MATO GROSSO
SES debate triagem neonatal em encontro do Hospital Júlio Muller

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) participou do 2º Encontro Mato-grossense de Triagem Neonatal, promovido pelo Hospital Universitário Júlio Muller, no Teatro Zulmira Canavarros, nesta sexta-feira (06.6).
O evento reuniu profissionais da área de saúde e estudantes para dar mais visibilidade ao Teste do Pezinho, programa do Ministério da Saúde que identifica doenças nos recém-nascidos e garante tratamento e acompanhamento contínuo.
Segundo o secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo, a triagem neonatal conta com repasse financeiro da SES, mas precisa se consolidar cada vez mais.
“O teste do pezinho é uma das ações de saúde com maior eficácia, já que trabalha no campo da prevenção, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Então, a Secretaria tem trabalhado para buscar o fortalecimento do serviço, ampliando, modernizando, tornando mais forte e, consequentemente, atendendo mais e melhor a população do nosso Estado”, destacou.
O secretário também participou da mesa-redonda “A Ampliação da Triagem Neonatal no Estado de Mato Grosso: como estamos e para onde vamos?”, com o coordenador do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Hospital Júlio Muller, Marcial Francis Galera, e o promotor de Justiça Milton Mattos, para debater as ações voltadas às melhorias do serviço.
Atualmente, o teste é capaz de detectar sete doenças em Mato Grosso. “É um momento importante porque a gente está querendo melhorar a nossa performance dentro do programa e também propor essa ampliação, que uma Lei de 2021 quer ampliar de seis para mais de 50 doenças”, explicou Galera, médico e coordenador do serviço.
O Hospital Júlio Miller é o serviço de referência em triagem neonatal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. O teste do pezinho é realizado por meio da coleta de sangue do calcanhar do bebê na Atenção Básica entre o 3º e 5º dia de vida e, em caso positivo, a criança será convocada para uma nova coleta ou consulta no Ambulatório do hospital, em Cuiabá.
A unidade realiza cerca de 350 mil testes por ano, fora as recoletas e os exames confirmatórios para tentar identificar a doença antes da manifestação clínica e, com isso, poder fazer a intervenção.
Durante o evento, foram apresentadas boas práticas, os desafios, a importância da coleta adequada e em tempo oportuno, e a consequência do atraso do diagnóstico na triagem neonatal.
Também participaram do encontro o deputado estadual Dr. João, a deputada federal Gisela Simona, a secretária de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Sampaio, e o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Felipe.
Fonte: Governo MT – MT

MATO GROSSO
Congresso internacional reúne líderes e especialistas para aprimorar soluções de combates aos incêndios florestais

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta segunda-feira (16.6), a abertura oficial do Forest Fire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
O evento é inédito no Brasil e reunirá, até o dia 18 de junho, especialistas de 10 países, pesquisadores renomados e os comandantes dos 27 Corpos de Bombeiros Militares do país.
A programação do congresso inclui palestras técnicas, minicursos e uma feira de expositores com entrada gratuita e aberta ao público. Participam representantes de países como Portugal, Estados Unidos, Canadá, México, Nova Zelândia, Espanha, Chile, Irlanda, França e Brasil, fortalecendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais.
Os participantes terão acesso a painéis com autoridades internacionais, workshops práticos e apresentações de tecnologias de ponta, voltadas para o enfrentamento de incêndios em vegetação, além de estratégias de manejo integrado do fogo. A iniciativa busca integrar esforços globais diante dos crescentes desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela intensificação dos eventos extremos.
Além da presença de comandantes e especialistas internacionais, o congresso conta com bombeiros, gestores ambientais, pesquisadores e profissionais do setor, consolidando-se como um espaço de cooperação internacional e de fortalecimento das políticas públicas de combate a incêndios florestais.
O governador em exercício, Otaviano Pivetta, reforçou a importância da conscientização coletiva no enfrentamento aos incêndios florestais, especialmente no início do período de estiagem, que começou no mês de maio.
“Neste período de estiagem, é fundamental começar pela prevenção, e isso passa pela educação nas escolas. Precisamos conscientizar nossos pequenos para que eles também sejam agentes de transformação, levando essa mensagem para suas famílias e ajudando a despertar o cuidado com o meio ambiente. Nosso território é vasto e desafiador. É impossível que o poder público, sozinho, consiga controlar uma área tão extensa e diversa. Mas, se cada cidadão tiver consciência e cumprir seu dever cívico, conseguiremos reduzir e controlar os incêndios, que vêm causando danos irreparáveis ao meio ambiente. A responsabilidade é de todos nós”, declarou.
Durante a abertura do congresso, o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, também apontou a importância do evento como símbolo do compromisso de Mato Grosso com a agenda ambiental nacional.
“Este congresso simboliza o compromisso do Estado com o Brasil. Nossa missão é clara: reconhecer a urgência, integrar saberes científicos, tecnológicos e tradicionais, e agir de forma coletiva, por meio de políticas públicas e recursos mobilizados para a proteção do meio ambiente. Que este encontro marque o início de uma nova era de ação, cooperação e compromisso com a vida”, disse.
Na oportunidade, Glêdson também ressaltou o papel do Forest Fire como resposta inovadora aos desafios ambientais. “O congresso foi concebido como uma solução diante deste cenário crítico. Reunimos especialistas de diversos países com o propósito de apresentar ao mundo o que o Brasil tem feito para preservar suas florestas. Mato Grosso, amplamente reconhecido por sua produção agropecuária, mantém mais de 60% do território com cobertura vegetal nativa, reflexo de uma das legislações ambientais mais severas do planeta. O Estado mostra que é possível produzir com responsabilidade, conservar com eficácia e incluir com justiça. Esse é o exemplo que desejamos compartilhar”, completou o coronel.
O deputado estadual Carlos Avallone, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, destacou a importância da união de esforços no enfrentamento aos incêndios florestais e na valorização do trabalho das forças de combate.
“Quando presenciamos um evento dessa magnitude, fica evidente o quanto ainda precisamos investir no combate aos incêndios, na segurança e, sobretudo, na união entre instituições. Um grande exemplo que temos dado aqui em Mato Grosso é justamente o excelente relacionamento institucional. Quando as instituições dialogam, os problemas diminuem e as soluções se tornam mais efetivas”, destacou.
Programação
Durante os três dias do Forest Fire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, os participantes terão acesso a uma programação diversificada, que inclui 20 palestras ministradas por autoridades internacionais, além de minicursos, apresentações de trabalhos acadêmicos, workshops práticos e painéis de discussão.
Entre os temas abordados estão a gestão de incêndios florestais em diferentes países, a coordenação de operações aéreas e terrestres, estudos de caso, monitoramento do fogo, análise de condições climáticas, entre outros tópicos relevantes para o setor.
O evento contará ainda com uma feira tecnológica, que reunirá 18 empresas expositoras, apresentando soluções e equipamentos inovadores voltados à preservação ambiental, prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais. A programação completa está disponível no site: www.forestfire.com.br.
Patrocínio
O Forest Fire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais conta com o patrocínio da empresa multinacional Forest Fire, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), da Aero Agrícola Rondon, do Fórum Agro e da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), da empresa Vallfirest (VTF), da MSA Safety Incorporated – Produtos de Segurança Sofisticados (MSA), e da Cervejaria Louvada.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Deputado Eduardo Botelho articula R$ 2 milhões para reforma do prédio que abrigará a Câmara Municipal de VG
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Atenção à Hanseníase realiza 1ª reunião
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Lei valoriza o turista e transforma o Vale do São Lourenço em rota oficial de MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Mato Grosso sedia Encontro Regional de Agentes de Saúde com apoio da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT realiza sessão solene em homenagem aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
-
POLÍTICA MT6 dias ago
CCJR aprova projetos que fortalecem segurança pública e proteção às mulheres
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Loteamento Popular é tema central da 10ª reunião da CST da Moradia Popular em Mato Grosso