65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

Lucas do Rio Verde

TeleLucas é reativado para atender pessoas com sintomas respiratórios

Publicado em


A Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que, para auxiliar com as demandas da Secretaria de Saúde, o TeleLucas volta a funcionar a partir desta segunda-feira (24). O teleatendimento médico via WhatsApp será somente para casos com sintomas respiratórios e dúvidas relacionadas à Covid-19.

O atendimento do TeleLucas será de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h. Os números de WhatsApp são: (65) 99246-2824 e (65) 99236-8222.

Para garantir agilidade no atendimento, envie mensagem para apenas UM NÚMERO e aguarde, você logo será respondido. O envio da mesma mensagem nos dois contatos pode prejudicar o fluxo do atendimento.

Com a reativação do serviço, o PSF XVI Bieger Cidade Nova estará fechado, pois comportará a equipe do TeleLucas. A população desta unidade será remanejada para atendimento nas unidades I e II, no Rio Verde, e o atendimento do pediatra será transferido para o PSF VII, no Primaveras.

O teleatendimento médico via WhatsApp havia sido suspenso em outubro do ano passado com a queda significativa dos casos.

DESTAQUE
O programa TeleLucas foi destacado como uma das experiências mais inovadoras pela iniciativa “APS Forte no SUS – no combate à Covid-19”. Promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde, a iniciativa visa dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país.

Em parceria com o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC-LRV), o TeleLucas é uma ferramenta disponível para dar direcionamento e consultar, via Whatsapp, os pacientes com sintomas respiratórios, a fim de evitar maior lotação presencial nas unidades básicas de saúde do município.

Uma equipe técnica fica do outro lado da linha organizando os atendimentos, que passam por triagem e consulta médica.

https://apsredes.org/resolutividade-do-servico-de-teleatendimento-via-sus-em-lucas-do-rio-verde-mt/
 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é destaque em websérie sobre os cuidados com a hanseníase

Published

on

O município de Lucas do Rio Verde foi destaque no segundo episódio da websérie “O Cuidado em Hanseníase”, apresentado nesta quarta-feira (16). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Hanseníase.

A série é transmitida ao vivo por meio do Canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, no YouTube. A proposta é promover a educação permanente dos profissionais de saúde.

Segundo a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Heldt Ventura, a série é a oportunidade de debater o assunto, compartilhar os resultados dos trabalhos e aprender com as vivências dos outros municípios.

Ao longo de 2025, serão realizados seis episódios, o primeiro foi apresentado em janeiro. A websérie conta com a participação de especialistas, representantes de entidades, poder público e movimentos sociais.

“A gente faz parte de um grupo de especialistas, a gente troca experiências, temos acesso aos médicos que são referência no Brasil, que também são referência no mundo. Estamos próximos ao que há de melhor em conhecimento”.

A médica ressaltou a importância da criação do Curso de Especialização em Hansenologia, parceria entre a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso e a Sociedade Brasileira de Hanseníase, na luta contra a doença.

Fernanda Heldt Ventura, que já era especialista em Medicina de Família e Comunidade, fez parte da primeira turma em 2022. De acordo com ela, o conhecimento adquirido no curso, possibilitou formar novos profissionais da rede municipal de saúde.

“A gente conseguiu elaborar uma maneira de formar, de passar o conhecimento aos demais profissionais, que faz toda diferença no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente”.

Ainda dentro dos projetos liderados pela secretária, está a criação do Ambulatório Municipal de Hanseníase, que funcionará no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O espaço será referência para os casos com maior complexidade.

“A hanseníase é uma doença que não pode ser negligenciada. Em Lucas, a gente vem trabalhando de forma séria e vamos avançar muito mais. Tenho certeza, de que vamos chegar ao controle dessa doença”, finalizou a secretária.

Escola de Saúde Pública MT – O Cuidado em Hanseníase

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS