65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

CUIABÁ

Secretaria da Mulher realiza palestra nesta quarta-feira (03) e segue com programação especial durante todo o mês

Publicados

CUIABÁ

A Secretaria Municipal da Mulher promove nesta quarta-feira (03), a partir das 8h, o seminário de lançamento do “Agosto Lilás”. O evento será realizado no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e faz parte de uma programação especial iniciada nesta semana com uma roda de conversa sobre o tema #ASSÉDIONÃO, ocorrida nesta terça-feira (02).

Com o intuito de fortalecer ações que visam debater com a sociedade sobre a importância de combater a violência contra a mulher, a Secretaria fará também no sábado (06) a 6ª edição do programa “Mulheres em Ação”, no Distrito do Sucuri. Na terça-feira (09), a Casa do Migrante será palco de uma palestra.

A programação continua no sábado (20) com uma nova edição do “Mulheres em Ação”, com local ainda a ser definido. Além de todas essas atividades, o Agosto Lilás também contará com Chá da Tarde Mulheres Trans, na quinta-feira (25); oficina de defesa pessoal, no sábado (27); e será finalizado com uma exposição sobre o ciclo da violência, marcada para terça-feira (30).

De acordo com a secretária da Mulher, Cely Almeida, o Agosto Lilás é um mês que visa à conscientização pelo fim da violência contra o sexo feminino. Ela ressalta que neste ano, a Lei Maria da Penha completa 16 anos de sua promulgação, sendo de grande relevância no combate à violência contra as mulheres.

“Vamos intensificar nossos trabalhos, apresentar, informar e orientar a sociedade em geral sobre como e onde buscar ajuda e denunciar, visando o fim da violência contra a mulher. É fundamental que as mulheres saibam reconhecer se estão vivenciando uma situação de violência, para buscarem ajuda e conseguirem romper este ciclo. Isso porque as violências acontecem de forma gradativa, se intensificam em cada situação vivenciada, e podem chegar até a sua forma mais grave, que é o feminicídio”, afirma.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CUIABÁ

Assistência Social realiza entrega de 150 cobertores para a população em situação de rua com a chegada de nova frente fria

Publicados

em

Com a chegada da nova frente fria, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, inicia nesta quarta-feira (09), a distribuição de 150 cobertores da ‘Campanha Aquece Cuiabá’. As entregas serão feitas pela equipe do Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua- Centro Pop, a partir das 18h, em diferentes pontos de concentração da população em situação de rua.

A distribuição dos cobertores será feita enquanto permanecerem as baixas temperaturas, previstas até o final dessa semana. Desde o mês de abril, já foram distribuídos cerca de dois mil. Os locais percorridos são as regiões da Rodoviária, Porto, Praça Ipiranga e Morro da Luz.

Além dessa medida, o Executivo mantém o atendimento por meio do Centro POP. A unidade entregue no final do mês de maio desse ano, é voltada exclusivamente para atendimento desse público, onde é realizado o trabalho de busca ativa, identificação, proximidade e acolhimento dessas pessoas.

A coordenadora de Proteção Especial, Fabiana Soares, lembra que muito mais que oferecer cobertores em razão do frio, a equipe possibilita acolhimento informando sobre as unidades existentes no município. “Sempre que realizamos esses tipos de trabalhos, realizamos essa abordagem para que essas pessoas sejam encaminhadas para as nossas unidades de acolhimento para adultos como, o Manoel Miraglia, da Guia e do Porto. No entanto, nem sempre eles aceitam”, comentou Fabiana.

A equipe de abordagem social realiza a entrega de 450 refeições diariamente, sendo 300 nos pontos de concentração da população em situação de rua e 150 aos trabalhadores do Aterro Sanitário. Essa ação acontece desde o início da adoção das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, no mês de março de 2020.

“É muito gratificante perceber que de uma forma ou de outra, estamos contribuindo para oferecer dignidade a essas pessoas que dependem do poder público. Graças ao empenho da gestão Emanuel Pinheiro, estamos mantendo a tradição, oferecendo acalento para os cuiabanos acostumados com o clima quente de Cuiabá”, concluiu a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

MAIS LIDAS