65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

Policial

Raiva dos herbívoros acende alerta sanitário na divisa entre GO, MG e MS

Publicado em

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) emitiu um alerta sanitário a produtores do sudoeste goiano após a confirmação de dois casos de raiva dos herbívoros em Carneirinho, município de Minas Gerais que faz divisa direta com Goiás e Mato Grosso do Sul. Os registros da doença em uma vaca e uma ovelha reacenderam a preocupação com a possibilidade de disseminação do vírus por morcegos hematófagos na região fronteiriça, que abriga intensa atividade agropecuária.

A localidade mineira está situada às margens do Rio Paranaíba, a apenas 16 quilômetros de propriedades rurais goianas nos municípios de Itajá e Itarumã. Por conta da proximidade geográfica e do risco sanitário envolvido, a Agrodefesa atua em conjunto com as agências de defesa de Minas Gerais (IMA) e Mato Grosso do Sul (Iagro), promovendo ações coordenadas de monitoramento, prevenção e orientação aos pecuaristas locais.

Equipes das três agências realizaram uma transmissão conjunta ao vivo com informações técnicas sobre sintomas, medidas de controle e importância da vacinação. A principal preocupação é com a circulação do morcego Desmodus rotundus, principal transmissor do vírus da raiva entre herbívoros.

Segundo a Agrodefesa, já foram iniciadas ações de campo em áreas próximas ao Rio Paranaíba, com destaque para povoados como Olaria da Fumaça (em Itajá), onde há relatos de abrigos de morcegos. A captura desses animais e o controle populacional com uso de pasta anticoagulante fazem parte da estratégia prevista no Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH).

A orientação é para que produtores rurais comuniquem imediatamente qualquer suspeita da doença em animais ou presença de colônias de morcegos em locais como casas abandonadas, cisternas, cavernas e pontes. Tentar dispersar esses animais por conta própria pode espalhar ainda mais a população e dificultar o controle.

A vacinação anual continua sendo a medida mais eficaz contra a raiva e é obrigatória nos 119 municípios de Goiás considerados de alto risco. A atual etapa da campanha vai até 15 de junho. A Agrodefesa reforça que notificar suspeitas não gera punição ao produtor, mas permite ação rápida das autoridades, protegendo o rebanho e a saúde humana, já que a raiva é uma zoonose com alta letalidade.

Produtores que identificarem sintomas clínicos nos animais — como salivação excessiva, andar cambaleante, paralisia ou isolamento — devem procurar imediatamente a unidade local da Agrodefesa ou acionar o telefone 0800 646 1122.

Fonte: Pensar Agro

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Suspeito de render idosa com simulacro de arma de fogo é preso em flagrante pela Polícia Militar

Published

on

Equipes militares da 3ª Companhia Independente prenderam, na manhã desta terça-feira (18.11), um homem suspeito por invadir e tentar roubar a casa de uma idosa, de 65 anos, em Tangará da Serra (242 km de Cuiabá). As equipes o localizaram na zona rural do município e ainda apreenderam um simulacro de arma de fogo utilizado no crime.

Conforme o boletim de ocorrência, a vítima relatou que recebeu uma ligação do filho, dizendo que iria até a casa da mãe, no bairro Jardim Tangará II, para tomar um café. A vítima ressaltou que deixou o portão da casa destrancado e retornou para dentro.

Em dado momento, o suspeito invadiu o local e rendeu a mulher. O suspeito portava um simulacro de arma de fogo para coagir a vítima e a todo momento exigia quantias em dinheiro.

Neste momento, o filho da vítima chegou até o local e entrou em luta corporal com o indivíduo, que fugiu em uma bicicleta. Diante dos fatos, os policiais militares intensificaram o policiamento na região.

A partir das características do suspeito, o homem foi encontrado em uma área de zona rural. Ao ser abordado, as equipes apreenderam um simulacro, um aparelho celular e uma chave de fenda, além de outros pertences pessoais. O suspeito foi conduzido à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS