CUIABÁ
Secretaria Municipal de Saúde publica Portaria para regulamentar o uso de teste rápido de antígeno nas unidades de saúde
Devido ao expressivo aumento pela procura por testes de Covid-19 na rede municipal neste mês de janeiro, que causou escassez do material nas unidades públicas da capital, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS publicou nesta quinta-feira (27), na Gazeta Municipal, uma Portaria regulamentando o uso racional dos testes.
De acordo com a Portaria Nº 009/2022/SMS, fica estabelecido que a utilização dos testes antígenos será priorizada para pacientes sintomáticos e para contatos próximos de casos positivos. “A pessoa que estiver sintomática e que testar positivo vai declarar no ‘Termo de Declaração e Consentimento’ os seus contatos próximos. Depois de 5 ou 6 dias da data da última exposição com o positivado, o contato deverá se dirigir a uma unidade de saúde levando o Termo de Declaração para realizar o teste”, explicou Flavia Guimarães, gerente de Vigilância Epidemiológica.
A portaria também orienta sobre o tempo necessário de isolamento, que segue a nota informativa do Ministério da Saúde, que não recomenda a realização de um segundo teste para verificar se a pessoa negativou. “Pacientes sintomáticos com teste positivo para Covid-19 devem fazer isolamento durante 10 dias para retorno as atividades laborais. Caso ainda apresente sintomas após este período, deverá resguardar-se e orientar-se com seu médico, retornando às atividades quando não tiver mais sintomas. Para aqueles que testaram positivo, mas não tiveram sintomas, o isolamento deve ser de 7 dias, podendo retornar às atividades no oitavo dia”, disse a gerente.
Apenas no mês de janeiro, foram distribuídos mais de 53 mil kits de testagem, sendo 46.800 para as unidades básicas de saúde. A SMS já está em fase de aquisição emergencial de 70 mil kits, com previsão de chegada da primeira leva no início da próxima semana.

CUIABÁ
Governador destaca confiança na Prefeitura de Cuiabá anuncia investimentos

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, foi recebido nesta quinta-feira (10) no Palácio Paiaguás pelo governador Mauro Mendes, em uma reunião que contou também com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta, do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e do chefe de gabinete da Prefeitura de Cuiabá, Willian Campos. A agenda institucional reforçou a continuidade do diálogo entre a Prefeitura e o Governo do Estado, com foco em obras estruturantes e parcerias em áreas estratégicas para melhorar a qualidade de vida da população cuiabana.
Durante o encontro, o prefeito Abilio apresentou pessoalmente uma série de projetos para execução de obras importantes na capital, como duplicações de vias, construção de viadutos, asfaltamento de bairros e reestruturação de corredores urbanos. O governador Mauro Mendes entregou ao prefeito uma relação de obras que o Estado já executou ou mantém em andamento em Cuiabá, cujos investimentos ultrapassam R$ 3 bilhões. Ele também sinalizou apoio às novas demandas apresentadas e enfatizou confiança na atual gestão.
“Agora temos confiança de que os recursos aplicados em Cuiabá serão bem geridos. Isso nos dá segurança para voltar a investir com força na cidade. Sempre estivemos dispostos a ajudar Cuiabá e vamos continuar investindo. Recebemos os pedidos e informamos o que já estamos investindo e o que vamos continuar”, afirmou Mauro Mendes.
A pauta também contemplou obras que devem ter continuidade nos próximos meses, como a duplicação da Avenida do CPA até o Contorno Leste, a finalização da pavimentação do Contorno Leste até a MT-251, além da construção de novos viadutos em pontos estratégicos para melhorar o fluxo do trânsito na cidade.
Abilio destacou a responsabilidade financeira encarada pela atual gestão e agradeceu ao chefe do Executivo estadual. “Desde o início da nossa gestão, temos trabalhado com responsabilidade fiscal e planejamento técnico. Estamos mostrando que é possível fazer diferente e garantir que Cuiabá avance com seriedade. Com o governador, falamos de diversos assuntos, como a criação de uma usina de asfalto, a pavimentação de bairros e o apoio na saúde, com doação de leitos e equipamentos”, afirmou o prefeito.
O prefeito também solicitou apoio do Estado para o envio de maquinário e equipamentos para o mobiliário do novo Centro Médico Infantil da Santa Casa, que está sendo construído no prédio do antigo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. A unidade será voltada exclusivamente ao atendimento pediátrico, com estrutura moderna e equipamentos próprios.
A agenda institucional também abordou parcerias nas áreas da habitação e segurança pública, com foco em ações conjuntas entre as secretarias municipais e estaduais. A partir de agora, novas reuniões técnicas serão realizadas para alinhar os projetos e definir o cronograma de execução.
“A parceria com o Governo do Estado é essencial para destravar obras que ficaram paradas por anos. Queremos que Cuiabá cresça com planejamento e apoio mútuo”, reforçou Abilio.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Esportes2 dias ago
Fluminense perde para o Chelsea e é eliminado do Mundial de Clubes
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Participantes do Centro de Convivência de Barra do Bugres vistam a ALMT e recebem homenagem do deputado Chico Guarnieri
-
POLÍTICA MT7 dias ago
O deputado Juca do Guaraná participa de audiência pública sobre mineração em Peixoto de Azevedo
-
Tecnologia4 dias ago
Ciência e tecnologia para o desenvolvimento econômico e social do BRICS
-
Saúde4 dias ago
Ministério da Saúde apresenta ao banco do BRICS projeto para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
-
ECONOMIA4 dias ago
Portal Único de Comércio Exterior torna mais ágil e simples o pagamento de taxas para importação
-
ECONOMIA4 dias ago
Corrente de comércio brasileira chega a US$ 312,2 bi de janeiro a 1° semana de julho
-
Saúde2 dias ago
Mutirão do Agora Tem Especialistas realiza em um único dia mais de 12 mil atendimentos para pacientes do SUS