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Prefeitura intensifica ações no acolhimento aos indígenas Warao

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A Prefeitura de Cuiabá intensificou as ações de atendimento aos indígenas da etnia Warao, migrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade. Acompanhados por uma comitiva técnica, liderada pelo secretário interino de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Willian Leite de Campos, representantes de diversas pastas municipais visitaram o albergue no início do mês para avaliar in loco as necessidades do espaço da Unidade de Acolhimento Municipal para Adultos “Manuel Miraglia”.

Estiveram presentes a secretária de Regularização Fundiária, Michelle Almeida Dreher Alves; a secretária de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio; e o coronel Alessandro Borges, da Defesa Civil de Cuiabá. Durante a visita, o secretário Willian Leite conversou diretamente com lideranças indígenas e determinou readequações imediatas no local, com foco em limpeza, organização, alimentação e atenção especial às crianças.

Entre as medidas anunciadas, está a criação de atividades em contraturno escolar para crianças já matriculadas na rede municipal, como forma de protegê-las da exposição nas ruas. A gestão também busca parcerias com o setor privado e entidades sociais para oferecer oportunidades de emprego aos adultos, com o objetivo de garantir que a permanência no abrigo seja provisória e destinada apenas a casos extremos.

“O município de Cuiabá não vai aceitar que crianças sejam expostas à mendicância nas ruas, como infelizmente temos visto, especialmente entre famílias venezuelanas indígenas”, afirmou o interino de Assistência Social. “Vamos intensificar a fiscalização e pedimos o apoio dessas comunidades para que não utilizem crianças como forma de apelo por esmola”, concluiu.

Atualmente, o município acompanha 69 famílias Warao, totalizando 275 pessoas, das quais 68 estão incluídas no Cadastro Único e recebem benefícios sociais como o Bolsa Família e o BPC. Segundo resposta da Secretaria Municipal de Assistência Social à imprensa, os Warao têm acesso a programas como o Criança Feliz, PAIF e acolhimento institucional, além de ações para emissão de documentos, atualização cadastral e encaminhamentos para redes de apoio.

A Prefeitura reforça que, apesar dos desafios enfrentados, a gestão está empenhada em buscar soluções concretas para garantir dignidade e integração das famílias indígenas à sociedade cuiabana.

#PraCegoVer

Na imagem principal o secretario Willian aperta a mão de um dos venezuelanos representantes da etinia Warao, que estão abrigados no albergue municipal. Ao seu lado está a secretaria de Saúde, Lúcia Helena e outros membros da equipe municipal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Prefeitura dá 30 dias para empresa regularizar coleta de lixo

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O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, notificou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (21), os representantes da empresa Locar, responsável pela coleta de lixo na capital, dando um prazo de 30 dias para que regularize os serviços prestados à população. A notificação foi feita durante reunião na sede da Prefeitura e está embasada em inúmeras reclamações de moradores, além de dados georreferenciados que apontam falhas graves na cobertura da coleta.

Foram apresentados mapas que mostram a ausência total de coleta em diversos bairros da capital. “Tivemos uma reunião agora com a empresa Locar. Ela foi notificada e através de uma reunião produtiva apresentamos os mapas de observação, apresentamos as fotos, as reclamações da população e cobramos uma solução disso. O contrato é um contrato recente, foi feito em novembro do ano passado, então não é um contrato fácil de romper. Mas a empresa se comprometeu. Se em 30 dias ela não melhorar o serviço, agora oficialmente, documentalmente, a gente vai iniciar um processo de rompimento bilateral do contrato.”, afirmou o prefeito.

O secretário da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Felippe Wellaton, reforçou a gravidade da situação: “há áreas inteiras da cidade sem coleta há dias. A georreferenciação não deixa dúvidas sobre os pontos críticos. A cobrança é técnica, baseada em evidências concretas”.

O prefeito também fez um apelo para que a população continue registrando reclamações, uma vez que elas servirão de base para a fiscalização do cumprimento do prazo. “É importante que você continue cobrando. A empresa foi oficialmente notificada e, se não cumprir, vamos romper o contrato dentro da legalidade”, garantiu.

O compromisso foi formalizado por meio de um ofício assinado nesta quarta-feira. No documento, a empresa Locar reconhece os problemas na prestação do serviço e se compromete a adotar todas as providências necessárias para restabelecer a eficiência da coleta. O não cumprimento do termo no prazo estipulado poderá resultar na abertura de processo para rescisão do contrato, conforme prevê a cláusula 19 do Contrato nº 448/2024, firmado com a Limpurb.

#PraCegoVer

A imagem principal mostra Abilio ao centro de sua mesa de reuniões ao lado do secretário Fellipe e do representante da empresa Locar. O prefeito apresenta a notificação e explicar sobre o prazo acordado para resolução do problemas na coleta do lixo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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