65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

MATO GROSSO

Projeto sobre vida e obra do ‘Rei do Lambadão’ é lançado em live show nesta quinta-feira (27)

Publicado em


‘Sua Majestade, Chico Gil’, que homenageia a vida e obra do músico conhecido como ‘rei do lambadão’, será lançado nesta quinta-feira (27.01) em live show realizada em Poconé, às 19h30.  O espetáculo será transmitido ao vivo pelo canal oficial do projeto no youtube, e contará com participação dos pioneiros do gênero musical Júnior Magrão e Zé Moraes.

“O Zé Moraes foi o cara que promoveu a fusão do rasqueado cuiabano com a lambada paraense e o carimbó; o Júnior foi quem aumentou o BPM [batidas por minuto] da bateria para o novo ritmo. Então, foram os dois juntos que formularam a composição do lambadão que conhecemos com Chico Gil”, explica a jornalista e mestre em Cultura Contemporânea, Lidiane Barros, proponente do projeto.

Os dois músicos também foram os responsáveis por incentivar Chico Gil, parceiros na banda Novo Espaço, a investir no lambadão.  “Foi pra eles que o Chico Gil apresentou suas primeiras composições ‘Morena Pequena’ e ‘Telefone’, assim como o hino ‘Ei, Amigo’”, explica Lidiane.

Selecionado no Edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, o projeto contempla também o lançamento de um livro de crônicas, um documentário e um site.

“Muito nos orgulha a iniciativa de contar essa história, com fatos até então desconhecidos, de uma figura que é a expressão máxima do lambadão, movimento de músicos aguerridos, que atuam de forma incansável pelo sustento de suas famílias e por amor ao movimento”, destaca o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Beto Dois a Um.

Chico Gil, o Rei do Lambadão

Com trajetória artística reconhecida pela periferia e Baixada Cuiabana, o cantor e compositor Chico Gil passou de garimpeiro a rei do lambadão, deixando seu nome na história da cultura mato-grossense ao popularizar o ritmo.

“Sua paixão pela música e suas iniciativas ajudaram a projetar uma nova indústria fonográfica da música popular, calcada em sistemas não-oficiais de produção e comércio, em pleno solo mato-grossense. Assim nascia o movimento do lambadão”, destaca Lidiane.

Em menos de uma década, o cantor e letrista lançou três álbuns, realizou shows e estabeleceu padrões artísticos. Chico Gil nasceu em Poconé, no ano de 1957, e morreu em um trágico acidente de carro quando viajava para apresentações no interior, em 2000.

Serviço

Lançamento: Sua Majestade, Chico Gil

Data: 27 de janeiro de 2022 (quinta-feira), às 19h30

Local: Canal do Youtube

Mais informações: InstagramFacebook

(Com informações da assessoria)

Fonte: GOV MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MATO GROSSO

Sesp encerra o ano com mais de 1,1 mil crianças e adolescentes atendidos no programa Rede Cidadã

Published

on

O Programa Rede Cidadã, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), atendeu 1.116 crianças e adolescentes em 2024. O programa desenvolve projetos e ações educacionais e esportivas para estudantes entre oito e 18 anos em vulnerabilidade, ou seja, que apresentam algum fator de risco social, como evasão escolar, pais cumprindo pena de privação de liberdade ou violência doméstica.

As atividades são realizadas em contraturno escolar, com o objetivo de prevenir a criminalidade e promover oportunidades futuras entre os participantes.

Neste ano, foram oferecidas atividades culturais como aulas de violão, teclado, artes, pintura em tela, coral e desenho. Além disso, práticas esportivas como taekwondo, futebol, handebol, karatê, futsal, vôlei e jiu-jitsu. Também foram ofertadas capacitações de informática básica e avançada e de auxiliar administrativo.

Crianças e adolescentes do programa participaram de seis campeonatos esportivos nos quais mais de 50 atletas conquistaram 59 medalhas. Entre as competições estavam os Campeonatos Estaduais de Jiu-jitsu e Taekwondo, além de um amistoso de futsal. O programa também foi representado em um evento cultural de dança, em que 11 alunas ganharam um troféu.

As ações são realizadas nos quatro polos do programa, sendo eles em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Nova Olímpia, e os participantes podem se matricular em mais de um projeto no mesmo período de tempo, de acordo com a disponibilidade.

O programa também acolhe os familiares dos alunos, atendendo cerca de 16.050 pessoas em 2024. Eles participam de ações como palestras e serviços aplicados pelo Rede Cidadã.

“Neste ano, em especial, estivemos mais presentes na vida de cada um de nossos alunos como uma família. Tivemos a oportunidade de recebê-los mais vezes durante a semana e com melhorias na qualidade do atendimento. Com os profissionais gabaritados que compõem nosso time, a qualidade da merenda ofertada e até o material de apoio utilizado pelo professor, impactamos muito no crescimento pessoal em cada um de nossos alunos, o que é motivo de enorme satisfação para nós”, afirmou a coordenadora do programa, Wilma Wellen Camilo Fernandes.

Na última quinta-feira (28.11), o programa iniciou as atividades de comemoração de fim de ano, com o recital de encerramento. Neste sábado (30) foi realizado um torneio de futebol e na próxima quarta-feira (04.12) ocorrerá a confraternização dos profissionais que trabalham no programa.

*Sob supervisão de Alecy Alves

Fonte: Governo MT – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS