MATO GROSSO
Sema-MT realiza soltura de 150 pássaros de espécie amazônica apreendidos em transporte ilegal
Cerca de 150 aves foram devolvidas a natureza pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) na última quarta-feira (26.01). Os pássaros, da espécie amazônica canário-da-terra (Sicalis flaveola), foram resgatados durante uma operação da Polícia Civil por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) na quinta-feira (20.01).
Os animais estavam muito debilitados devido à condição em que foram encontrados, em gaiolas compactas, que não acomodavam as aves de forma correta, o que ocasionou a morte de ao menos 50 animais resgatados.
Antes da soltura, os pássaros sobreviventes passaram por uma avaliação veterinária e receberam o atendimento necessário, em um viveiro com capacidade de acomodar todas as aves até que pudessem serem soltos em um local apropriado.
Os animais foram soltos na Bacia Amazônica em área de campo aberto e semiaberto. De acordo com a Coordenadora de Fauna da Sema-MT, Neusa Arenhart, que realizou a soltura, o bioma escolhido é ideal para garantir a sobrevivência da espécie.
“São pássaros de hábitos alimentares voltados para sementes e grãos. A soltura levou em consideração disponibilidade de gramíneas e com presença de mata e água. Nós consideramos que a soltura obteve sucesso, pois as aves se distribuíram na região e agora estão em liberdade para seguir o seu caminho”, pontua.
A Polícia Civil flagrou os animais sendo transportados em um bagageiro de um ônibus de transporte interestadual, no dia 20 e janeiro, na rodoviária de Cuiabá. Um suspeito de 58 anos foi detido pelo crime.
Denúncia de crimes ambientais
É possível realizar denúncias relacionadas a crimes ambientais em diferentes canais de atendimento: telefone, e-mail, pelo aplicativo MT Cidadão e pessoalmente. O horário de funcionamento da ouvidoria é das 7h30 às 11h30, e das 13h30 e 17h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Telefone: 0800 065 3838
Whatsapp: (65)99321-9997
E-mail: [email protected]
Endereço: Centro Político e Administrativo, Rua C, S/N, Cuiabá-MT
*Com supervisão de Lorena Bruschi
MATO GROSSO
Sesp encerra o ano com mais de 1,1 mil crianças e adolescentes atendidos no programa Rede Cidadã
O Programa Rede Cidadã, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), atendeu 1.116 crianças e adolescentes em 2024. O programa desenvolve projetos e ações educacionais e esportivas para estudantes entre oito e 18 anos em vulnerabilidade, ou seja, que apresentam algum fator de risco social, como evasão escolar, pais cumprindo pena de privação de liberdade ou violência doméstica.
As atividades são realizadas em contraturno escolar, com o objetivo de prevenir a criminalidade e promover oportunidades futuras entre os participantes.
Neste ano, foram oferecidas atividades culturais como aulas de violão, teclado, artes, pintura em tela, coral e desenho. Além disso, práticas esportivas como taekwondo, futebol, handebol, karatê, futsal, vôlei e jiu-jitsu. Também foram ofertadas capacitações de informática básica e avançada e de auxiliar administrativo.
Crianças e adolescentes do programa participaram de seis campeonatos esportivos nos quais mais de 50 atletas conquistaram 59 medalhas. Entre as competições estavam os Campeonatos Estaduais de Jiu-jitsu e Taekwondo, além de um amistoso de futsal. O programa também foi representado em um evento cultural de dança, em que 11 alunas ganharam um troféu.
As ações são realizadas nos quatro polos do programa, sendo eles em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Nova Olímpia, e os participantes podem se matricular em mais de um projeto no mesmo período de tempo, de acordo com a disponibilidade.
O programa também acolhe os familiares dos alunos, atendendo cerca de 16.050 pessoas em 2024. Eles participam de ações como palestras e serviços aplicados pelo Rede Cidadã.
“Neste ano, em especial, estivemos mais presentes na vida de cada um de nossos alunos como uma família. Tivemos a oportunidade de recebê-los mais vezes durante a semana e com melhorias na qualidade do atendimento. Com os profissionais gabaritados que compõem nosso time, a qualidade da merenda ofertada e até o material de apoio utilizado pelo professor, impactamos muito no crescimento pessoal em cada um de nossos alunos, o que é motivo de enorme satisfação para nós”, afirmou a coordenadora do programa, Wilma Wellen Camilo Fernandes.
Na última quinta-feira (28.11), o programa iniciou as atividades de comemoração de fim de ano, com o recital de encerramento. Neste sábado (30) foi realizado um torneio de futebol e na próxima quarta-feira (04.12) ocorrerá a confraternização dos profissionais que trabalham no programa.
*Sob supervisão de Alecy Alves
Fonte: Governo MT – MT
-
Turismo6 dias ago
Saiba onde fica a rua de compras mais cara do mundo
-
Policial7 dias ago
Forças de segurança fiscalizam fazendas no noroeste de MT e aplicam cerca de R$ 24,2 milhões em multas
-
Turismo6 dias ago
Arena do Grêmio: como é o tour no estádio do time em Porto Alegre
-
Sorriso5 dias ago
De janeiro a novembro, Saúde Sorriso já realizou quase 3,5 mil cirurgias de média e alta complexidade
-
MATO GROSSO7 dias ago
Forças de segurança fiscalizam fazendas no noroeste de MT e aplicam cerca de R$ 24,2 milhões em multas
-
TCE MT5 dias ago
TCE-MT reúne Sinfra e prefeitos e autoriza Programa de Concessões Rodoviárias
-
Turismo6 dias ago
Arco do Triunfo: como é a visita a um dos ícones de Paris
-
CUIABÁ6 dias ago
Retomado pela gestão Emanuel Pinheiro, Programa AMOR beneficia mais de 10 mil pessoas na zona rural de Cuiabá