Diversos
Primeira etapa da limpeza na ETA III é concluída com sucesso
A equipe técnica realizou a limpeza do primeiro dos seis módulos da estação. Nos próximos dias a manutenção será realizada nos demais
A manutenção no primeiro módulo da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cristo Rei, que enfrenta problemas desde o rompimento de um retentor no bombeador em 2024, foi concluída com sucesso. Após a limpeza profunda utilizando produtos químicos formulados especialmente para remover o óleo impregnado nas membranas, o módulo voltou a operar com sua capacidade total, marcando um passo significativo para a recuperação da ETA.
A situação na ETA III começou com a obstrução dos pequenos poros das membranas de ultrafiltração, essenciais para o processo de purificação. Quando o óleo se infiltrou na água captada, esses poros foram bloqueados, aumentando a pressão necessária para a passagem da água. Como medida de proteção, o sistema da ETA reduziu automaticamente a vazão, limitando sua capacidade de produção para cerca de 50% do normal.
As limpezas de rotina realizadas anteriormente na ETA eram eficazes contra as sujidades comuns, mas não conseguiam remover o óleo incrustado nas membranas. A limpeza atual, conduzida com o acompanhamento de especialistas, seguiu protocolos rigorosos para garantir resultados eficazes.
“Agora, o primeiro módulo está operando em plena capacidade, e isso representa um marco importante. Seguiremos para os próximos módulos, aplicando os aprendizados desta primeira etapa e com a presença do fornecedor das membranas, o que trará ainda mais ajustes e eficiência ao processo”, destacou Bruno Rossi, o engenheiro responsável pelo acompanhamento.
Essa operação foi acompanhada de perto tanto pela empresa fabricante das membranas, quanto pela empresa contratada para fornecer os produtos químicos. A próxima fase do trabalho promete ser mais ágil, já que os protocolos estão definidos e o aprendizado do primeiro módulo será aplicado nos demais.
A ETA Cristo Rei continua a operar enquanto a limpeza é realizada, mas a recuperação total da capacidade de produção depende da conclusão desse trabalho. O DAE segue empenhado em resolver o problema o mais rápido possível e pede a colaboração da população no uso consciente da água.
Diversos
Gerentes das UBS recebem capacitação sobre acompanhamento de exames laboratoriais
Ao entender como o sistema funciona e como otimizar os fluxos, as unidades podem ofertar mais agilidade no atendimento aos pacientes. Essa é mais uma etapa da formação continuada que vem sendo ofertada pela nova gestão municipal
Visando otimizar os processos internos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Várzea Grande e garantir mais agilidade e eficiência no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Superintendência da Atenção Primária realizou, na semana passada, um dia de capacitação voltado aos gerentes das unidades com foco na qualificação do acompanhamento das solicitações de exames laboratoriais via SISREG (Sistema de Regulação).
Para Márcio Frederico de Arruda, superintendente da Atenção Primária, o encontro buscou qualificar os profissionais quanto aos processos de trabalho desenvolvidos na Atenção Primária, fortalecer os fluxos de trabalho da rede e dar mais agilidade nos processos de atendimento. “A capacitação foi voltada às estratégias do sistema de regulação para melhorar o monitoramento das solicitações de exames laboratoriais e a qualificação do processo. Com isso, os profissionais são capacitados a entender como o sistema funciona e como otimizar os fluxos, trazendo mais agilidade aos usuários”, destacou o superintendente.
Para a gerente da UBS Cabo Michel, Nillyanne Oliveira, a capacitação representa um avanço significativo no dia a dia das unidades. “Esse tipo de treinamento nos ajuda a repassar as informações para toda a equipe e, assim, orientar melhor os usuários. Quando a gente trabalha em equipe, o resultado vem com excelência. Toda capacitação contribui para o aprimoramento do funcionamento do sistema de saúde”, avaliou.
A nova dinâmica do sistema traz mais celeridade e autonomia para a unidade de saúde no que diz respeito aos pedidos e cancelamentos dos exames laboratoriais e é vista com bons olhos pela gerente da UBS Parque do Lago, Rosália Fátima da Silva. “A mudança no sistema e o novo acompanhamento das solicitações de exames laboratoriais vão proporcionar mais autonomia às unidades de saúde, o que permitirá uma maior agilidade no atendimento ao paciente”, acredita.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou que iniciativas como essas contribuem diretamente para a qualidade da assistência prestada à população. “A melhoria da qualidade na assistência prestada aos nossos usuários começa pela organização da nossa rede de serviços. É isso que estamos fazendo: exercendo nosso papel orientativo e de acompanhamento”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde segue investindo na formação continuada das equipes da atenção primária, promovendo encontros técnicos e capacitações com o foco na humanização e na eficiência dos serviços ofertados à população.
-
Esportes6 dias agoOscar é hospitalizado com alterações cardiológicas detectadas em exames
-
Esportes6 dias agoAncelotti comanda primeiro treino completo da Seleção Brasileira visando amistosos na Europa
-
POLÍTICA MT3 dias agoApós indicações, Diego Guimaraes participa de entregas do governo
-
POLÍTICA MT3 dias agoMax Russi destaca avanços na agricultura familiar, educação e gestão municipal durante entrega de investimentos do governo de MT
-
POLÍTICA MT3 dias agoLúdio destaca insegurança e questiona Bombeiros e Prefeitura sobre licenças concedidas a eventos no Parque Novo Mato Grosso
-
Lucas do Rio Verde5 dias agoLixo tem lugar certo: Saae reforça campanha de separação correta de resíduos com moradores de Lucas do Rio Verde
-
POLÍTICA MT5 dias agoDeputados aprovam em primeira discussão PL que altera o programa Ser Família Habitação
-
POLÍTICA MT5 dias agoAudiência pública valida Carta do Pantanal à COP 30 e reforça compromisso global com a preservação do bioma
