MATO GROSSO
Projeto lança cartilha sobre produção sustentável de cacau em Mato Grosso

Está disponível para download e consulta uma cartilha sobre o uso de sistemas agroflorestais (SAF) para produção de cacau. O documento é um guia para o cultivo integrado de floresta em pé com demais atividades agrícolas, prática que traz ganhos para o meio ambiente e para os pequenos produtores, que podem ter renda extra com a diversidade de produção.
A cartilha “Sistemas Agroflorestais Manejados com Cacau” foi lançada dentro do projeto “Sistemas Agroflorestais manejados participativamente com tecnologias agroecológicas”, que é coordenado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e apoiado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), pela Prefeitura de Aripuanã e pelo programa REDD Early Movers (REM MT).
A cartilha, conforme explica o coordenador de Pesquisa da Empaer e do projeto, engenheiro agrônomo Fabrício Tomaz Ramos, foi construída com base na experiência vivida durante o projeto, que começou em 2021, e já beneficiou cerca de 80 pequenos produtores na região de Aripuanã.
“Coloquei no projeto que entregaria um registro do que foi feito, com depoimentos das famílias. Então, nasceu a cartilha, que tem orientações de como usar o sistema agroflorestal de maneira correta e de forma didática para o produtor que tenha interesse em replicar o sistema agroflorestal validado”, destaca Fabrício.
No sistema agroflorestal, duas ou mais culturas são plantadas na mesma área, sendo que uma delas é a de árvore em pé. No caso do projeto, a cultura escolhida foi o cacau. Enquanto as mudas plantadas crescem, outras culturas geram renda aos pequenos produtores, como, por exemplo, banana (que também serve de sombra para o cacau), melancia e mandioca.
“Dessa forma, enquanto o cacau não começa a dar frutos, os produtores conseguem gerar renda escalonada ao longo do ano com o que cada um tem vocação de produzir. Os sistemas agroflorestais são capazes de incluir toda a família e gerar uma renda muito significativa e, o melhor, de maneira totalmente sustentável”, ressalta Fabrício.
Na cartilha, é possível conhecer algumas das experiências dos participantes, além de ter os contatos do coordenador do projeto para quem quiser conhecer mais sobre as atividades em Aripuanã ou sobre os sistemas agroflorestais.
Para acessar a cartinha, clique aqui.
Fonte: Governo MT – MT

MATO GROSSO
Bombeiros militares extinguem incêndio em apartamento em nova Mutum

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta terça-feira (18.3), um incêndio em um apartamento de um prédio localizado no bairro Belo Vista, em Nova Mutum ( a 244,3 km de Cuiabá). Ninguém ficou ferido.
A equipe da 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (5ªCIBM) foi acionada por volta das 6h25, após um chamado de vizinhos do apartamento. Imediatamente, duas viaturas foram enviadas para o atendimento da ocorrência.
No local, os bombeiros constataram que o incêndio estava concentrado em um apartamento no 4º andar, e que sua causa provável foi um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado. Como havia um sofá logo abaixo do equipamento, as chamas se propagaram rapidamente, gerando uma grande quantidade de fumaça.
Os militares iniciaram imediatamente o combate direto às chamas, dando continuidade ao trabalho dos vizinhos, que haviam utilizado extintores para tentar conter a propagação do fogo no início. A ação coordenada possibilitou a extinção rápida do incêndio.
Além do combate às chamas, os bombeiros prestaram atendimento ao morador do apartamento, que estava dormindo e acordou devido à fumaça. Ele foi atendido no local e, devido à inalação de fumaça, foi encaminhado ao hospital para receber os devidos cuidados médicos.
Fonte: Governo MT – MT
-
CUIABÁ6 dias ago
PL que proíbe
-
POLÍTICA MT6 dias ago
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Deputado critica burocracia na liberação do canabidiol pelo SUS
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias ago
Câmara pode votar projeto que inclui na Lei Maria da Penha punição em caso de aproximação consensual do agressor
-
Lucas do Rio Verde6 dias ago
Festa do Momento Mulher será nesta sexta-feira (14) com entrada e transporte gratuitos
-
POLÍTICA MT5 dias ago
População sofre os impactos do atraso nas obras do BRT e ALMT convoca secretário
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Deputado alerta sobre restrição do uso de áreas na região do Araguaia
-
CUIABÁ4 dias ago
Prefeito vistoria obra de pavimentação e drenagem no bairro Três Poderes