MATO GROSSO
Sema-MT realiza soltura de 150 pássaros de espécie amazônica apreendidos em transporte ilegal
Cerca de 150 aves foram devolvidas a natureza pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) na última quarta-feira (26.01). Os pássaros, da espécie amazônica canário-da-terra (Sicalis flaveola), foram resgatados durante uma operação da Polícia Civil por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) na quinta-feira (20.01).
Os animais estavam muito debilitados devido à condição em que foram encontrados, em gaiolas compactas, que não acomodavam as aves de forma correta, o que ocasionou a morte de ao menos 50 animais resgatados.
Antes da soltura, os pássaros sobreviventes passaram por uma avaliação veterinária e receberam o atendimento necessário, em um viveiro com capacidade de acomodar todas as aves até que pudessem serem soltos em um local apropriado.
Os animais foram soltos na Bacia Amazônica em área de campo aberto e semiaberto. De acordo com a Coordenadora de Fauna da Sema-MT, Neusa Arenhart, que realizou a soltura, o bioma escolhido é ideal para garantir a sobrevivência da espécie.
“São pássaros de hábitos alimentares voltados para sementes e grãos. A soltura levou em consideração disponibilidade de gramíneas e com presença de mata e água. Nós consideramos que a soltura obteve sucesso, pois as aves se distribuíram na região e agora estão em liberdade para seguir o seu caminho”, pontua.
A Polícia Civil flagrou os animais sendo transportados em um bagageiro de um ônibus de transporte interestadual, no dia 20 e janeiro, na rodoviária de Cuiabá. Um suspeito de 58 anos foi detido pelo crime.
Denúncia de crimes ambientais
É possível realizar denúncias relacionadas a crimes ambientais em diferentes canais de atendimento: telefone, e-mail, pelo aplicativo MT Cidadão e pessoalmente. O horário de funcionamento da ouvidoria é das 7h30 às 11h30, e das 13h30 e 17h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Telefone: 0800 065 3838
Whatsapp: (65)99321-9997
E-mail: [email protected]
Endereço: Centro Político e Administrativo, Rua C, S/N, Cuiabá-MT
*Com supervisão de Lorena Bruschi

MATO GROSSO
Parceria entre Sedec e empresa chinesa pode abrir mercado inédito para o DDG de Mato Grosso

Uma missão internacional articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) marcou um passo estratégico rumo à abertura do mercado chinês para o DDG – subproduto da indústria de etanol de milho, utilizado como suplemento proteico na alimentação animal. O movimento pode redefinir o futuro da cadeia produtiva no estado, maior produtor nacional de etanol à base de milho.
A articulação começou na China, com a servidora pública estadual Ariana Guedes, que atua no país asiático. Foi ela quem recebeu o contato inicial do grupo Donlink, gigante chinesa do setor agroindustrial, interessada na importação de pulses – como gergelim e feijões – e, principalmente, do DDG mato-grossense. A partir desse contato, a Sedec passou a intermediar a missão da empresa ao Estado, com apoio do IPIM, Instituto chinês de promoção comercial da região de Macau.
A comitiva da Donlink desembarcou em Cuiabá no domingo (13.4) e, em apenas três dias, visitou instalações, conheceu o setor produtivo e firmou três memorandos de entendimento, com a própria Sedec, com a Associação dos Cerealistas de Mato Grosso (Acemat) e, por fim, com a Bioind (Associação das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso), este último assinado nesta quarta-feira (16.4), com a presença do secretário César Miranda.
“É um momento histórico para Mato Grosso. Estamos com uma grande empresa chinesa e com a BioInd, assinando um memorando de entendimento da venda do DDG fabricado em Mato Grosso, produzido nas usinas de etanol de milho e cana de açúcar, para o grupo chinês. É a abertura do mercado para o nosso DDG, o mercado chinês, e consequentemente, toda a Ásia. Esse é o trabalho do Governo de Mato Grosso unindo a iniciativa privada brasileira e a iniciativa privada chinesa”, disse o secretário.
A assinatura do memorando com a Bioind tem um valor estratégico, pois pode ser usado pela Donlink como argumento oficial junto ao governo chinês para acelerar a abertura do mercado ao DDG brasileiro. Hoje, a China consome cerca de 7 milhões de toneladas por ano do produto, mas não importa o DDG do Brasil por falta de acordo sanitário entre os países.
“O papel da Sedec foi de articulação e ponte entre os interesses da empresa chinesa e o setor produtivo de Mato Grosso. Em pouco tempo, promovemos encontros com instituições como a Famato, Imea, Aprofir Brasil, Sebrae e empresa”, destacou o coordenador de Comércio Exterior da Sedec, Leonardo Figueredo.
Para o diretor-executivo da Bioind, Giuseppe Lobo, o entendimento firmado nesta missão é um marco.
“Ao trabalharmos pela abertura do mercado para o DDG, fomentamos toda a cadeia produtiva do etanol. Mostramos para os investidores que Mato Grosso tem mercado, competitividade e que o DDG também pode ser um ativo de valorização”, afirmou.
Lobo reforça que o Estado já lidera a produção nacional de etanol de milho, respondendo por cerca de 80% da produção do país, e que novas oportunidades podem impulsionar a instalação de mais plantas industriais.
A expectativa agora é que o memorando sirva de base para tratativas diplomáticas. Uma missão brasileira deve visitar a China ainda em maio, e há também movimentações para que autoridades chinesas venham ao Brasil.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Mesa Diretora da ALMT afasta servidor Luiz Eduardo de Figueiredo Rocha
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Nota Oficial
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Secretário de Saúde é convocado para explicar modelo de gestão do Hospital Central
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Deputado Thiago reivindica campus definitivo e novos cursos na Unemat em Rondonópolis
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Após reunião com Wilson Santos, SES vai reavaliar o acesso ao canabidiol
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Abertas as inscrições para o curso Excelência Legislativa
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Deputado comemora unidades do Corpo de Bombeiros em Canarana e Querência
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Comunicadores que atuam em Mato Grosso são homenageados durante sessão especial