mais prestigiados da região.

A competição reúne atletas de alto nível, incluindo times locais e internacionais, com destaque para a participação de uma equipe da Bolívia, o que eleva ainda mais o nível técnico do torneio e reforça a integração esportiva entre países vizinhos.

Com entrada gratuita, os jogos acontecem durante todo o dia nos ginásios Dom Aquino, Lixeira e Quilombo, que foram disponibilizados pela Prefeitura para a realização da competição. A estrutura oferecida garante conforto e segurança para atletas e espectadores.

“A Taça Cuiabá e a Semana Municipal do Voleibol são exemplos do nosso compromisso em fomentar o esporte como ferramenta de inclusão social e promoção da cidadania. Ver atletas de diferentes idades, escolas e até de outros países reunidos em nossos ginásios é motivo de orgulho. É a Prefeitura investindo em eventos que movimentam a cidade, incentivam hábitos saudáveis e revelam talentos,” destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves.

Este ano, o prefeito de Cuiabá sancionou a Lei nº 7.224, de 24 de fevereiro de 2025, a qual institui a Semana Municipal do Voleibol como iniciativa esportiva, educacional, social e cultural do Calendário Oficial de Eventos de Cuiabá. A ação é iniciativa do vereador Eduardo Magalhães.

Abordada no calendário, a Taça Cuiabá de Voleibol é marcada pela diversidade de participantes, reunindo equipes de escolas públicas, particulares e grupos independentes. O torneio será disputado em etapas, começando com partidas organizadas em chaveamento e, na fase final, com confrontos no formato “mata-mata”, garantindo emoção e competitividade até o último ponto.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização do esporte, a promoção da saúde e a inclusão social por meio de atividades que envolvem atletas de diferentes realidades e faixas etárias.

#PraCegoVer

A foto mostra a fachada do Ginásio Poliesportivo Dom Aquino, com um mural colorido que retrata elementos da fauna e flora brasileiras. O mural inclui a ilustração de um tuiuiú, vasos cerâmicos e outros elementos culturais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS