CUIABÁ
Semana do Meio Ambiente promove reflexão, educação e ações práticas

Ao longo da Semana do Meio Ambiente (de 2 a 6 de junho), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smurb) realizou, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e o Sebrae, uma série de palestras que ampliaram a reflexão e o diálogo sobre um tema que une a todos: o meio ambiente. A iniciativa ocorreu no Centro Sebrae de Sustentabilidade, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Entre os palestrantes esteve o secretário municipal de Meio Ambiente de Cuiabá, José Afonso Portocarrero. Arquiteto e urbanista, o gestor abordou, na sexta-feira (5), o tema das construções sustentáveis.
“Não podemos parar o avanço. Temos que construir, sim, mas com responsabilidade. Por isso, vamos refletir sobre bioarquitetura e construção sustentável como caminhos obrigatórios”, destacou o secretário.
Na ocasião, ele apresentou modelos de construções indígenas de décadas passadas, cujas características originais foram sendo modificadas com o tempo. O mesmo ocorreu com construções urbanas que, antes arejadas naturalmente, deram lugar a ambientes fechados e dependentes de ar-condicionado.
Durante os debates, foram exploradas alternativas autossustentáveis e modelos arquitetônicos que aliam modernidade e respeito ao meio ambiente, mostrando que ambos podem — e devem — caminhar juntos.
Outros temas de destaque incluíram a qualidade da água dos córregos de Cuiabá, as consequências das queimadas, e o uso do sensoriamento remoto para monitoramento e prevenção de desastres ambientais. Instituições como o Ministério Público, o Poder Judiciário, a OAB-MT e a Defesa Civil também compartilharam suas experiências e atuações em defesa do meio ambiente.
“Vimos como o sensoriamento remoto pode ajudar no monitoramento e na prevenção. Também ouvimos instituições que têm voz ativa na defesa do meio ambiente e conhecemos o trabalho essencial da Defesa Civil, que atua onde a urgência se impõe, especialmente diante das chuvas intensas que vivemos”, lembrou a primeira vice-presidente do Crea-MT, Daiane Brum.
Segundo ela, também foram discutidos assuntos muitas vezes negligenciados, como a logística reversa e o impacto de pequenas atitudes no cotidiano.
O projeto Lixo Zero, que propõe a substituição do conceito tradicional de lixo pelo de resíduo com potencial de reutilização, foi citado como exemplo positivo — com iniciativas já em curso em Cuiabá.
“Esta semana foi um lembrete de que cuidar da natureza é cuidar da nossa própria vida. Cada atitude de hoje é parte do legado que deixaremos para amanhã”, enfatizou Daiane.
Prêmio Arara
Durante a programação, foi lançado o Prêmio Arara, uma iniciativa do Crea-MT por meio da Comissão de Meio Ambiente, em parceria com a Mútua. O objetivo é reconhecer e valorizar práticas sustentáveis desenvolvidas por profissionais, empresas, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e órgãos públicos.
As inscrições serão abertas no dia 26 de junho e os projetos poderão ser inscritos em quatro categorias:
-
Inovação Tecnológica e Sustentável
-
Educação e Mobilização Ambiental
-
Gestão de Recursos Naturais e Conservação
-
Práticas Sustentáveis no Setor da Engenharia, Agronomia e Geociências
Os vencedores receberão o Troféu Arara, certificado de reconhecimento e terão seus projetos divulgados nos canais oficiais do Crea-MT.
Ação Comunitária encerra programação
A programação da Semana do Meio Ambiente se encerra nesta sexta-feira (6), com a Ação Comunitária de treinamento em combate a incêndios, conduzida pelo major BM Vinícios, do Corpo de Bombeiros (BEA), no Parque Jonas Pinheiro.
#PraCegoVer
A imagem mostra uma visão ampla do auditório onde ocorreram as palestras, com os participantes sentados e o palestrante em pé. Um telão ao fundo é utilizado para apresentação do conteúdo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Rei e Rainha da Festa de São Benedito visitam a Prefeitura de Cuiabá

O secretário municipal de Turismo de Cuiabá, Everson da Silva Jesus, recepcionou nesta segunda-feira (16), no terraço da Prefeitura, o Rei Mário Mansur e a Rainha Juliana Bussiki, representantes da tradicional Festa de São Benedito 2025. A visita teve como objetivo alinhar os preparativos do evento religioso, que será realizado, como de costume, na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Devoto de São Benedito, o secretário destacou o valor simbólico da celebração para a cidade. “Sou devoto e entendo a importância dessa festa para a alma cuiabana. A Prefeitura está comprometida em manter viva essa tradição centenária que fortalece nossa fé e nossa identidade cultural”, afirmou Everson.
A rainha Juliana Bussiki emocionou-se ao falar da responsabilidade de representar o evento. “É uma honra estar à frente de uma celebração tão rica em significado. São Benedito representa fé, resistência e união do povo cuiabano”, declarou. O rei Mário Mansur também ressaltou a relevância da festividade. “Essa festa atravessa gerações. É o coração pulsante da cultura da nossa capital tricentenária”, disse.
A programação da Festa de São Benedito 2025 já começou com a peregrinação, que vai de 8 de junho a 1º de julho. O baile de abertura aconteceu em 13 de junho, seguido pela visita da Bandeira, entre os dias 16 e 28. As novenas serão realizadas de 24 de junho a 2 de julho, antecedendo o início oficial da festa, no dia 1º de julho, que segue até o domingo, 6 de julho.
Com mais de 300 anos de história, a celebração começa tradicionalmente com a Missa Campal às 5h da manhã, seguida do “Tchá cô Bolo” e, à noite, a festa cultural que envolve música, dança e gastronomia típica, movimentando a comunidade cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Deputado Eduardo Botelho articula R$ 2 milhões para reforma do prédio que abrigará a Câmara Municipal de VG
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Atenção à Hanseníase realiza 1ª reunião
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Lei valoriza o turista e transforma o Vale do São Lourenço em rota oficial de MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Mato Grosso sedia Encontro Regional de Agentes de Saúde com apoio da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT realiza sessão solene em homenagem aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Loteamento Popular é tema central da 10ª reunião da CST da Moradia Popular em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias ago
CCJR aprova projetos que fortalecem segurança pública e proteção às mulheres