CUIABÁ
Secretaria Municipal de Saúde publica Portaria para regulamentar o uso de teste rápido de antígeno nas unidades de saúde
Devido ao expressivo aumento pela procura por testes de Covid-19 na rede municipal neste mês de janeiro, que causou escassez do material nas unidades públicas da capital, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS publicou nesta quinta-feira (27), na Gazeta Municipal, uma Portaria regulamentando o uso racional dos testes.
De acordo com a Portaria Nº 009/2022/SMS, fica estabelecido que a utilização dos testes antígenos será priorizada para pacientes sintomáticos e para contatos próximos de casos positivos. “A pessoa que estiver sintomática e que testar positivo vai declarar no ‘Termo de Declaração e Consentimento’ os seus contatos próximos. Depois de 5 ou 6 dias da data da última exposição com o positivado, o contato deverá se dirigir a uma unidade de saúde levando o Termo de Declaração para realizar o teste”, explicou Flavia Guimarães, gerente de Vigilância Epidemiológica.
A portaria também orienta sobre o tempo necessário de isolamento, que segue a nota informativa do Ministério da Saúde, que não recomenda a realização de um segundo teste para verificar se a pessoa negativou. “Pacientes sintomáticos com teste positivo para Covid-19 devem fazer isolamento durante 10 dias para retorno as atividades laborais. Caso ainda apresente sintomas após este período, deverá resguardar-se e orientar-se com seu médico, retornando às atividades quando não tiver mais sintomas. Para aqueles que testaram positivo, mas não tiveram sintomas, o isolamento deve ser de 7 dias, podendo retornar às atividades no oitavo dia”, disse a gerente.
Apenas no mês de janeiro, foram distribuídos mais de 53 mil kits de testagem, sendo 46.800 para as unidades básicas de saúde. A SMS já está em fase de aquisição emergencial de 70 mil kits, com previsão de chegada da primeira leva no início da próxima semana.

CUIABÁ
Prefeitura realiza terceiro repasse do auxílio emergencial de famílias afetadas pelas chuvas

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Vânia Rosa, oficializou o pagamento do benefício de R$ 1 mil para mais 70 famílias em situação de vulnerabilidade. Na sexta-feira (14), foi assinado a terceira remessa do auxílio emergencial destinado às famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a capital.
O auxílio faz parte de uma série de medidas adotadas pela gestão municipal para minimizar os impactos causados pelas intensas precipitações que resultaram em alagamentos e perdas materiais. O benefício emergencial já contemplou dezenas de famílias e continuará sendo repassado conforme novos levantamentos realizados pelas equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
“A missão da prefeitura é auxiliar as famílias atingidas pelos temporais. Nossa gestão está atenta à pauta da assistência social e não medirá esforços para garantir o suporte necessário às pessoas que mais precisam”, afirmou a secretária Vânia Rosa.
Além do auxílio financeiro, a prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, realizou a distribuição de cestas básicas, colchões e kits de higiene para os moradores afetados. A primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, e a primeira-dama estadual, Virgínia Mendes, estiveram à frente dessas ações emergenciais, reforçando a importância da mobilização conjunta entre os poderes municipais e estaduais.
A Câmara de Vereadores aprovou o pagamento do auxílio emergencial, permitindo que as famílias cadastradas recebam o benefício enquanto se recuperam dos prejuízos causados pelos temporais.
A gestão municipal também anunciou que está trabalhando em projetos de infraestrutura para minimizar os impactos das chuvas em áreas de risco. As Secretarias de Obras e Serviços Urbanos seguem atuando em ações emergenciais e estudos técnicos para prevenir novos alagamentos.
Com essas medidas, a prefeitura reafirma seu compromisso com a população mais vulnerável, buscando soluções imediatas e de longo prazo para os desafios enfrentados pelos cuiabanos diante das chuvas intensas.
#PraCegoVer
A imagem mostra o prefeito Abilio, de camisa cinza, em baixo de chuva ao lado de moradores atingidos por um alagamento no bairro São Mateus em janeiro deste ano.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Diversos5 dias ago
Flávia sanciona lei de cessão do “antigo Fórum” à Câmara de Vereadores
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Frente Parlamentar da Segurança Pessoal deverá ser prorrogada e recebe sugestões para projetos de lei
-
CUIABÁ2 dias ago
PL que proíbe
-
POLÍTICA MT2 dias ago
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Lei aprovada na ALMT cria programa para promover a participação das mulheres no setor cultural
-
POLÍTICA MT2 dias ago
População sofre os impactos do atraso nas obras do BRT e ALMT convoca secretário
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Deputado alerta sobre restrição do uso de áreas na região do Araguaia
-
POLÍTICA MT2 dias ago
Parceria da Assembleia e Polícia Militar capacita oficiais em Processo Legislativo e Relações Governamentais