65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

Sorriso

Prefeitura de Sorriso entrega um moderno Centro Histórico-Cul…

Publicados

Sorriso

A noite de segunda-feira (1º de agosto) foi de festa para os sorrisenses, ocasião em que a Prefeitura de Sorriso inaugura o primeiro museu da cidade, – o Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser -, localizado na Praça da Juventude.

Dotado de uma arquitetura moderna e com amplos espaços, o local foi pensado para preservar e contar a história de Sorriso, no espaço histórico que leva o nome do pioneiro Darci Luiz Sganderla. O espaço cultural, destinado ao artesanato, homenageia a artesã Marílha Picolli. Tudo projetado, nos mínimos detalhes pelo arquiteto sorrisense, Ernani Guimarães. São dois espaços que se completam que tem o objetivo de promover a preservação do patrimônio histórico do Município e da região – por meio do resgate e organização documental do acervo memorial existente – o Centro Histórico-Cultural é um espaço dinâmico e interativo, de incentivo à produção cultural.

O pioneiro e idealizador do projeto, Eugênio Ernesto Destri, autor do livro que, através de fotografias, conta a saga dos pioneiros, com destaque às famílias que chegaram ao município, nas décadas de 70 e 80 e enfrentaram toda sorte de adversidades, cedeu o acervo que compõem a mostra “Sorriso ontem, Sorriso hoje”. Outra exposição fotográfica “Encantos da Nossa Terra – Sorriso para o mundo”, com as 40 fotografias premiadas nos temas “Natureza”, “Pontos Turísticos” e “Desenvolvimento Econômico”, completa as exposições permanentes.

Durante a cerimônia de inauguração, Eugenio Destri, disse que seguiu o conselho, de uma pessoa muito querida, de não deixar a história de Sorriso no ‘achismo’, passando a guardar as fotografias que poderiam lembrar a transformação do cerrado em povoado. Com o apoio da esposa Vera Lucia, das filhas e dos pioneiros foi possível lançar o livro.   Depois, era preciso um espaço para que todo esse material não se perdesse e foi na Prefeitura que encontrou respaldo para a construção desse espaço. “Dessa maneira, foi possível a realização de um sonho e hoje inauguramos essa obra que fica à disposição de todos, para ser utilizada nas pesquisas escolares, nas visitações das pessoas que vierem a Sorriso” Disse agradecido.

A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler, esteve nesse projeto desde a sua idealização. Ela lembrou o início do projeto, destacando o trabalho, em conjunto, com a participação dos poderes legislativo, executivo e judiciário. “Aqui, além de realizar o sonho dos pioneiros está eternizada a história de Sorriso. Tudo foi preparado com dedicação e carinho dos servidores envolvidos nesse projeto e cuidaram de cada detalhe para que as pessoas que aqui vierem possam ouvir, vivenciar e presenciar as histórias contadas pelos nossos pioneiros”, comentou.

O prefeito, Ari Lafin, discursou sobre a importância da união em prol de uma causa, enfatizando o trabalho de todos a partir dos colonizadores e pioneiros que por ter acreditado, sonhado e realizado. Aqui chegaram, nas décadas de 70, 80 e 90 e, com muito trabalho, implantaram no meio do cerrado, uma nova cidade. “O espaço que hoje inauguramos representa, além do início da nossa história, também o presente. Nosso compromisso, enquanto gestores do município e sociedade organizada, é pensar no futuro garantindo que o desenvolvimento chegue a todos. Vamos continuar trabalhando, buscando novas oportunidades para a economia local, valorizando nosso maior patrimônio que é o nosso povo”, pontuou

Para Maria Amélia de Souza Rossi professora, historiadora e coordenadora do Centro Histórico de Sorriso, a inauguração desse espaço tem o propósito de guardar a história de Sorriso e representa a realização de um sonho. “Quando cheguei em Sorriso fiquei maravilhada por encontrar uma história acontecendo, com as fontes vivas. Logo pensei: temos que, num futuro próximo, criar um espaço que além de eternizar a história dos pioneiros futuramente registrar nossa raízes sorrisense”, coloca.

Horário de atendimento:
Inicialmente o atendimento ao público será das 8h às 17h sem interrupção. Posteriormente, de acordo com a procura, a intenção é abrir nos finais de semana, no final da tarde. No local o ingresso é livre e gratuito para os sorrisense e visitantes.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sorriso

Moto Clube Sorriso realizou a 6ª etapa do Campeonato Mato-gro…

Publicados

em

No final de semana (6 e 7 de agosto), a pista do Motódromo Vale do Teles Pires sediou a 6ª etapa do Campeonato Mato-grossense de Motocross 2022. Um evento realizado pelo Moto Clube Sorriso que contou com mais de 200 pilotos de todo o estado, bem como do Pará e Bolívia.

A etapa foi disputada em 16 categorias: MX 50cc; 65cc; juvenil; feminina; novatos nacional; open nacional; força livre nacional; enduro nacional; enduro importada; novas importada; intermediária importada; 4 light importada; e 4,3, 2 e 1 importada.

O sorrisense, William Nascimento, com a melhor volta 00:01:31.161 sagrou-se campeão, na categoria intermediaria importada.

Como atração o freestyle Joaninha, recuperado de sério acidente, retornou aos shows e fez uma super apresentação.

O evento contou com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel)

Confira, em anexo, os resultados de cada categoria.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue lendo

MAIS LIDAS