MATO GROSSO
Setasc e MT Hemocentro unem forças e realizam ação de doação de sangue no CPA
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com o MT Hemocentro e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), realiza, nesta quarta-feira (5.2), uma ação de coleta de sangue na sede da pasta em Cuiabá.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a doação e garantir o abastecimento dos bancos de sangue no Estado. A ação é aberta ao público em geral.
A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Bugalho, ressaltou a importância da colaboração entre os órgãos estaduais.
“A Setasc trabalha a assistência social e entende que a doação de sangue é parte desse cuidado com a população. Essa parceria com o MT Hemocentro é fundamental para salvar vidas. Nosso agradecimento a todos que fazem essa corrente de solidariedade acontecer”, afirmou a secretária.
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, destacou a necessidade de doações para manter os estoques em níveis adequados.
“O MT Hemocentro agradece essa importante parceria com a Setasc. No momento, os tipos O+, A+ e O- se encontram em estado de atenção e ações como essa são fundamentais para a reposição dos nossos estoques. É importante destacar que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos e que cada doação faz a diferença na vida de quem precisa. Contamos com a colaboração de todos”, disse a diretora.
Como doar?
Para doar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter se alimentado. A faixa etária para doação é de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias, e pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60 anos. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de dois meses entre as doações, e mulheres até três vezes ao ano, com intervalo de três meses. São coletados até 450ml de sangue por sessão. Recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Serviço
A coleta será realizada na sede da Setasc, localizada na Rua Jornalista Amaro de Figueiredo Falcão, nº 503, no bairro Cpa I, Cuiabá, nesta quarta-feira (5), das 8h00 às 17h.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros promove treinamento de resgate a vítimas de acidentes motociclísticos
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) promoveu, nesta terça-feira (11.11), um treinamento prático de Atendimento Pré-hospitalar (APH) voltado ao resgate de vítimas de acidentes motociclísticos.
A atividade foi direcionada aos militares do 1º Núcleo Bombeiro Militar (1º NBM), localizado em Alto Araguaia (422 km de Cuiabá). O principal objetivo foi aperfeiçoar a integração da equipe, aprimorar a padronização dos procedimentos operacionais e fortalecer a excelência no atendimento à população.
O treinamento abordou procedimentos fundamentais do APH, incluindo a abordagem inicial à vítima, avaliação primária (XABCDE), controle de vias aéreas, verificação de pulso e respiração, imobilização cervical com colar rígido, retirada segura do capacete, imobilização em prancha longa e transporte adequado até a viatura de resgate.
Em seguida, a avaliação secundária foi conduzida dentro da viatura, reforçando as etapas de monitoramento e cuidados até a transferência do paciente para uma equipe médica especializada
“Essas capacitações constantes refletem o compromisso da corporação em manter a prontidão e a eficiência no atendimento às emergências, garantindo segurança, técnica e humanização nas ações de salvamento e resgate”, afirmou o especialista e instrutor na área, soldado BM João Paulo Cordeiro Oliveira.
Fonte: Governo MT – MT
-
AGRONEGÓCIO4 dias agoMercado de café segue volátil com incertezas sobre tarifas dos EUA, clima no Brasil e queda nos estoques
-
Tecnologia7 dias agoFinanciado pelo MCTI, o Impa Tech no Piauí será o primeiro instituto de matemática pura e aplicada do Nordeste
-
MATO GROSSO6 dias agoDia D de Matrículas da EJA mobiliza sistema prisional e reforça política de ressocialização pelo estudo
-
Esportes2 dias agoFlamengo vence Santos em jogo eletrizante no Maracanã, com drama no final
-
POLÍTICA MT7 dias agoAudiência pública na ALMT debate proposta orçamentária de R$ 40,7 bilhões para 2026
-
Esportes6 dias agoSão Paulo e Flamengo empatam na Vila Belmiro em jogo de quatro gols
-
POLÍTICA MT6 dias agoProjeto Raízes que Libertam incentiva doação de livros na Assembleia Legislativa
-
CUIABÁ2 dias agoPrefeitura e Polícia Militar reforçam segurança e ordenamento urbano na segunda edição da Operação Guardiões do Coxipó
