Policial
Rotam prende duas mulheres e apreende uma adolescente por furto em Várzea Grande
Policiais militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Metropolitanas (Rotam) prenderam duas mulheres, de 19 e 33 anos, e apreenderam uma adolescente de 16 anos pelos crimes de furto, formação de quadrilha e tráfico de drogas, na manhã desta terça-feira (25.01), em Várzea Grande.
Conforme o boletim de ocorrência, por volta de 10h50, a equipe da Rotam estava em patrulhamento pelo centro da cidade e foi acionada para verificar uma situação de furto em um estabelecimento comercial. Segundo a denúncia, o furto teria sido cometido por três mulheres que saíram do local em um veículo.
Com as informações recebidas, os policiais iniciaram diligências e realizaram abordagem a um carro Siena branco, com as mesmas características. De imediato, as suspeitas confessaram a realização do furto. Os diversos produtos subtraídos, sendo a maioria brinquedos, jogos de panelas e talheres, foram encontrados no interior do automóvel.
Ainda na abordagem, quatro porções de substância análoga à maconha foram localizadas com as suspeitas após revista realizada por uma policial feminina. Diante dos fatos, as duas mulheres e a adolescente foram encaminhadas para à Central de Flagrantes, assim como o material furtado, que foi recuperado pelo estabelecimento.

Policial
Polícia Civil inicia projeto Papo de Homem para Homem em Canarana

O município de Canarana passa a contar com o projeto “Papo de Homem para Homem”, da Polícia Civil, que tem como objetivo transformar vidas por meio do diálogo, da reflexão e do fortalecimento de valores essenciais, como respeito, empatia e responsabilidade.
A proposta é criar um espaço de escuta e conscientização, atuando diretamente na raiz de comportamentos que perpetuam a violência, oferecendo aos participantes a oportunidade de reconstruir suas trajetórias com base em novos padrões de convivência.
O projeto faz parte das ações de Polícia Comunitária e foi implementado em Canarana pelo delegado titular Flávio Leonardo Santana Silva, sendo executado pelo investigador Valdivino Vital.
As ações serão desenvolvidas por meio de encontros mensais, organizados pelo Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher e Vulneráveis de Canarana, com participação obrigatória dos homens inscritos, conforme decisões judiciais vinculadas a medidas protetivas de urgência.
O projeto em 2024
Em 2024, a Coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Civil de Mato Grosso encerrou as atividades do projeto “Papo de Homem pra Homem”, com 316 homens encaminhados para as atividades educativas pelas Varas Especializadas de Violência Doméstica e Familiar.
O coordenador de Polícia Comunitária, delegado Mário Dermeval, explica que as atividades do projeto colaboraram para que a incidência tenha sido zero em relação aos participantes, que passaram pelo curso.
“O projeto foi ampliado, após ser iniciado em 2014 na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Várzea Grande. Com a celebração de um termo de cooperação em 2022 entre a Polícia Civil e o Tribunal de Justiça, aqueles homens que são alvos de medidas protetivas passaram a ter a obrigatoriedade da presença, durante três dias, no grupo reflexivo”, explicou o delegado, acrescentando que a reincidência em violência doméstica é praticamente zerada entre os participantes.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Diversos6 dias ago
Flávia sanciona lei de cessão do “antigo Fórum” à Câmara de Vereadores
-
CUIABÁ4 dias ago
PL que proíbe
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Frente Parlamentar da Segurança Pessoal deverá ser prorrogada e recebe sugestões para projetos de lei
-
POLÍTICA MT4 dias ago
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Deputado critica burocracia na liberação do canabidiol pelo SUS
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Lei aprovada na ALMT cria programa para promover a participação das mulheres no setor cultural
-
Lucas do Rio Verde4 dias ago
Festa do Momento Mulher será nesta sexta-feira (14) com entrada e transporte gratuitos
-
POLÍTICA MT3 dias ago
População sofre os impactos do atraso nas obras do BRT e ALMT convoca secretário