Diversos
Tião e Otaviano Pivetta encerram participação de Várzea Grande FIT Pantanal

Feira foi uma grande e importante oportunidade para mostrar de todo potencial da cidade e reforçar, especialmente, que o segundo maior município de Mato Grosso é cidade de destino e não de passagem
A Prefeitura de Várzea Grande encerrou ontem (8), a participação na 32ª edição da FIT Pantanal, com a presença do vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) e governador em Exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos). Durante a visita, Tião reforçou que a feira foi apenas uma mostra de todo potencial da cidade e que a atual gestão vai seguir fomentando o turismo, especialmente, reforçando que Várzea Grande é cidade de destino e não de passagem.
Como argumentou, Várzea Grande é o portal do turismo de Mato Grosso e precisa divulgar cada vez mais seus pontos fortes dentro do setor. “Nós temos um aeroporto internacional que é a porta de entrada de turistas do Brasil e do mundo, então devemos cada vez mais divulgar o que temos de bom para atrair essas pessoas a ficarem em nosso município. Temos a importante missão de revolucionar o turismo várzea-grandense que ficou esquecido durante várias décadas”, disse Tião.
Tião observou ainda que a participação de Várzea Grande na FIT, nesta edição, foi a maior de toda a história e que o Município fez a diferença. “Trouxemos tudo que Várzea Grande tem de melhor para dentro do nosso estande e para dentro da nossa feira e foi um sucesso”, comemorou.
Pivetta fez compras durante a visita aos estandes e não resistiu à degustação de iguarias várzea-grandenses, como o caldo peixe e bebidas produzidas em Várzea Grande. O governador em Exercício também passou pelo espaço reservado aos pequenos produtores, onde teve lembranças da época em que tinha lida diária na roça. “Foram mais de 70 mil visitantes e a presença de 18 delegações de outros estados. Um evento que fortalece nosso turismo, movimenta a economia e projeta Mato Grosso para o Brasil e o mundo. E mais que isso, dá prazer em participar”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mario Quidá, relata que o turismo local já está tendo uma nova realidade. “Várzea Grande está mudando em todos os setores e no turismo não está sendo diferente. Temos um grande potencial e estamos divulgando e mostrando Várzea Grande pro mundo. Aqui na FIT mostramos nossa cultura pela viola de cocho, a nossa arte de fazer rede, nossa culinária por meio do caldo de peixe e também destacamos a nossa indústria por meio da fabricação de bebidas”, conta Quidá.
O vereador e líder do Executivo na Câmara Municipal de Várzea Grande, Samir Katumata (PL), parabenizou a exposição de Várzea Grande. “Estamos vendo um pequeno pedaço do nosso Município. Várzea Grande é uma cidade acolhedora e com grande potencial turístico. Fico feliz em ver nossa cidade sendo representada de uma forma tão bonita”, relata o parlamentar.
O presidente do Sistema Comércio em Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a importância do estado ser o ponto de turismo. “O turismo atrai pessoas, e pessoas atraem negócios. Por isso, investir nesse setor é desenvolver a economia. O turismo movimenta o comércio, gera empregos e faz a economia girar nas cidades. Receber, aqui na FIT Pantanal, os colegas do Sistema Comércio de todo o país para discutir o turismo é motivo de grande satisfação. Seguimos juntos pelo fortalecimento do setor, com foco em crescimento sustentável e geração de oportunidades”, afirmou.

Diversos
Alunos concluem curso gratuito de Cozinha Industrial em Várzea Grande

Com a certificação, as chances de inserção no mercado de trabalho e ao incentivo ao empreendedorismo, só aumentar a partir de agora
Doze alunos concluíram o curso de Cozinha Industrial oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o governo de Mato Grosso, pelo programa Ser Família Capacita, com execução do Senai-MT e apoio do Instituto Bom Jesus.
A capacitação teve carga horária de 220 horas/aulas e foi voltada às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Todos os participantes receberam certificado, o que amplia as chances de inserção no mercado de trabalho e incentiva o empreendedorismo no setor de gastronomia.
“O objetivo é promover qualificação profissional, gerar renda e fortalecer a economia local”, afirmou a secretária de Assistência Social, Cristina Saito.
Segundo a supervisora de cursos da pasta, Rita Pizati, “o curso representa uma oportunidade concreta para quem busca melhorar de vida com dignidade e autonomia”.
A ação faz parte de um conjunto de iniciativas da Prefeitura para ampliar o acesso à educação profissional em Várzea Grande. Outros cursos gratuitos e certificados pelo Senai também estão em andamento no Município.
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Deputado Eduardo Botelho articula R$ 2 milhões para reforma do prédio que abrigará a Câmara Municipal de VG
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Atenção à Hanseníase realiza 1ª reunião
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Lei valoriza o turista e transforma o Vale do São Lourenço em rota oficial de MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Mato Grosso sedia Encontro Regional de Agentes de Saúde com apoio da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT realiza sessão solene em homenagem aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
-
POLÍTICA MT6 dias ago
CCJR aprova projetos que fortalecem segurança pública e proteção às mulheres
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Loteamento Popular é tema central da 10ª reunião da CST da Moradia Popular em Mato Grosso