65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

MATO GROSSO

Seciteci abre inscrições para 4ª Edição do evento Cidades Inovadoras

Publicado em

Estão abertas as inscrições para a 4ª Edição do evento “Cidades Inovadoras”, que tem como proposta fomentar a discussão de soluções para o desenvolvimento de cidades inteligentes, sustentáveis e inovadoras. Promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do Parque Tecnológico, a atividade será realizada entre os dias 01 a 03 de julho, em Cuiabá.

As inscrições já podem ser realizadas gratuitamente através de link clicando aqui. O evento será realizado com apoio de parceiros na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), situada na Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 3.920 – Centro Político Administrativo, Cuiabá.

A programação conta com oficinas, painéis e palestras que irão abordar temas como a Inteligência Artificial na Gestão Pública e Sustentabilidade nas Cidades.

De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, o Cidades Inovadoras é importante porque incentiva entre gestores públicos a reflexão de políticas públicas e soluções para os municípios.

“Participem, pois esse momento será uma oportunidade ímpar de trocar experiências, conhecimentos e reconhecer práticas que inovam no dia-a-dia da gestão pública”, afirma Allan Kardec.

O Cidades Inovadoras é realizado pela Seciteci, Parque Tecnológico e Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe). Conta com apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Prêmio Cidades Inovadoras

O evento também contará com o lançamento da 2ª Edição do Prêmio Cidades Inovadoras, que reconhece e apoia municípios mato-grossenses com iniciativas importantes no campo da inovação. A premiação é voltada a municípios que se destacaram com projetos inovadores e sustentáveis no serviço público e que contribuem com o desenvolvimento regional.

Na primeira edição, realizada no biênio 2023/2024, representantes dos 12 municípios vencedores receberam formação em inovação e serviço público, transformação digital e conectividade, espaços públicos e sustentabilidade, contratação e segurança jurídica, e planejamento estratégico, o que contribuiu para desenvolvimento de projetos, ações e serviços públicos para a população. Os vencedores também participaram de missões técnicas nacionais custeadas pela Seciteci com objetivos de conectar os gestores públicos vencedores com práticas nacionais em smart cities, bem como promover conexões entre instituições.

Programação Geral Cidades Inovadoras – 4ª edição

Dia 01/7

18h30 – Abertura Oficial

Dia 02/7

9h00 – Palestra “Inteligência Artificial na Gestão Pública”

10h00 – Rodada de apresentação de soluções para Cidades Inovadoras (Pitch de Startups)

10h20 – Intervalo e networking

10h40 – Painel “Inovação na Gestão Pública”: experiências e projetos desenvolvidos em municípios

12h00 – Intervalo para almoço

14h30 – Palestra “Governo Digital”

15h00 – Rodada de apresentação de soluções para Cidades Inovadoras (Pitch de Startups)

15h30 – Intervalo e networking

15h45 – Painel “Vencedores da 1ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras”

Dia 03/7

9h00 – Palestra “Cenário Econômico e Oportunidades para Municípios”

10h00 – Rodada de apresentação de soluções para Cidades Inovadoras (Pitch de Startups)

10h20 – Intervalo e networking

10h40 – Painel “Sustentabilidade das Cidades”

12h00 – Intervalo para almoço

14h30 – Painel “Fomentando o Futuro: Inovação como Pilar do Desenvolvimento Urbano”

15h00 – Rodada de apresentação de soluções para Cidades Inovadoras (Pitch de Startups)

15h30 – Intervalo e networking

15h45 – Oficina “Elaboração de projetos para a 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras e Sustentáveis”

Fonte: Governo MT – MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MATO GROSSO

Congresso internacional reúne líderes e especialistas para aprimorar soluções de combates aos incêndios florestais

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta segunda-feira (16.6), a abertura oficial do Forest Fire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O evento é inédito no Brasil e reunirá, até o dia 18 de junho, especialistas de 10 países, pesquisadores renomados e os comandantes dos 27 Corpos de Bombeiros Militares do país.

A programação do congresso inclui palestras técnicas, minicursos e uma feira de expositores com entrada gratuita e aberta ao público. Participam representantes de países como Portugal, Estados Unidos, Canadá, México, Nova Zelândia, Espanha, Chile, Irlanda, França e Brasil, fortalecendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais.

Os participantes terão acesso a painéis com autoridades internacionais, workshops práticos e apresentações de tecnologias de ponta, voltadas para o enfrentamento de incêndios em vegetação, além de estratégias de manejo integrado do fogo. A iniciativa busca integrar esforços globais diante dos crescentes desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela intensificação dos eventos extremos.

Além da presença de comandantes e especialistas internacionais, o congresso conta com bombeiros, gestores ambientais, pesquisadores e profissionais do setor, consolidando-se como um espaço de cooperação internacional e de fortalecimento das políticas públicas de combate a incêndios florestais.

O governador em exercício, Otaviano Pivetta, reforçou a importância da conscientização coletiva no enfrentamento aos incêndios florestais, especialmente no início do período de estiagem, que começou no mês de maio.

“Neste período de estiagem, é fundamental começar pela prevenção, e isso passa pela educação nas escolas. Precisamos conscientizar nossos pequenos para que eles também sejam agentes de transformação, levando essa mensagem para suas famílias e ajudando a despertar o cuidado com o meio ambiente. Nosso território é vasto e desafiador. É impossível que o poder público, sozinho, consiga controlar uma área tão extensa e diversa. Mas, se cada cidadão tiver consciência e cumprir seu dever cívico, conseguiremos reduzir e controlar os incêndios, que vêm causando danos irreparáveis ao meio ambiente. A responsabilidade é de todos nós”, declarou.

Durante a abertura do congresso, o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, também apontou a importância do evento como símbolo do compromisso de Mato Grosso com a agenda ambiental nacional.

“Este congresso simboliza o compromisso do Estado com o Brasil. Nossa missão é clara: reconhecer a urgência, integrar saberes científicos, tecnológicos e tradicionais, e agir de forma coletiva, por meio de políticas públicas e recursos mobilizados para a proteção do meio ambiente. Que este encontro marque o início de uma nova era de ação, cooperação e compromisso com a vida”, disse.

Na oportunidade, Glêdson também ressaltou o papel do Forest Fire como resposta inovadora aos desafios ambientais. “O congresso foi concebido como uma solução diante deste cenário crítico. Reunimos especialistas de diversos países com o propósito de apresentar ao mundo o que o Brasil tem feito para preservar suas florestas. Mato Grosso, amplamente reconhecido por sua produção agropecuária, mantém mais de 60% do território com cobertura vegetal nativa, reflexo de uma das legislações ambientais mais severas do planeta. O Estado mostra que é possível produzir com responsabilidade, conservar com eficácia e incluir com justiça. Esse é o exemplo que desejamos compartilhar”, completou o coronel.

O deputado estadual Carlos Avallone, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, destacou a importância da união de esforços no enfrentamento aos incêndios florestais e na valorização do trabalho das forças de combate.

“Quando presenciamos um evento dessa magnitude, fica evidente o quanto ainda precisamos investir no combate aos incêndios, na segurança e, sobretudo, na união entre instituições. Um grande exemplo que temos dado aqui em Mato Grosso é justamente o excelente relacionamento institucional. Quando as instituições dialogam, os problemas diminuem e as soluções se tornam mais efetivas”, destacou.

Programação

Durante os três dias do Forest Fire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, os participantes terão acesso a uma programação diversificada, que inclui 20 palestras ministradas por autoridades internacionais, além de minicursos, apresentações de trabalhos acadêmicos, workshops práticos e painéis de discussão.

Entre os temas abordados estão a gestão de incêndios florestais em diferentes países, a coordenação de operações aéreas e terrestres, estudos de caso, monitoramento do fogo, análise de condições climáticas, entre outros tópicos relevantes para o setor.

O evento contará ainda com uma feira tecnológica, que reunirá 18 empresas expositoras, apresentando soluções e equipamentos inovadores voltados à preservação ambiental, prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais. A programação completa está disponível no site: www.forestfire.com.br.

Patrocínio

O Forest Fire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais conta com o patrocínio da empresa multinacional Forest Fire, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), da Aero Agrícola Rondon, do Fórum Agro e da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), da empresa Vallfirest (VTF), da MSA Safety Incorporated – Produtos de Segurança Sofisticados (MSA), e da Cervejaria Louvada.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS