65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

TCE MT

Programa Vida Leve garante mais saúde a servidores a partir de acompanhamento multidisciplinar

Publicado em

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
O programa foi encerrado no último dia 10 e trouxe melhorias consideráveis a servidores que apresentavam quadros como obesidade, diabetes, colesterol alto e hipertensão.

O projeto Vida Leve, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), demonstrou o impacto das pequenas mudanças na construção de uma vida plena e saudável. Realizado pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), o programa foi encerrado no último dia 10 e trouxe melhorias consideráveis a servidores que apresentavam quadros como obesidade, diabetes, colesterol alto e hipertensão. 

É o caso de Josiele do Espírito Santo, que driblou a correria do dia a dia e substituiu uma série de hábitos. “A reeducação alimentar foi a parte mais difícil, principalmente por conta dessa correria do dia a dia, que faz com que a gente acabe escolhendo as opções mais fáceis, mas que nem sempre são as mais saudáveis.” 

A participante, que obteve os melhores resultados do programa e perdeu 6kg e 17 cm de circunferência abdominal ao longo dos últimos meses, destacou que o apoio da equipe multidisciplinar foi fundamental no processo. “Eu tinha muita dependência do açúcar, mas hoje já não consigo mais consumir. Para mim, isso foi uma grande vitória, pois me ajudou a controlar a ansiedade e a melhorar minha qualidade de vida”, relatou. 

De acordo com a coordenadora do NQVT, Estela Biancardi, mais do que a perda de peso, o programa priorizou o bem-estar por completo. Assim, a partir do acompanhamento individualizado, o Vida Leve garantiu suporte nutricional, físico e psicológico aos servidores desde agosto. “Os resultados mostram que a metodologia aplicada foi eficaz, com avanços concretos na saúde.” 

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
A participante Josiele do Espírito Santo obteve os melhores resultados do programa.

O trabalho considerou resultados de exames laboratoriais obtidos em maio, durante a Semana da Saúde, quando foram oferecidos serviços como pesagem e rastreamento de sedentarismo, dentre outros. À época, foi detectado, por exemplo, que 46% dos participantes estavam com sobrepeso, enquanto outros 21% apresentavam quadro de obesidade grau I, 21% obesidade grau II e 6% obesidade grau III. 

Agora, diante do progresso constatado, Estela adiantou que para 2025 a iniciativa será ampliada. “Realizamos uma mobilização inicial, convidando os servidores a participarem, e acompanhamos aqueles que apresentavam alterações nos exames. Dos 54 participantes que iniciaram o projeto, 30 permaneceram até o final, o que é um sucesso”, completou.  

Nos últimos meses, os participantes foram orientados para a prática de atividades físicas, receberam sugestões de cardápio e tiveram o histórico clínico analisado. A proposta, segundo a nutricionista Luiza Pinheiro Miranda, foi garantir atendimento individualizado, respeitando as condições de saúde e as particularidades de cada um. 

Neste contexto, Luiza também reforçou que as mudanças são graduais e parabenizou o esforço dos participantes. “Foi gratificante acompanhar a dedicação de todos e ver como cada pequena mudança se transformou em grandes conquistas. Agora, queremos conscientizar mais servidores sobre os benefícios que isso traz para o trabalho, como mais disposição, melhor sono e maior vitalidade”, concluiu.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TCE MT

TCE-MT firma parceria com Câmara de Cuiabá para capacitação e fortalecimento da gestão pública

Published

on

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Objetivo do TCE-MT é garantir capacitação constante sobre temas como gestão pública e legislação. Clique aqui para ampliar

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, reafirmou o papel orientador da instituição ao receber, nesta quarta-feira (22), a presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Paula Calil. Durante a visita técnica, a capacitação foi apontada como principal estratégia para aumentar a eficiência do Legislativo e garantir a entrega de serviços de qualidade à sociedade.

Na ocasião, Sérgio Ricardo destacou o compromisso do TCE com a Câmara e com os 142 municípios. “O Tribunal é hoje uma instituição orientativa. Nosso objetivo é que o gestor possa, com recurso que tiver, produzir muito. Estamos à disposição da Câmara, iniciando hoje uma parceria grandiosa na qual quem ganha é a sociedade cuiabana.”

O presidente lembrou que ao longo de 2025 o Tribunal oferecerá uma série de qualificações, começando pelo Encontro Mato-grossense de Municípios, que nos dias 18 e 19 de fevereiro vai reunir prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, servidores e técnicos das prefeituras em um amplo fórum de debates sobre gestão pública.

“Estamos cada vez mais preparados para possibilitar que o gestor consiga aprender rápido, melhorar rápido e se aperfeiçoar o mais rápido possível, para que no final do ano todas as contas possam ser aprovadas. Quando conseguirmos isso, é porque tudo deu certo e quem ganha é a população”, destacou o presidente.

Para Paula, este viés orientativo será fundamental para o Parlamento. “Nós precisamos de capacitação e o TCE está à frente nesse quesito, porque ele é fiscalizador, mas também oferece qualificação aos gestores e é isso que viemos buscar. O que queremos é fazer o melhor e da maneira mais correta possível.”

Ela, que é a primeira mulher presidente da Câmara de Cuiabá, destacou a relevância deste intercâmbio para seu primeiro mandato, considerando principalmente a atuação do Legislativo na fiscalização do Executivo. “É muito importante fortalecermos esse relacionamento, a Câmara tem muito a ganhar ao ter o Tribunal como parceiro.”

Encontro Mato-grossense de Municípios

Promovido pelo TCE-MT e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o encontro contará com painéis conduzidos por especialistas em áreas estratégicas, como educação, assistência social, meio ambiente, agricultura familiar, gestão fiscal, saúde, saneamento básico, entre outras. Clique aqui e confira a programação completa.

Estão confirmados nomes como o do ex-presidente da República, Michel Temer, do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes, do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski e do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, entre outros.

Segundo Sérgio Ricardo, além de garantir a possibilidade de atualização sobre temas como gestão pública e legislação, ao longo do evento os administradores identificarão problemas e soluções comuns a todos. “É sobre como gerenciar melhor o estado, cada município com suas desigualdades, suas necessidades e suas possibilidades”, concluiu.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS