65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

Sorriso

Secretaria de Assistência Social atualiza e amplia lei munici…

Publicado em


Os Benefícios Eventuais integram garantias do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e são ofertados pelo município, de maneira provisória, aos cidadãos e às famílias que não têm condições de arcar, por conta própria, com o enfrentamento de situações que fogem do seu cotidiano, em virtude de nascimento, morte, vulnerabilidade social e calamidade pública. 

Conforme a gestora da pasta, o projeto prevê a criação de um Fundo Social em caso de calamidade pública. “Desta forma o município estará prevenido para oferecer auxílio às famílias atingidas por vendavais, desmoronamentos ou qualquer outro episódio que caracterize situação de calamidade pública”, disse.

De acordo com Jucélia, o projeto contempla ainda a inclusão do benefício de vale gás, com fornecimento de botijão e abastecimento temporário, e auxílio funeral fora do município e do Estado. “Há casos em que ocorre uma fatalidade com uma pessoa que reside em Sorriso e está em outra localidade. Hoje, não há legalidade para que o Município atenda às despesas de translado e, neste caso, estamos buscando uma forma legal para conseguir por em prática. Desta forma, conseguiremos dar um pouco mais de conforto às famílias enlutadas”, destacou a secretária.  

Jucélia lembra que os benefícios eventuais são concedidos a indivíduos ou famílias com renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo, cadastradas no Cadastro Único e beneficiárias do Auxílio Brasil – novo Bolsa Família. “São benefícios que contemplam apenas famílias cuja situação de vulnerabilidade possa tornar-se ainda mais fragilizada. Para que a família seja contemplada, é necessário que a situação seja analisada por uma equipe técnica, conforme determina a Lei do SUAS”, explicou.

O projeto de lei será encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação plenária. “Foi um momento para apresentarmos o projeto, esclarecer dúvidas e colher sugestões dos vereadores. Faremos alguns ajustes antes de encaminhar ao Legislativo e tão logo seja aprovado, iniciaremos com os benefícios”.

“Buscamos sempre aproximar a discussão para termos maior produtividade com os vereadores colaborando na elaboração dos projetos”, finalizou o prefeito.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sorriso

Prefeito articula com a Nova Rota Oeste a execução do novo anel viário do município

Published

on

Infraestrutura trará mais segurança e mobilidade para Sorriso e região

Em uma articulação que será benéfica para a infraestrutura de toda a região, o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, avançou em uma negociação estratégica que pode destravar uma das obras mais aguardadas do município: o novo Anel Viário de Sorriso.

Durante reunião realizada em Cuiabá nesta terça-feira (18 de novembro), o presidente da Nova Rota Oeste, Cidinho dos Santos, assumiu o compromisso de executar a obra, desde que o Município elabore o projeto técnico a ser encaminhado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A Prefeitura e a concessionária alinharam que Sorriso ficará responsável pela elaboração do projeto completo, contemplando traçado, soluções de engenharia e os estudos técnicos necessários. Após finalizado, o documento será apresentado à ANTT para aprovação. Com o aval da Agência, a Nova Rota Oeste entrará com a execução integral da obra, garantindo a estruturação do novo corredor logístico para o município.

Para o prefeito, esse avanço representa um marco. “Chegamos a um entendimento histórico e, pela primeira vez, temos um caminho claro e concreto para tirar do papel o novo Anel Viário”, afirmou, complementando que a Nova Rota Oeste assumiu que, “aprovado o projeto, executará a obra, algo que Sorriso aguarda há mais de uma década”.

O economista Ednilson de Lima Oliveira, que acompanhou a reunião, reforçou que o traçado preliminar já está sendo discutido pela equipe técnica municipal. “Nossa missão agora é entregar um projeto sólido, moderno e compatível com a expansão urbana e o crescimento econômico de Sorriso, dado que será um anel viário pensado para os próximos 30 anos”, afirmou.

O novo anel viário deve retirar grande parte do fluxo de caminhões do perímetro urbano, melhorar a segurança viária, acelerar o escoamento da produção agrícola e integrar as principais rotas estaduais que convergem para o município.

“Com o compromisso firmado, Sorriso dá um passo decisivo rumo a uma obra que mudará radicalmente a mobilidade local e Prefeitura seguirá acompanhando todas as etapas para garantir que o projeto avance sem interrupções até sua execução definitiva”, asseverou Alei.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS