MATO GROSSO
Seduc reforça convite para que municípios façam adesão ao Programa Saúde na Escola

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) está incentivando os municípios que ainda não aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) a completarem seu cadastro no e-Gestor do Ministério da Saúde. O PSE integra políticas de saúde e educação para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública e privada, promovendo saúde e educação integral.
Dos 142 municípios de Mato Grosso, 105 já aderiram ao ciclo 2025/2026, enquanto 29 estão em processo de finalização no sistema. O prazo final para concluir a adesão é 21 de março de 2025.
Entre as vantagens com a adesão estão ações para redução da vulnerabilidades e riscos à saúde dos estudantes, contribuição para a formação integral, integração e articulação das políticas e ações de educação e de saúde, e também a conscientização sobre a necessidade de uma vida saudável.
O secretário de Educação, Alan Porto, esclarece que o PSE é um processo intersetorial que busca melhorar a qualidade de vida dos estudantes, reduzir a evasão escolar e a intermitência de frequência escolar por questões sociais individuais e coletivas, além de reforçar os compromissos e pactos estabelecidos por ambos os setores.
“Ao aderir, os reflexos com a formação integral dos estudantes são sentidos na medida em que as ações avançam. A melhora no rendimento escolar, recuperação da autoestima e a autoconfiança também contribuem com a diminuição dos níveis de absenteísmo e repetência escolar. Por isso a Seduc está empenhada em conscientizar os municípios sobre a importância da adesão ao PSE”, argumenta o secretário.
Algumas das ações vão além do ambiente escolar, contribuindo com o combate ao mosquito Aedes Aegypti, prevenção de IST/AIDS; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos; e incentivo à saúde bucal desde a educação infantil.
O PSE possui um grupo de escolas classificadas como prioritárias, sendo elas as escolas quilombolas, escolas indígenas, escolas em assentamentos, escolas rurais, escolas com educandos cumprindo medida socioeducativa, escolas nas quais mais de 50% dos educandos fazem parte de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e creches públicas e conveniadas ao poder público.
Em Mato Grosso, o Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual e o Núcleo Gestor Central do GTIE/PSE/MT estão trabalhando junto com Escritórios Regionais de Saúde, Diretorias Regionais de Educação e o Grupo Estratégico Regime de Colaboração (SARC) para garantir a adesão dos municípios restantes.
Fonte: Governo MT – MT

MATO GROSSO
Bombeiros militares extinguem incêndio em apartamento em nova Mutum

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta terça-feira (18.3), um incêndio em um apartamento de um prédio localizado no bairro Belo Vista, em Nova Mutum ( a 244,3 km de Cuiabá). Ninguém ficou ferido.
A equipe da 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (5ªCIBM) foi acionada por volta das 6h25, após um chamado de vizinhos do apartamento. Imediatamente, duas viaturas foram enviadas para o atendimento da ocorrência.
No local, os bombeiros constataram que o incêndio estava concentrado em um apartamento no 4º andar, e que sua causa provável foi um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado. Como havia um sofá logo abaixo do equipamento, as chamas se propagaram rapidamente, gerando uma grande quantidade de fumaça.
Os militares iniciaram imediatamente o combate direto às chamas, dando continuidade ao trabalho dos vizinhos, que haviam utilizado extintores para tentar conter a propagação do fogo no início. A ação coordenada possibilitou a extinção rápida do incêndio.
Além do combate às chamas, os bombeiros prestaram atendimento ao morador do apartamento, que estava dormindo e acordou devido à fumaça. Ele foi atendido no local e, devido à inalação de fumaça, foi encaminhado ao hospital para receber os devidos cuidados médicos.
Fonte: Governo MT – MT
-
CUIABÁ6 dias ago
PL que proíbe
-
POLÍTICA MT6 dias ago
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Deputado critica burocracia na liberação do canabidiol pelo SUS
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias ago
Câmara pode votar projeto que inclui na Lei Maria da Penha punição em caso de aproximação consensual do agressor
-
Lucas do Rio Verde6 dias ago
Festa do Momento Mulher será nesta sexta-feira (14) com entrada e transporte gratuitos
-
POLÍTICA MT5 dias ago
População sofre os impactos do atraso nas obras do BRT e ALMT convoca secretário
-
CUIABÁ4 dias ago
Prefeito vistoria obra de pavimentação e drenagem no bairro Três Poderes
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Deputado alerta sobre restrição do uso de áreas na região do Araguaia