CUIABÁ
Secretário Aluízio Leite confirma compromisso da gestão Emanuel Pinheiro com o esporte cuiabano
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite Paredes, recebeu na manhã desta segunda-feira (24) em seu gabinete, visita de cortesia dos atletas de motovelocidade que irão representar a capital no Campeonato R3 Blu Cru Cup Talent Yamaha a ser realizado em Goiânia, no início do mês de fevereiro. O secretário Aluízio aplaudiu os atletas e destacou o compromisso pela prática. “Quero deixar registrada a nossa parceria e a gestão irá fazer o que for necessário para dar continuidade a essa grande história do motociclismo e efetivar a participação dos meninos no campeonato sul-americano. Esse é o primeiro de muitos contatos. Vamos apoiar a causa”, confirmou Aluízio.
Incentivados pelos avós paternos, os irmãos Cauã (13 anos) e Enzo (20), são destaques na categoria Talent (Talento). Apesar da pouca idade, o menino Cauã Calgoroto conta que o paixão pelo ‘motosports’ começou aos quatro anos de idade. “De lá pra cá, não parei mais. Busco treinar bastante pra fazer bonito nas pistas. São movimentos que requerem atenção e muita velocidade”, disse Cauã.
Com 20 anos, também na categoria Talent, Enzo Calgaroto alcançou o décimo lugar no último campeonato. “Somos apenas três atletas em Cuiabá. Muita persistência e apoio intenso do nosso treinador é que nos motiva. Vamos fazer valer s pena a nossa participação”, destacou Enzo.
Com vasta experiência no esporte, o treinador João Marcelo Ruiz, popularmente conhecido como Marcelo Careca, acompanha a família Calgaroto desde o início. Conhece toda a trajetória frente ao motobilismo. “Mesmo sem estrutura, os treinos de pilotagem são intensos”, apontou o treinador.
“Saímos satisfeitos. Tenho certeza que teremos todo apoio logístico da Prefeitura de Cuiabá. Precisamos transmitir segurança aos pilotos. Os atletas que estão na ativa, incentivam novos a aderirem à prática esportiva. O esporte transforma vidas e forma cidadãos”, concluiu João Marcelo.
CUIABÁ
Cuiabá mira exportação e transporte moderno após agendas no exterior
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, detalhou na tarde desta terça-feira (11), no gabinete do Palácio Alencastro, os objetivos práticos das duas missões internacionais realizadas nos Emirados Árabes e na China. Segundo ele, as viagens tiveram foco direto em resultados econômicos para a capital, atração de investimentos e soluções modernas para mobilidade.
Em Dubai, Abilio antecipou tratativas para a instalação de plantas frigoríficas voltadas ao tratamento de carnes bovina e de frango, com certificação específica para atender ao mercado árabe. A estratégia, segundo o prefeito, é fomentar a produção local, ampliar a capacidade de exportação direta e gerar novos postos de trabalho. Em contrapartida ao apoio dos Emirados, a prefeitura iniciou tratativas para acessar linhas de crédito destinadas a obras de logística em Cuiabá, como novos viadutos e vias estruturantes. “Estamos buscando um acordo que fortaleça nossa produção e, ao mesmo tempo, permita melhorar a infraestrutura da cidade com financiamentos acessíveis”, afirmou.
A segunda etapa da viagem, na China, concentrou-se na busca por um modal de transporte moderno, econômico e que não gere transtornos de obras para a capital. O prefeito defendeu uma tecnologia já testada internacionalmente, considerada mais barata e eficaz que o BRT, e que pode ser implantada aproveitando a estrutura já existente. Ele afirmou que abrirá conversação imediata com o governador Mauro Mendes. “Tenho praticamente certeza de que o Governo do Estado vai adquirir esse modal. Só não é uma certeza absoluta porque depende da decisão final do governador, mas tudo aponta para isso”, disse.
Durante a entrevista, Abilio também comentou as discussões públicas ocorridas durante sua ausência. Ele reforçou que o diálogo com o Estado é permanente e que vê disposição do governo em avaliar custo-benefício e o momento ideal para o investimento. “Não vejo resistência do governador. Vejo busca por segurança técnica para construir o programa da melhor forma. Meu papel é defender o que é melhor para Cuiabá e estimular que a classe política trabalhe junta nesse propósito”, pontuou.
Segundo ele, a prioridade é evitar novas obras demoradas e entregar um modal que entre em operação com agilidade. “O povo de Cuiabá não aguenta mais a cidade rasgada. Precisamos de eficiência, e esse modal atende exatamente isso”, concluiu o prefeito.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
AGRONEGÓCIO4 dias agoMercado de café segue volátil com incertezas sobre tarifas dos EUA, clima no Brasil e queda nos estoques
-
Tecnologia7 dias agoFinanciado pelo MCTI, o Impa Tech no Piauí será o primeiro instituto de matemática pura e aplicada do Nordeste
-
MATO GROSSO6 dias agoDia D de Matrículas da EJA mobiliza sistema prisional e reforça política de ressocialização pelo estudo
-
POLÍTICA MT7 dias agoAudiência pública na ALMT debate proposta orçamentária de R$ 40,7 bilhões para 2026
-
Esportes6 dias agoSão Paulo e Flamengo empatam na Vila Belmiro em jogo de quatro gols
-
POLÍTICA MT6 dias agoProjeto Raízes que Libertam incentiva doação de livros na Assembleia Legislativa
-
POLÍTICA MT6 dias agoUnemat e SES discutem ampliação de estágio no Hospital Regional de Cáceres
-
CUIABÁ2 dias agoPrefeitura e Polícia Militar reforçam segurança e ordenamento urbano na segunda edição da Operação Guardiões do Coxipó
