65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

CUIABÁ

Semob retoma operação ‘Tolerância Zero’ contra motoristas que estacionam em vagas prioritárias

Publicado em


Davi Valle

Clique para ampliar

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) retoma ainda nesta semana a operação ‘Tolerância Zero’ contra motoristas e motociclistas que estacionam em vagas reservadas para idosos, pessoas com deficiência (PCD) ou com mobilidade reduzida.  De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Juares Samaniego, as primeiras operações serão orientativas, mas, no mês de fevereiro os agentes de trânsito começam a aplicação do auto de infração. 
Os agentes também orientarão os motoristas quanto ao não uso das calçadas e a entrada e saída de veículos como estacionamento. 
Aos que que não respeitarem a lei de trânsito, os veículos poderão ser autuados e removidos. Para o secretário de Mobilidade,  alguns motoristas ainda insistem em ‘errar’ e praticar a infração que é também uma ‘falta de educação’ no trânsito. 
“Infelizmente, a falta de bom senso ou falta de educação continuam sendo praticadas por alguns motoristas/motociclistas . Todos os dias há alguns motoristas usando vagas prioritárias. Recebemos muitas reclamações dos cidadãos com deficiência ou idosos que se veem impedidos de utilizarem essas vagas porque estão sendo usadas por aqueles que não necessitam delas.Infelizmente, esses cidadãos são os que mais reclamam dos agentes, mas não olham para os próprios erros cometidos no dia-a-dia no trânsito. Para esses motoristas eu peço, tenham consciência”, lamentou o secretário. 
Estacionar em vagas reservadas aos deficientes e idosos sem credencial pode resultar na remoção do veículo, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e R$293,47 de multa. Os agentes também orientarão os motoristas quanto ao não uso das calçadas e a entrada e saída de veículos como estacionamento. A  fiscalização ocorrerá também dentro dos shoppings e supermercados da capital.  A fiscalização nestes locais é legal e consta no artigo 21 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB – e nos estatutos dos idosos e PCD.
 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Semana Municipal do Voleibol promove inclusão esportiva com a Taça Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, está patrocinando a Semana Municipal do Voleibol, que acontece entre os dias 18 e 21 de abril de 2025. A programação inclui a tradicional Taça Cuiabá de Voleibol, considerada um dos eventos esportivos mais prestigiados da região.

A competição reúne atletas de alto nível, incluindo times locais e internacionais, com destaque para a participação de uma equipe da Bolívia, o que eleva ainda mais o nível técnico do torneio e reforça a integração esportiva entre países vizinhos.

Com entrada gratuita, os jogos acontecem durante todo o dia nos ginásios Dom Aquino, Lixeira e Quilombo, que foram disponibilizados pela Prefeitura para a realização da competição. A estrutura oferecida garante conforto e segurança para atletas e espectadores.

“A Taça Cuiabá e a Semana Municipal do Voleibol são exemplos do nosso compromisso em fomentar o esporte como ferramenta de inclusão social e promoção da cidadania. Ver atletas de diferentes idades, escolas e até de outros países reunidos em nossos ginásios é motivo de orgulho. É a Prefeitura investindo em eventos que movimentam a cidade, incentivam hábitos saudáveis e revelam talentos,” destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves.

Este ano, o prefeito de Cuiabá sancionou a Lei nº 7.224, de 24 de fevereiro de 2025, a qual institui a Semana Municipal do Voleibol como iniciativa esportiva, educacional, social e cultural do Calendário Oficial de Eventos de Cuiabá. A ação é iniciativa do vereador Eduardo Magalhães.

Abordada no calendário, a Taça Cuiabá de Voleibol é marcada pela diversidade de participantes, reunindo equipes de escolas públicas, particulares e grupos independentes. O torneio será disputado em etapas, começando com partidas organizadas em chaveamento e, na fase final, com confrontos no formato “mata-mata”, garantindo emoção e competitividade até o último ponto.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização do esporte, a promoção da saúde e a inclusão social por meio de atividades que envolvem atletas de diferentes realidades e faixas etárias.

#PraCegoVer

A foto mostra a fachada do Ginásio Poliesportivo Dom Aquino, com um mural colorido que retrata elementos da fauna e flora brasileiras. O mural inclui a ilustração de um tuiuiú, vasos cerâmicos e outros elementos culturais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS