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Procon Municipal alerta para golpe com reconhecimento facial em fraudes bancárias

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“Os criminosos estão cada vez mais sofisticados e se aproveitam da vulnerabilidade das pessoas para cometer esse tipo de crime”

O Procon Municipal de Várzea Grande, órgão vinculado à Procuradoria Municipal, recebeu uma denúncia alarmante de fraude financeira envolvendo o uso indevido de reconhecimento facial para abertura de conta bancária e realização de empréstimos. O caso expõe a audácia dos criminosos e serve como um alerta para que a população fique atenta a novos formatos de golpes.

A vítima, cuja identidade foi preservada, registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande após perceber que havia sido enganada. “Conforme a vítima nos contou, o golpe começou com uma ligação telefônica informando que seu CPF havia sido contemplado com um auxílio governamental, incluindo o recebimento de uma cesta básica mensal. Durante a conversa, os golpistas solicitaram o endereço da vítima, que, acreditando na veracidade da ação, forneceu a informação”, contou a coordenadora do Procon Municipal, Carolina Moreira.

Como relatado em boletim de Ocorrência, “pouco tempo depois, três indivíduos chegaram à residência da vítima em um veículo modelo Gol, alegando serem representantes de uma ONG vinculada ao governo. Eles solicitaram documentos pessoais e realizaram o reconhecimento facial, alegando ser um procedimento necessário para confirmação do suposto benefício. Sem o conhecimento da vítima, abriram uma conta em instituição bancária e realizaram movimentações financeiras fraudulentas”.

Dias depois, a vítima descobriu que um empréstimo no valor de R$ 26.779,82 havia sido feito em seu nome. Do montante, aproximadamente R$ 11 mil foram transferidos via PIX para contas de terceiros, presumivelmente os golpistas. Felizmente, a vítima conseguiu bloquear cerca de R$ 16 mil, que está retido até a resolução do caso.

A coordenadora do Procon Municipal, Carolina Moreira, destacou a gravidade da fraude e alertou a população: “Os criminosos estão cada vez mais sofisticados e se aproveitam da vulnerabilidade das pessoas para cometer esse tipo de crime. É fundamental que a população desconfie de ofertas de benefícios por telefone e nunca forneça dados pessoais ou faça reconhecimento facial fora dos canais oficiais dos bancos”.

O Procon Municipal de Várzea Grande recebeu a reclamação da vítima contra o banco em questão, apontando negligência na verificação dos dados antes da abertura da conta.

Para Carolina Moreira, “as instituições financeiras têm responsabilidade sobre a segurança dos consumidores e precisam aprimorar seus protocolos para evitar esse tipo de golpe”. E completou: “a população deve ficar atenta a qualquer tentativa de solicitação de informações pessoais por telefone ou presencialmente, especialmente quando envolvem promessas de auxílios financeiros. Caso desconfie de alguma situação, a recomendação é buscar os canais oficiais dos bancos e órgãos públicos e registrar ocorrência imediatamente”, orienta a coordenadora.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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Gerentes das UBS recebem capacitação sobre acompanhamento de exames laboratoriais

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Ao entender como o sistema funciona e como otimizar os fluxos, as unidades podem ofertar mais agilidade no atendimento aos pacientes. Essa é mais uma etapa da formação continuada que vem sendo ofertada pela nova gestão municipal

Visando otimizar os processos internos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Várzea Grande e garantir mais agilidade e eficiência no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Superintendência da Atenção Primária realizou, na semana passada, um dia de capacitação voltado aos gerentes das unidades com foco na qualificação do acompanhamento das solicitações de exames laboratoriais via SISREG (Sistema de Regulação).

Para Márcio Frederico de Arruda, superintendente da Atenção Primária, o encontro buscou qualificar os profissionais quanto aos processos de trabalho desenvolvidos na Atenção Primária, fortalecer os fluxos de trabalho da rede e dar mais agilidade nos processos de atendimento. “A capacitação foi voltada às estratégias do sistema de regulação para melhorar o monitoramento das solicitações de exames laboratoriais e a qualificação do processo. Com isso, os profissionais são capacitados a entender como o sistema funciona e como otimizar os fluxos, trazendo mais agilidade aos usuários”, destacou o superintendente.

Para a gerente da UBS Cabo Michel, Nillyanne Oliveira, a capacitação representa um avanço significativo no dia a dia das unidades. “Esse tipo de treinamento nos ajuda a repassar as informações para toda a equipe e, assim, orientar melhor os usuários. Quando a gente trabalha em equipe, o resultado vem com excelência. Toda capacitação contribui para o aprimoramento do funcionamento do sistema de saúde”, avaliou.

A nova dinâmica do sistema traz mais celeridade e autonomia para a unidade de saúde no que diz respeito aos pedidos e cancelamentos dos exames laboratoriais e é vista com bons olhos pela gerente da UBS Parque do Lago, Rosália Fátima da Silva. “A mudança no sistema e o novo acompanhamento das solicitações de exames laboratoriais vão proporcionar mais autonomia às unidades de saúde, o que permitirá uma maior agilidade no atendimento ao paciente”, acredita.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou que iniciativas como essas contribuem diretamente para a qualidade da assistência prestada à população. “A melhoria da qualidade na assistência prestada aos nossos usuários começa pela organização da nossa rede de serviços. É isso que estamos fazendo: exercendo nosso papel orientativo e de acompanhamento”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde segue investindo na formação continuada das equipes da atenção primária, promovendo encontros técnicos e capacitações com o foco na humanização e na eficiência dos serviços ofertados à população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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