CUIABÁ
Sine da Gente ganhará novas vans para atender a população de Cuiabá
O prefeito Emanuel Pinheiro afirmou durante sua quinta live realizada na noite desta terça-feira (1), que em breve serão adquiridas novas vans para atuarem no Sine da Gente, que integra o programa ‘Pra Frente Cuiabá’, uma iniciativa da gestão coordenada pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico que visa fortalecer as atividades econômicas da Capital, considerando os impactos da pandemia do coronavírus.
O Sine da Gente atua com uma van itinerante que leva aos bairros da Capital serviços, como balcão de empregos, cadastro e formalização de Microempreendedores (MEI), captação de vagas do comércio local, carteira de trabalho digital e outros. Em 2021, foram realizados mais de 3,1 mil atendimentos, 245 empresas cadastradas e um total de 936 trabalhadores encaminhados para entrevistas. Ao todo, a van percorreu 39 bairros da Capital. Em janeiro, a van retomou as atividades e já está atendendo em diferentes bairros toda semana.
Para 2022, as projeções são ainda mais positivas com a retomada de projetos e a continuidade dos investimentos nas ações. No Sine da Gente, as ações serão ampliadas com aquisições de novas vans, além de mutirões em conjunto com as unidades do Sine no Coxipó ou no Shopping Popular.
“Até agora adquirimos apenas uma van, mas vamos adquirir mais porque foi um sucesso. Uma van era o projeto piloto, toda adaptada e com os profissionais qualificados. Essa van roda semanalmente em todas as regiões da cidade buscando nos estabelecimentos buscando as necessidades de empregos para ofertar as oportunidades a população que mora na região. Tinha muita gente que, por exemplo, mora no Pedra 90 e vinha buscar emprego aqui no Centro e não sabe que uma empresa na região está precisando de um trabalhador, então o Sine da Gente veio para dar mais comodidade e conforto, além de diminuir o custo do empresário e do trabalhador. Então, essas ações serão ampliadas e o Sine da Gente será um grande gerador de oportunidade de empregos e renda da nossa Capital”, disse o prefeito durante a live.
Dentro do Pra Frente Cuiabá, a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico também coordena o Agro da Gente, que garante apoio à agricultura familiar, qualificação técnica na produção do campo e incentivo para quatro cadeias produtivas: peixe, FLV (fruta, legume e verdura), frango e leite. Além da implantação do Banco de Alimentos, realização de feiras livres, Dia de Campo, do evento Peixe Santo e outras ações.
Dentre as ações também está o Cuiabanco, realizado em parceria com o SEBRAE visando melhorar a renda e a geração de empregos disponibilizando uma linha de crédito ao pequeno empreendedor com juros zero, oportunizando o crescimento da economia. Neste momento, a Secretaria também estuda o local em que será instalada a sede do Cuiabanco. Além do programa de Importação e Exportação, o IMEX Cuiabá, que deve atrair mais parcerias para ações de fomento ao investimento em qualificação e capacitação de empreendedores e implantar a Câmara de Comércio Exterior.
O programa também investe em qualificação com o Qualifica Cuiabá, idealizado pela primeira-dama, Márcia Pinheiro, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com SESI, SENAI, SEBRAE e FECOMÉRCIO, com objetivo de desenvolver as habilidades dos cidadãos para o fomento na geração de renda familiar e na qualificação profissional para o mercado de trabalho. Mais de 3,5 mil mulheres já foram atendidas pelo programa. Além do Enem Digital 5.0, que prepara as pessoas que moram em Cuiabá, já terminaram o ensino médio e pretendem fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que dá acesso as universidades.

CUIABÁ
Prefeitura realiza terceiro repasse do auxílio emergencial de famílias afetadas pelas chuvas

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Vânia Rosa, oficializou o pagamento do benefício de R$ 1 mil para mais 70 famílias em situação de vulnerabilidade. Na sexta-feira (14), foi assinado a terceira remessa do auxílio emergencial destinado às famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a capital.
O auxílio faz parte de uma série de medidas adotadas pela gestão municipal para minimizar os impactos causados pelas intensas precipitações que resultaram em alagamentos e perdas materiais. O benefício emergencial já contemplou dezenas de famílias e continuará sendo repassado conforme novos levantamentos realizados pelas equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
“A missão da prefeitura é auxiliar as famílias atingidas pelos temporais. Nossa gestão está atenta à pauta da assistência social e não medirá esforços para garantir o suporte necessário às pessoas que mais precisam”, afirmou a secretária Vânia Rosa.
Além do auxílio financeiro, a prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, realizou a distribuição de cestas básicas, colchões e kits de higiene para os moradores afetados. A primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, e a primeira-dama estadual, Virgínia Mendes, estiveram à frente dessas ações emergenciais, reforçando a importância da mobilização conjunta entre os poderes municipais e estaduais.
A Câmara de Vereadores aprovou o pagamento do auxílio emergencial, permitindo que as famílias cadastradas recebam o benefício enquanto se recuperam dos prejuízos causados pelos temporais.
A gestão municipal também anunciou que está trabalhando em projetos de infraestrutura para minimizar os impactos das chuvas em áreas de risco. As Secretarias de Obras e Serviços Urbanos seguem atuando em ações emergenciais e estudos técnicos para prevenir novos alagamentos.
Com essas medidas, a prefeitura reafirma seu compromisso com a população mais vulnerável, buscando soluções imediatas e de longo prazo para os desafios enfrentados pelos cuiabanos diante das chuvas intensas.
#PraCegoVer
A imagem mostra o prefeito Abilio, de camisa cinza, em baixo de chuva ao lado de moradores atingidos por um alagamento no bairro São Mateus em janeiro deste ano.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Diversos5 dias ago
Flávia sanciona lei de cessão do “antigo Fórum” à Câmara de Vereadores
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Frente Parlamentar da Segurança Pessoal deverá ser prorrogada e recebe sugestões para projetos de lei
-
CUIABÁ3 dias ago
PL que proíbe
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Lei aprovada na ALMT cria programa para promover a participação das mulheres no setor cultural
-
POLÍTICA MT2 dias ago
População sofre os impactos do atraso nas obras do BRT e ALMT convoca secretário
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Deputado alerta sobre restrição do uso de áreas na região do Araguaia
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Congresso fica iluminado de roxo pelo Dia Mundial da Obesidade