65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

MATO GROSSO

Secel divulga prévia dos eventos esportivos em encontro com gestores municipais de esporte

Publicados

MATO GROSSO


A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) realizou nesta sexta-feira (21.01), a primeira reunião com gestores municipais de esporte. O encontro foi virtual e contou com a participação maciça dos representantes municipais e das federações estaduais esportivas. A pauta foi a divulgação de uma prévia do calendário de eventos esportivos de 2022. A secretaria apresentou ainda um balanço das ações desenvolvidas em 2021.

O secretário titular da pasta, Beto Dois a Um, falou sobre a ampliação do projeto Olimpus, que destina bolsas para atletas e técnicos. “Em 2022, o recurso do projeto Olimpus saltará de R$ 1,7 milhões para mais de R$ 6 milhões. Com esse recurso conseguiremos atender até 95 treinadores e até 600 atletas. É um crescimento muito significativo em comparação com o ano de 2021, onde conseguimos atender 28 técnicos e 151 atletas”, ressalta.

Beto falou ainda do alcance e distribuição dos recursos. “A equipe da Secel está empenhada para que os recursos cheguem aos 141 municípios. Temos um governo que entende as necessidades do esporte, que prestigia e que investe colocando recurso. Avançamos muito no último ano. Cerca de 90% dos projetos que recebemos em 2021, conseguiram ser conveniados com a Secel”, destaca o secretário.

Calendário 2022

De acordo com o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Neves, o ano de 2022 terá o calendário cheio de eventos esportivos. A proposta apresentada aos gestores municipais conta com a realização de 14 eventos a serem realizados por meio de parceria. Entre eles, o retorno dos jogos regionais de seleção.

“Queremos dar a oportunidade aos nossos atletas de participarem de um maior número de competições em 2022, para que eles tenham a oportunidade de melhorar o seu rendimento”.

Neves destacou ainda a participação de Mato Grosso nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’S 2021) e nas Paralimpíadas Escolares (2021), que mesmo com as restrições impostas pela pandemia, obteve grandes resultados nas competições.

“Nos JEB’S levamos 206 atletas, entre 12 e 14 anos, e conquistamos 18 medalhas. Na Paralimpíadas Escolares tivemos 37 atletas e conquistamos 20 medalhas. Com a realização dos jogos regionais de seleção teremos a oportunidade de aumentar a participação dos nossos atletas em competições nacionais”.

Além da realização de eventos em parceria com os municípios, a Secel deve apoiar eventos a serem realizados pelas federações estaduais esportivas. E no começo de fevereiro, a Secel deve iniciar a distribuição de um kit com material esportivo para os municípios.

Fonte: GOV MT

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Semana Estadual de Políticas sobre Drogas discute prevenção em escolas de Poconé e Livramento

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Justiça, e o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conesd-MT) realizam entre os dias 27 e 30 de junho a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas. Parte da programação será realizada nas escolas públicas dos municípios de Poconé e Nossa Senhora do Livramento.

A solenidade de abertura ocorre na próxima terça-feira (28.06), na Escola Estadual Bacharel Ribeiro de Arruda, em Poconé, com a presença de autoridades. No entanto, na segunda-feira (27.06), a Escola Estadual Professora Eucaris Nunes Cunha Morais, também em Poconé, contará com programação alusiva, com palestras e oficinas.

Já na quarta-feira (29.06) a programação ocorre no município de Nossa Senhora do Livramento, nas escolas Estadual Feliciano Galdino e Municipal Délia Galdino Duarte, finalizando o dia com ato público contra as drogas.

Entre a programação da semana estão previstas palestras sobre o uso do álcool e suas consequências, o fortalecimento da rede municipal no combate às drogas, além de bate papos com os alunos, oficinas para a confecção de cartazes e atos públicos educativos.

O evento conta com o apoio das duas prefeituras municipais, além da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT); das secretarias de Estado de Educação (Seduc-MT), de Saúde (SES-MT) e de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT); do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); da Federação das Comunidades Terapêuticas de Mato Grosso (FECT); das coordenadorias estaduais de Polícia Comunitária e do Rede Cidadã; da Polícia Judiciária Civil e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência(Proerd) da Polícia Militar de Mato Grosso.

Para ter acesso à programação completa, clique AQUI.

Mais informações: (65) 98435-7138.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MAIS LIDAS