65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

MATO GROSSO

Seplag retoma projeto que auxilia servidor no autocontrole do peso

Publicado em


A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Área Sistêmica (CSST), retoma nesta quinta e sexta-feira (27 e 28.01) o projeto “Pesagem Mensal”, que consiste em auxiliar os servidores da Seplag no automonitoramento do peso ao realizar, mensalmente, o exame de bioimpedância que mede, entre outras coisas, a quantidade de gordura corporal da pessoa.

A iniciativa faz parte do programa Ação Vida Saudável e também tem como objetivo incentivar os servidores a adotarem hábitos nutricionais mais saudáveis e a praticarem regularmente atividades físicas.

Além da Pesagem Mensal, o programa conta com outras ações voltadas para o cuidado com a saúde física e mental dos servidores, como as aulas de vôlei e futsal e as práticas online de mindfulness, treino funcional e ginástica laboral. Nos próximos meses o crossfuncional, que é uma atividade de condicionamento físico, também será integrado ao programa idealizado pela pasta.

“A gestão do governador Mauro Mendes tem um grande cuidado com a saúde dos nossos servidores, a valorização do servidor é algo muito sério para nós”, destacou o titular da Seplag, Basílio Bezerra.

De acordo com o educador físico da Seplag, Valdecarlos Santos, depois de realizar o exame, que além da gordura corporal ainda mede a massa magra e a quantidade de água no corpo, o servidor receberá seus resultados e os parâmetros para que também possa acompanhar a sua evolução no projeto, “incentivando o autocuidado”.

“A adoção de hábitos mais saudáveis também proporciona os chamados benefícios secundários como a diminuição da ansiedade e maior disposição para as atividades do trabalho e da casa, isso inclusive ajuda a evitar que os servidores se afastem do trabalho por questões relacionadas à transtornos mentais e comportamentais”, ressaltou o educador físico.

A pesagem ocorrerá sempre nas últimas quintas e sextas-feiras de cada mês, das 14h às 16h20, na sala da CSST/Seplag, próxima ao espaço de convivência da Controladoria Geral do Estado (CGE). Em razão da pandemia da Covid-19 e do surto de gripe, os servidores da pasta serão atendidos com horário marcado. A Coordenadoria ressalta que todas as medidas de biossegurança serão adotadas. Para participar do projeto, inscreva-se AQUI.

Mais informações pelos telefones: (65) 99222-9364 e (65) 3613- 3727 / 3722 / 3721.

(Supervisão de texto de Nayara Takahara)

Fonte: GOV MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MATO GROSSO

Parceria entre Sedec e empresa chinesa pode abrir mercado inédito para o DDG de Mato Grosso

Published

on

Uma missão internacional articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) marcou um passo estratégico rumo à abertura do mercado chinês para o DDG – subproduto da indústria de etanol de milho, utilizado como suplemento proteico na alimentação animal. O movimento pode redefinir o futuro da cadeia produtiva no estado, maior produtor nacional de etanol à base de milho.

A articulação começou na China, com a servidora pública estadual Ariana Guedes, que atua no país asiático. Foi ela quem recebeu o contato inicial do grupo Donlink, gigante chinesa do setor agroindustrial, interessada na importação de pulses – como gergelim e feijões – e, principalmente, do DDG mato-grossense. A partir desse contato, a Sedec passou a intermediar a missão da empresa ao Estado, com apoio do IPIM, Instituto chinês de promoção comercial da região de Macau.

A comitiva da Donlink desembarcou em Cuiabá no domingo (13.4) e, em apenas três dias, visitou instalações, conheceu o setor produtivo e firmou três memorandos de entendimento, com a própria Sedec, com a Associação dos Cerealistas de Mato Grosso (Acemat) e, por fim, com a Bioind (Associação das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso), este último assinado nesta quarta-feira (16.4), com a presença do secretário César Miranda.

“É um momento histórico para Mato Grosso. Estamos com uma grande empresa chinesa e com a BioInd, assinando um memorando de entendimento da venda do DDG fabricado em Mato Grosso, produzido nas usinas de etanol de milho e cana de açúcar, para o grupo chinês. É a abertura do mercado para o nosso DDG, o mercado chinês, e consequentemente, toda a Ásia. Esse é o trabalho do Governo de Mato Grosso unindo a iniciativa privada brasileira e a iniciativa privada chinesa”, disse o secretário.

A assinatura do memorando com a Bioind tem um valor estratégico, pois pode ser usado pela Donlink como argumento oficial junto ao governo chinês para acelerar a abertura do mercado ao DDG brasileiro. Hoje, a China consome cerca de 7 milhões de toneladas por ano do produto, mas não importa o DDG do Brasil por falta de acordo sanitário entre os países.

“O papel da Sedec foi de articulação e ponte entre os interesses da empresa chinesa e o setor produtivo de Mato Grosso. Em pouco tempo, promovemos encontros com instituições como a Famato, Imea, Aprofir Brasil, Sebrae e empresa”, destacou o coordenador de Comércio Exterior da Sedec, Leonardo Figueredo.

Para o diretor-executivo da Bioind, Giuseppe Lobo, o entendimento firmado nesta missão é um marco.

“Ao trabalharmos pela abertura do mercado para o DDG, fomentamos toda a cadeia produtiva do etanol. Mostramos para os investidores que Mato Grosso tem mercado, competitividade e que o DDG também pode ser um ativo de valorização”, afirmou.

Lobo reforça que o Estado já lidera a produção nacional de etanol de milho, respondendo por cerca de 80% da produção do país, e que novas oportunidades podem impulsionar a instalação de mais plantas industriais.

A expectativa agora é que o memorando sirva de base para tratativas diplomáticas. Uma missão brasileira deve visitar a China ainda em maio, e há também movimentações para que autoridades chinesas venham ao Brasil.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS