MATO GROSSO
Seplag abre inscrições para a segunda edição do programa Acelera Gov MT

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) está com inscrições abertas para a segunda edição do Acelera GovMT. O programa, realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), prevê o impulsionamento de projetos inovadores que buscam soluções para a administração pública estadual. Os interessados podem se inscrever, por meio de formulário, até dia 10 de fevereiro – clique aqui para acessar.
“O Acelera GovMT traz essa oportunidade para os servidores públicos e demais grupos da sociedade interessados em alavancar boas ideias, impactando positivamente nos serviços e produtos voltados ao bem comum”, afirma o titular da Seplag, secretário Basílio Bezerra.
Podem se inscrever servidores públicos civis e militares, efetivos, exclusivamente comissionados, contratados, estagiários, residentes técnicos, empregados públicos do Poder Executivo de Mato Grosso. Também podem participar empreendedores de startups e empreendedores sociais, inventores independentes, estudantes e professores universitários, como membros da equipe.
O gestor Estadual de Inovação do Sebrae-MT, Fernando Pscheidt, ressalta as melhorias que serão trazidas para essa segunda edição e prospecta o que se pode esperar para este ano. “Nesta segunda edição, aumentaremos os nomes de peso, instrutores, consultores e iremos envolver novas empresas nacionais”, diz.
As inscrições podem ser realizadas em dupla, ou grupos formados por até 5 integrantes. Os integrantes não precisam ser dos mesmos órgãos ou entidades. Mas, para a validação da dupla ou equipe, é necessário que o líder tenha vínculo direto e ativo com o Poder Executivo Estadual.
O superintendente de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas da Seplag, Washington da Silva, informa que houve a reestruturação das oficinas, agora alternando entre encontros online e presenciais, com temas mais aprofundados que colocam o participante mais focado na resolução de problemas reais do setor público.
“Além disso, diferente da edição anterior, os candidatos terão acesso ao calendário completo do programa com antecedência no regulamento, possibilitando um melhor planejamento para os participantes”, finaliza o superintendente.
Após a leitura do Regulamento do Programa, em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Fonte: Governo MT – MT

MATO GROSSO
Indea envia 24 toneladas de agrotóxicos falsificados para destruição

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) enviou para destruição, através de incineração, 24 toneladas de agrotóxicos falsificados ou contrabandeados, acumulados ao longo de apreensões realizadas nos últimos anos, em sete municípios, em ações em conjunto entre os órgãos, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O carregamento de dois caminhões lotados com a carga irregular foi finalizado nesta semana, em Primavera do Leste, onde foram concentrados os trabalhos de coleta, preparação e transporte, com destino a uma empresa em Goiás. Lá, toda a carga será incinerada em fornos com temperatura superior a 1.000 °C.
O servidor do Indea em Primavera do Leste, Daniel de Oliveira Souza, explica que, todo o processo de envio das 24 toneladas de agrotóxicos irregulares obedeceu às rígidas leis e normas específicas que visam proteger a saúde humana e o meio ambiente. “O transporte dessa carga incluiu o acondicionamento em sacos plásticos, a transferência para tambores metálicos lacrados e finalizando com selagem das tampas utilizando lacres de aço”, narra Daniel de Oliveira.
O coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, Edson Ramos, ressalta os sérios riscos para quem transporta, adquire ou faz uso de defensivos agrícolas contrabandeados. “Todo esse material enviado para ser destruído não tem garantia de segurança ao trabalhador, podendo causar intoxicações, são produtos com alto risco à saúde humana e ao meio ambiente, e sem qualquer comprovação de qualidade e eficiência”, acrescenta Edson Ramos.
Apreensões
Em 2024 o Indea, responsável por fiscalizar e controlar o uso de agrotóxicos em Mato Grosso, incluindo a verificação da origem e qualidade dos produtos comercializados, realizou no total 338 apreensões de agrotóxicos em situação irregular. Neste ano, até esta quinta-feira (10.7), esse número está em 132 apreensões.
Em cada apreensão, uma empresa, devidamente registrada e autorizada pelo Indea, é definida para ser fiel depositária, ou seja, para guarda da carga irregular, até que seja feita a destruição adequada.
Fonte: Governo MT – MT
-
Esportes3 dias ago
Fluminense perde para o Chelsea e é eliminado do Mundial de Clubes
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Participantes do Centro de Convivência de Barra do Bugres vistam a ALMT e recebem homenagem do deputado Chico Guarnieri
-
POLÍTICA MT7 dias ago
O deputado Juca do Guaraná participa de audiência pública sobre mineração em Peixoto de Azevedo
-
Tecnologia4 dias ago
Ciência e tecnologia para o desenvolvimento econômico e social do BRICS
-
Saúde2 dias ago
Mutirão do Agora Tem Especialistas realiza em um único dia mais de 12 mil atendimentos para pacientes do SUS
-
Saúde2 dias ago
Falecimento de duas vítimas do incidente com helicóptero no DSEI Yanomami
-
Saúde4 dias ago
Ministério da Saúde apresenta ao banco do BRICS projeto para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
-
Saúde2 dias ago
SUS vai ofertar novos tratamentos para inibir progressão da endometriose e melhorar qualidade de vida das pacientes