65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

CUIABÁ

Secretaria Municipal de Saúde presta assistência ao abrigo Bom Jesus de Cuiabá após funcionários contraírem Covid-19

Publicados

CUIABÁ


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da unidade básica de saúde Clínica da Família, do CPA 1, está realizando uma nova assistência ao abrigo Bom Jesus de Cuiabá, onde vivem cerca de 80 idosos. Após dois funcionários apresentarem resultado positivo para a covid-19, a direção do asilo acionou a equipe da UBS, que disponibilizou kits para testagem de todos os sintomáticos, que foi feita pela própria equipe de saúde do local, na quinta-feira (20). Até o momento, foram realizados 75 testes em funcionários e idosos. No total, cinco trabalhadores apresentaram resultado positivo. 

Os infectados passaram por consulta médica na Clínica da Família e foram afastados para cumprir o período de isolamento domiciliar. A SMS, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, mantém a assistência necessária e com celeridade aos idosos e seus cuidadores. “Estamos novamente atendendo o abrigo Bom Jesus depois que alguns servidores se contaminaram com o coronavírus. A gestão Emanuel Pinheiro já se fez presente com a testagem de todos que apresentaram alguns sintomas. Nenhum de nossos idosos testaram positivo, graças a Deus, e estamos avaliando os sintomas do restante dos servidores”, afirma o coordenador de Atenção Primária na região Norte, Gilson Guimarães. 

Em agosto do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou uma força-tarefa depois que mais de 50 idosos e 9 funcionários contraíram covid-19 no abrigo. A maioria foi curada da doença. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde atuou oferecendo equipe médica no local, testagens diárias, monitoramento pela Vigilância Epidemiológica, tratamento com medicamentos, regulação para internações, fisioterapia. Além disso, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) ajudou com a desinfecção de todas as instalações do abrigo.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend, a Pasta seguirá a postos para garantir todo o suporte necessário às pessoas que convivem no abrigo. “É uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro que estejamos presentes não só nas unidades básicas de saúde, mas também em ações como essa voltada ao abrigo Bom Jesus, por se tratar de um grupo extremamente vulnerável, onde vivem muitos idosos, muitos com comorbidades e que precisam de uma atenção especial. A gente respeita muito pelos direitos dos idosos e quero deixar claro que a Secretaria de Saúde está aberta e atenta para atender aos casos que se fizerem necessários”, asseverou.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CUIABÁ

UBS Ilza Terezinha Picoli celebra dois anos de existência com mais de 29 mil atendimentos prestados à população 

Publicados

em

Foi em clima de festa junina, acompanhado por um delicioso café da tarde composto por comidas típicas, alegria e muita descontração, que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Ilza Terezinha Picolli celebrou nesta sexta-feira (24) seu aniversário de dois anos de existência e bons resultados ao lado das equipes médicas, servidores e pacientes. 

Construída pela Gestão Emanuel Pinheiro e entregue em 27 de junho de 2020, a UBS alcançou neste período a marca de mais de 29 mil atendimentos prestados à população, que contempla além da região citada, outras seis comunidades, sendo elas:  os residenciais Jonas Pinheiro, Wantuil de Freitas, Buriti, Jamil Nadaf, Solar da Chapada e o bairro Terra Prometida. Todos esses locais recebem serviços de assistência médica, saúde bucal, testes e vacinação de diferentes patologias.

A enfermeira-chefe da unidade, Suzana Lissoni, enfatizou a importância do vínculo afetivo conquistado entre os profissionais e os moradores e afirmou que a data especial não poderia passar em branco. “A comunidade é bem participativa conosco, algo que nos orgulha muito e possibilita o trabalho em conjunto. Então, hoje, não poderia ser diferente, nos mobilizamos para fazer deste dia algo diferente e marcante”, disse. 

O local faz parte do programa Hora Estendida, com horário de funcionamento das 7h às 21h. Além disso, conta com equipamentos de última geração, mobílias, salas odontológicas destinadas aos procedimentos da  Atenção Básica de Saúde, respectivamente. 

A moradora da localidade, Janaina Souza, conta que se sentiu lisonjeada com o convite para participar da comemoração ao levar os dois filhos para se vacinar. “Eu achei muito legal a iniciativa, pois, mesmo com a festa aqui, os atendimentos não pararam e as crianças gostaram bastante. Toda a equipe está de parabéns, sou muito bem tratada aqui”, elogiou. 

A ocasião teve ainda a apresentação de palestras voltadas ao tema de alimentação saudável, saúde bucal, atividades de prevenção, habilitação e reabilitação, bem como massagens. 

Continue lendo

MAIS LIDAS