65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

CUIABÁ

Tribunas do Legislativo: epilepsia e dia do líder comunitário em debate no plenário da Câmara de Cuiabá

Publicado em

07/05/2025
Tribunas do Legislativo: epilepsia e dia do líder comunitário em debate no plenário da Câmara de Cuiabá
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara de Cuiabá recebeu, nesta terça-feira (07), duas tribunas livres durante a Sessão Ordinária. O convite de participação veio por parte da presidente Paula Calil (PL) e Kassio Coelho (PODEMOS), que receberam, respectivamente, o médico neurologista Bruno Gumiero e o presidente da UCAMB (União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros e Similares), Jonail da Costa Silva.
O Dr. Bruno Gumiero, neurologista do HMC (Hospital Municipal de Cuiabá), apresentou em tribuna a doença de epilepsia, caracterizada pela ocorrência de crises epilépticas que se repetem várias vezes. O doutor ressaltou a importância do centro de tratamento da doença e do preconceito sofrido pelo paciente.
“O paciente não tem uma maldição ou castigo divino, a epilepsia é uma doença igual à pressão alta e diabetes, todas não têm cura e apenas existe o controle dela. Hoje, no HMC, temos há mais de um ano e meio o centro de tratamento. Recebemos pacientes que não resolveram seus casos com a primeira e segunda medicação, e a partir do momento em que o paciente tem que tomar mais de um remédio para controlar as crises, ele passa a precisar de outro tipo de procedimento e, dentro do HMC, a gente faz essa investigação”, explicou Gumiero.
Paula Calil enfatizou a relevância de ouvir o neurologista: “É importante trazer esse assunto para a Câmara de Cuiabá, para que possamos promover políticas públicas voltadas ao tema e à saúde. Ela é uma função neurológica crônica”, afirmou a presidente.
Dia do Líder Comunitário
O vereador Kassio Coelho (Podemos) recebeu o presidente da UCAMB, Jonail da Costa Silva, que tratou sobre o movimento comunitário e também foi homenageado com uma moção de aplausos. O parlamentar o parabenizou pela conquista do mandato e ressaltou a importância dos líderes.
“Eu também tive o privilégio de ser presidente de bairro antes de me tornar vereador. Fomos presidentes juntos, ele do Ribeirão do Lipa e eu, Ribeirão da Ponte. Eu fico muito feliz de ver o crescimento dele. Fiz questão de fazer essa homenagem a ele. Muitos de nós, vereadores, fomos presidentes de bairro e desejamos um bom mandato a ele”, disse o vereador.
Jonail agradeceu pela homenagem e pelo reconhecimento do vereador: “Sou muito grato por ter esse reconhecimento, e pra mim é uma honra representar os líderes comunitários. Nós trabalhamos juntos antes e hoje nos encontramos novamente, ele como vereador e eu como presidente da UCAMB. Saímos com a certeza de que a relação entre Câmara Municipal e o movimento comunitário foram fortalecidos”, finalizou.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Em visita à China, vereadores conhecem novo modal elétrico que pode revolucionar o transporte público de Cuiabá

Published

on

Andressa Sales | Assessoria do vereador Demilson Nogueira 
Os vereadores Demilson Nogueira (PP) e Eduardo Magalhães (Republicanos) participaram da missão internacional liderada pelo prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), com o apoio e coordenação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura , Fernando Medeiros, responsável pela agenda oficial que percorreu Dubai, Pequim e Xangai em busca de soluções inovadoras para Cuiabá.
Durante a passagem pela China, os parlamentares conheceram o ART (Autonomous Rail Transit) — um modal de transporte elétrico sobre pneus, guiado por ímãs, considerado uma alternativa moderna e sustentável ao BRT.
“Tivemos a oportunidade de andar no transporte, conhecer sua operação e o processo de fabricação. É um sistema inteligente, que pode operar de forma autônoma, com segurança e precisão. Além disso, não exige grandes obras para ser implantado”, explicou o vereador Demilson Nogueira.
O modal, desenvolvido pela estatal chinesa CRRC, está em funcionamento em cidades próximas a Xangai e também em fase de testes em Curitiba.
De acordo com os vereadores, o modelo pode ser implantado em Cuiabá em até 90 dias após a assinatura do contrato, com custo estimado de três milhões de dólares por quilômetro.
“O grande diferencial é a viabilidade. O custo é menor, a implantação é rápida e o impacto à população é mínimo. É um modal sustentável e eficiente”, ressaltou o vereador Eduardo Magalhães.
Por ser elétrico e funcionar sobre pneus, o ART pode circular nas mesmas faixas previstas para o BRT, com pequenas adaptações como a instalação de ímãs e pontos de recarga.
Segundo os parlamentares, o modelo tem vida útil de aproximadamente 30 anos, contra cerca de 10 anos do BRT tradicional, representando economia e durabilidade.
“A população está cansada de obras intermináveis e prejuízos ao comércio. O modal que conhecemos já está pronto para operar sem quebrar ruas. Agora é uma questão de decisão de governo”, concluiu Demilson Nogueira.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS