65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

CUIABÁ

Unidade de Vigilância em Zoonoses e Supermercados Comper lançam oitava edição do projeto Agente Antimosquito

Publicado em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), e a rede de supermercados Comper lançaram, na tarde de quinta-feira (27), na loja do CPA 1, a oitava edição do projeto “Agente Antimosquito”, que consiste na capacitação de funcionários da empresa pelos agentes da UVZ que compõem o setor de Educação em Saúde. Além disso, são realizadas ações educativas e exposições voltadas aos clientes em todas as 6 lojas. 

“A equipe vai nas lojas e faz a capacitação dos funcionários do Comper, explicando o ciclo evolutivo do mosquito, orientando quanto à prevenção. E as pessoas capacitadas pelos nossos agentes de endemias depois fazem a orientação ao seu redor, se tornam agentes antimosquito. A gente acha muito importante essa parceria! Seria muito bom se todas as empresas abraçassem essa ideia”, afirma Célia Carvalho, assistente social da Educação em Saúde da UVZ, que é o setor responsável por promover campanhas educativas em escolas, empresas e demais instituições. 

De acordo com Lídia Pachori, coordenadora de eventos do Comper, o objetivo do projeto é combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti nas instalações do grupo e formar multiplicadores do conhecimento, que acabam levando essa cultura da prevenção para suas casas e comunidades. “Todos os anos, no mês de janeiro, que é o mês de chuva intensa, a gente convida a equipe da Vigilância em Zoonoses para nos auxiliar nessa questão da prevenção à dengue nas lojas. Em cada loja, nós temos uma equipe treinada pelo agente de endemias Hélio, que ensina os funcionários a cuidar das lojas”, explica. 

Para o coordenador da UVZ, José Antônio Noleto, a parceria com o Comper é de extrema importância. “É uma parceria sensacional porque abre a oportunidade de nós mostrarmos o nosso trabalho, que é muito difícil porque precisamos da colaboração das pessoas, precisamos que as pessoas abram a casa para os nossos agentes. Não é um serviço muito agradável porque os agentes apontam aqui e ali os problemas, mas é necessário porque eles levam o conhecimento”, pontua.

Durante o lançamento do projeto, foi montada uma mesa com exposição de larvas do Aedes aegypti (desde o ovo até o mosquito adulto), brinquedos feitos com material reciclável e que comumente acabam virando criadouros, banners com informações sobre o combate ao vetor da dengue, da zika e da Chikungunya. Além disso, houve distribuição de panfletos e cerca de 10 agentes de combate a endemias da região Norte marcaram presença para chamar a atenção de todos que passavam pelo local. 

A estudante Isadora Christ Sarris, 12 anos, foi uma das pessoas que prestigiou a exposição e elogiou a iniciativa. “Achei muito legal e muito importante porque tem muitas pessoas que não sabem que tem que ter esse cuidado em casa. Inclusive a minha avó pegou chikungunya esses dias, já melhorou, mas todo o cuidado é pouco. Tem que cuidar, não deixar nada com água, ficar sempre de olho”, disse. 

10 minutos contra o mosquito

Durante o evento, o agente de combate a endemias, Hélio Simião de Almeida, que compõe o grupo de Educação em Saúde da UVZ, fez uma breve explanação sobre os “10 minutos contra o mosquito”, estratégia que tem sido utilizada para eliminar os criadouros. A ideia é mostrar que, ao reservar 10 minutos por semana para fazer a vistoria e limpeza do quintal, é possível prevenir as doenças transmitidas pelo inseto. “Dez minutos por semana são suficientes porque o ciclo de vida do mosquito leva de 7 a 9 dias, do ovo até ele se transformar em mosquito adulto”, explicou Hélio. 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Prefeitura realiza terceiro repasse do auxílio emergencial de famílias afetadas pelas chuvas

Published

on

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Vânia Rosa, oficializou o pagamento do benefício de R$ 1 mil para mais 70 famílias em situação de vulnerabilidade. Na sexta-feira (14), foi assinado a terceira remessa do auxílio emergencial destinado às famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a capital.

O auxílio faz parte de uma série de medidas adotadas pela gestão municipal para minimizar os impactos causados pelas intensas precipitações que resultaram em alagamentos e perdas materiais. O benefício emergencial já contemplou dezenas de famílias e continuará sendo repassado conforme novos levantamentos realizados pelas equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

“A missão da prefeitura é auxiliar as famílias atingidas pelos temporais. Nossa gestão está atenta à pauta da assistência social e não medirá esforços para garantir o suporte necessário às pessoas que mais precisam”, afirmou a secretária Vânia Rosa.

Além do auxílio financeiro, a prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, realizou a distribuição de cestas básicas, colchões e kits de higiene para os moradores afetados. A primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, e a primeira-dama estadual, Virgínia Mendes, estiveram à frente dessas ações emergenciais, reforçando a importância da mobilização conjunta entre os poderes municipais e estaduais.

A Câmara de Vereadores aprovou o pagamento do auxílio emergencial, permitindo que as famílias cadastradas recebam o benefício enquanto se recuperam dos prejuízos causados pelos temporais.

A gestão municipal também anunciou que está trabalhando em projetos de infraestrutura para minimizar os impactos das chuvas em áreas de risco. As Secretarias de Obras e Serviços Urbanos seguem atuando em ações emergenciais e estudos técnicos para prevenir novos alagamentos.

Com essas medidas, a prefeitura reafirma seu compromisso com a população mais vulnerável, buscando soluções imediatas e de longo prazo para os desafios enfrentados pelos cuiabanos diante das chuvas intensas.

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito Abilio, de camisa cinza, em baixo de chuva ao lado de moradores atingidos por um alagamento no bairro São Mateus em janeiro deste ano.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS