TJ MT
Última semana para participar do levantamento de talentos do CNJ
Encerra-se em breve o período de coleta de dados para o banco de talentos de pessoas com deficiência que atuam no Judiciário. O levantamento promovido pelo CNJ visa dar visibilidade às competências desses profissionais e estimular sua participação ativa em iniciativas institucionais.
Se você ainda não se cadastrou, essa é a hora de garantir sua presença nessa rede que valoriza a diversidade e o protagonismo.
Não perca: acesse o formulário e inscreva-se!
Autor: Dani Cunha
Fotografo:
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
TJ MT
TJ lança Prêmio de Produtividade e Eficiência para valorizar o desempenho de magistrados e unidades
O Poder Judiciário de Mato Grosso publicou as Portarias TJMT/PRES nº 1741/2025 e nº 1742/2025, que instituem o Prêmio de Produtividade e Eficiência, destinado a reconhecer e valorizar o trabalho de magistrados e unidades judiciais de primeiro e segundo graus de jurisdição. As normas foram publicadas no Diário da Justiça Eletrônico da última sexta-feira, 7 de novembro de 2025.
A Portaria nº 1741/2025 regulamenta a premiação no âmbito do Primeiro Grau de Jurisdição, com foco no incentivo à eficiência, à agilidade e à qualidade dos serviços prestados à população. O prêmio será concedido com base em critérios objetivos, utilizando a ferramenta de ciência de dados da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), que permite aferir o desempenho com equidade entre unidades de diferentes competências e portes. A metodologia considera dados oficiais do sistema DataJud e da ferramenta Business Intelligence (BI) Omni.
No Primeiro Grau, a premiação está dividida em duas categorias. Prêmio Individual de Produtividade e Eficiência, destinado aos(às) magistrados(as) com maior número de julgamentos, considerando sentenças com resolução de mérito e sentenças homologatórias de acordo. Serão premiados os três primeiros colocados em cada grupo. E Prêmio Unidade Judiciária Destaque, voltado ao reconhecimento institucional das unidades com melhor desempenho global, denominadas Unidades Diamantes.
Para garantir comparação justa entre unidades com volumes e competências distintas, os magistrados concorrerão em nove grupos de similaridade de acervo, definidos a partir do tipo e do número de processos. Também participarão categorias específicas como Núcleos Especializados de Justiça 4.0, Turmas Recursais, Conciliação e Sessões de Júri.
As unidades premiadas terão registro de nota de elogio funcional aos magistrados e servidores.
Já a Portaria nº 1742/2025 trata do prêmio voltado ao Segundo Grau de Jurisdição, reconhecendo o desempenho de desembargadores e unidades das câmaras julgadoras. O prêmio será concedido aos magistrados que apresentarem o maior número de sentenças monocráticas e acórdãos, e às unidades com melhor Indicador de Produtividade Ponderada (IPP). Esse índiceavalia quatro variáveis principais: Índice de Atendimento à Demanda (IAD), Taxa de Congestionamento Líquida, Tempo Médio Líquido de Tramitação e Tempo Médio Líquido para Julgamento.
A premiação do Segundo Grau está organizada em três categorias: Câmara de Direito Privado, Câmara de Direito Público e Câmara Criminal.
Serão concedidos troféus simbólicos nas classificações Diamante, Ouro e Prata, tanto para desempenho individual quanto institucional. A apuração dos resultados será feita pela Coordenadoria Judiciária, com base em dados de produtividade aferidos até o dia 28 de novembro de 2025.
O período de análise dos resultados das duas instâncias vai de 1º de janeiro ao dia 30 de novembro, e a entrega dos prêmios ocorrerá durante o Encontro Anual de Integração da Magistratura.
Para mais informações acesse as Portarias no Diário de Justiça Eletrônico (páginas 60 a 75).
Autor: Adellisses Magalhães
Fotografo:
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
-
AGRONEGÓCIO4 dias agoMercado de café segue volátil com incertezas sobre tarifas dos EUA, clima no Brasil e queda nos estoques
-
Tecnologia7 dias agoFinanciado pelo MCTI, o Impa Tech no Piauí será o primeiro instituto de matemática pura e aplicada do Nordeste
-
Esportes2 dias agoFlamengo vence Santos em jogo eletrizante no Maracanã, com drama no final
-
MATO GROSSO6 dias agoDia D de Matrículas da EJA mobiliza sistema prisional e reforça política de ressocialização pelo estudo
-
POLÍTICA MT7 dias agoAudiência pública na ALMT debate proposta orçamentária de R$ 40,7 bilhões para 2026
-
Esportes6 dias agoSão Paulo e Flamengo empatam na Vila Belmiro em jogo de quatro gols
-
POLÍTICA MT6 dias agoProjeto Raízes que Libertam incentiva doação de livros na Assembleia Legislativa
-
CUIABÁ2 dias agoPrefeitura e Polícia Militar reforçam segurança e ordenamento urbano na segunda edição da Operação Guardiões do Coxipó
