MATO GROSSO
Samu atendeu uma média de 5,3 pessoas por hora em 2024

Em 2024, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou uma média de 5,3 atendimentos médicos por hora, chegando a 128,7 assistências pré-hospitalares por dia.
De acordo com os números do Samu, foram 47.009 atendimentos médicos prestados em 2024, um aumento de 3% em comparação com 2023, quando foram prestadas 45.490 assistências.
Cerca de 47% dos atendimentos prestados em 2024 foram por causas clínicas e 43% foram por causas externas, como acidentes de trânsito, tentativas de homicídios, quedas, acidentes com animais peçonhentos, acidentes por submersão e violência. Os demais atendimentos foram de origem psiquiátrica, obstétrica e pediátrica.
O Serviço busca oferecer assistência médica rápida para quem precisa de socorro em situação de urgência e emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica e entre outras.
“O Samu é um serviço integral, igualitário e universal garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O expressivo número de atendimentos demonstra a dedicação e experiência das equipes, que estão sempre dispostas a ajudar. O serviço está disponível para a população para aqueles que tiverem a necessidade de um atendimento médico de urgência”, explicou a coordenadora do Serviço, Silvana Kruger.
Em 2024, o Samu também registrou um aumento de 32% no número de chamadas consideradas trotes. Foram 3.427 acionamentos falsos contra 2.859, que foram registradas no ano de 2023.
“As chamadas, além de criminosas, dificultam a atuação do Samu para uma verdadeira ocorrência de urgência e emergência”, advertiu Silvana.
A estrutura do Samu do Estado dispõe de motolâncias, que chegam mais rápido ao local e prestam os primeiros socorros, estabilizando o paciente; de unidades básicas e avançadas para realizar atendimentos especializados, além de helicópteros, que atuam no transporte de pacientes e órgãos para transplantes.
O Samu é gratuito e fica disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, através do número 192.
Fonte: Governo MT – MT

MATO GROSSO
Empresários terão orientação sobre novo sistema de relatório do Prodeic em evento gratuito

Estão abertas as inscrições para o evento “Prodeic – Passo a passo para preencher o relatório de monitoramento”, que será realizado no plenarinho da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), na quarta-feira (19.2), às 16 horas. O evento é gratuito e será híbrido, com transmissão ao vivo pelo Youtube.
As inscrições podem ser feitas no endereço: https://www.sympla.com.br/evento/relatorio-de-monitoramento-do-prodeic-passo-a-passo-para-o-preenchimento/2832475?referrer=fiemt.ind.br
A proposta do evento é orientar e debater com os convidados o preenchimento correto das informações de entrega do relatório no novo modelo exigido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec), por meio do Sistema de Monitoramento de Benefício Fiscal (Simbef). A nova ferramenta foi estabelecida para simplificar o controle, centralizar informações e garantir mais transparência na gestão dos incentivos fiscais do Estado.
Os empresários que têm benefício fiscal em Mato Grosso têm até o dia 20 de fevereiro deste ano para entregar os relatórios anuais de monitoramento do Programa Estadual de Desenvolvimento e Industrial e Comercial (Prodeic), referente ao exercício de 2024.
O prazo vale também para quem tem incentivos fiscais por meio do Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Proder) e do Programa de Incentivo à Cultura do Algodão de Mato Grosso (Proalmat).
O evento terá a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, do secretário adjunto de Agronegócio e Investimentos, Anderson Lombardi, do presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC MT), Aloísio Rodrigues da Silva, e do presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Mato Grosso (Sescon MT), Marco Aurélio.
Novo sistema
Neste ano, a Sedec desenvolveu o Sistema de Monitoramento de Benefício Fiscal e as planilhas de dados, antes enviadas por email, agora são centralizadas pelo sistema, com os indicadores socioeconômicos, como a geração de emprego passam a chegar de forma mais acessível.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destaca que a plataforma é um marco na modernização da gestão dos incentivos fiscais concedidos pelo Estado.
“As isenções concedidas são essenciais, tornam a nossa econômica competitiva, resultam em investimentos no nosso Estado e fomentam a geração de empregos. Desta forma, a Sedec continuará garantindo, de modo eficiente, o uso correto das isenções”, afirma César Miranda.
Os produtores e empresários podem tirar dúvidas com a Sedec pelos telefones 3613-0070 e 3613-0080 ou pelo email dos programas: [email protected], [email protected], [email protected].
Fonte: Governo MT – MT
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