65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

AGRONEGÓCIO

Senar-MT realiza diagnósticos em Alto Araguaia para produtores obterem selo arte

Publicado em


Produtores rurais de Alto Araguaia estão em processo de obtenção do selo arte, certificação nacional que possibilita a comercialização de produtos artesanais de forma regularizada e legal.  Os produtores que demandaram são atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), na cadeia de bovinocultura de leite e pretendem obter o selo para a comercialização do queijo cabacinha.

Em Mato Grosso, o órgão responsável pela obtenção da certificação é o Instituto de Defesa Agropecuária do estado (Indea-MT). O Senar-MT participa do processo orientando os produtores atendidos pela ATeG sobre como obtê-la. O produtor rural de Mato Grosso que quiser informações sobre o selo ou demandar auxílio para sua obtenção, deve solicitar via Sindicato Rural de seu município.

A legalidade traz benefícios tanto aos produtores rurais quanto aos consumidores. A confiança do consumidor para obter esses produtos será muito maior e o produtor rural poderá expandir o seu negócio e enviar os produtos a outros estados.

Nesta primeira semana de fevereiro estão sendo realizados levantamentos com os produtores para analisar documentos já existentes e infraestrutura. Em Alto Araguaia há uma agente de comercialização, profissional que auxilia na regularização das certificações sanitárias.

Selo Arte – Segundo definição do Governo Federal, o selo arte é uma certificação destinada a produtos artesanais como queijos, embutidos, pescados e mel, possibilitando a comercialização em território nacional, eliminando entraves burocráticos. Para os consumidores, é uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias.

O Senar Central produziu um vídeo explicando sobre a certificação, os produtos que podem recebê-la e o passo a passo para obter o selo. O material está disponível no link a seguir: https://www.cnabrasil.org.br/noticias/senar-apresenta-como-obter-o-selo-arte-para-alimentos-artesanais.

Fonte: CNA Brasil

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AGRONEGÓCIO

TRIGO/CEPEA: Safra brasileira deve ser menor que em 2022

Published

on

Cepea, 20/06/2023 – O Brasil deve ter produção nacional de trigo um pouco menor neste ano. Apesar de a área a ser semeada no País superar a de 2022, a perspectiva é de queda na produtividade. Já na Argentina, estimativas atuais apontam recuperação da oferta nesta safra. A Conab aponta que a área com trigo no Brasil está prevista para ser 9,7% maior que a da temporada anterior, para 3,38 milhões de hectares. Todavia, as estimativas de produtividade se reduziram 0,2% frente ao apontado em maio, ficando 15,6% inferior a 2022, com média nacional de 2,88 toneladas/hectare. Também conforme dados da Conab, a produção da nova safra está projetada em 9,7 milhões de toneladas, 7,4% inferior à da temporada passada, que foi recorde. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: Diárias de Mercado

Continue Reading

MAIS LIDAS