CUIABÁ
Prefeitura avalia adesão ao mercado livre de energia elétrica

O secretário municipal de Economia, Marcelo Bussiki, recebeu, nesta semana, uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para discutir a possibilidade de a Prefeitura de Cuiabá aderir ao mercado livre de energia.
Isso permitiria, por exemplo, que as unidades consumidoras do município contratassem energia diretamente com geradores e comercializadores, eliminando a dependência exclusiva de uma concessionária. Um estudo técnico já está sendo conduzido pela Prefeitura. Caso a viabilidade seja confirmada, será lançada uma licitação para contratação de uma empresa privada para fornecimento do serviço.
O mercado livre de energia permite ao consumidor escolher o fornecedor, o tempo de contrato, o preço e até o tipo de energia, incluindo fontes renováveis, como a solar.
“A gestão do prefeito Abilio Brunini é adepta de políticas que resultem em economicidade, visando manter recursos em caixa para atender às demandas sociais. A compra de energia elétrica em ambiente de contratação livre significa economia para a administração pública, pois permite preços mais baixos para o consumo das unidades”, destaca o secretário Marcelo Bussiki.
A secretária adjunta de Planejamento e Gestão, Karol Martimiano, ressaltou a importância da adesão ao mercado livre de energia pela administração pública. “É uma política inovadora que trouxe resultados positivos ao Estado, e viemos apresentá-la à Prefeitura de Cuiabá. Haverá uma economia de R$ 156 milhões aos cofres públicos estaduais nos próximos cinco anos.”
Um dos articuladores da reunião foi o vereador Tenente Coronel Dias, que considera positivo o diálogo aberto pela Prefeitura de Cuiabá com o objetivo de inovar na compra de energia elétrica. “Desde o primeiro momento, houve receptividade, e o secretário Marcelo Bussiki assegurou que agirá com total legalidade e transparência na análise desta proposta”.
#PraCegoVer
A foto mostra o prédio do Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá. Em destaque, a via pública em frente ao prédio, com três carros estacionados em vagas na calçada.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Rei e Rainha da Festa de São Benedito visitam a Prefeitura de Cuiabá

O secretário municipal de Turismo de Cuiabá, Everson da Silva Jesus, recepcionou nesta segunda-feira (16), no terraço da Prefeitura, o Rei Mário Mansur e a Rainha Juliana Bussiki, representantes da tradicional Festa de São Benedito 2025. A visita teve como objetivo alinhar os preparativos do evento religioso, que será realizado, como de costume, na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Devoto de São Benedito, o secretário destacou o valor simbólico da celebração para a cidade. “Sou devoto e entendo a importância dessa festa para a alma cuiabana. A Prefeitura está comprometida em manter viva essa tradição centenária que fortalece nossa fé e nossa identidade cultural”, afirmou Everson.
A rainha Juliana Bussiki emocionou-se ao falar da responsabilidade de representar o evento. “É uma honra estar à frente de uma celebração tão rica em significado. São Benedito representa fé, resistência e união do povo cuiabano”, declarou. O rei Mário Mansur também ressaltou a relevância da festividade. “Essa festa atravessa gerações. É o coração pulsante da cultura da nossa capital tricentenária”, disse.
A programação da Festa de São Benedito 2025 já começou com a peregrinação, que vai de 8 de junho a 1º de julho. O baile de abertura aconteceu em 13 de junho, seguido pela visita da Bandeira, entre os dias 16 e 28. As novenas serão realizadas de 24 de junho a 2 de julho, antecedendo o início oficial da festa, no dia 1º de julho, que segue até o domingo, 6 de julho.
Com mais de 300 anos de história, a celebração começa tradicionalmente com a Missa Campal às 5h da manhã, seguida do “Tchá cô Bolo” e, à noite, a festa cultural que envolve música, dança e gastronomia típica, movimentando a comunidade cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Deputado Eduardo Botelho articula R$ 2 milhões para reforma do prédio que abrigará a Câmara Municipal de VG
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Atenção à Hanseníase realiza 1ª reunião
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Lei valoriza o turista e transforma o Vale do São Lourenço em rota oficial de MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Mato Grosso sedia Encontro Regional de Agentes de Saúde com apoio da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT realiza sessão solene em homenagem aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
-
POLÍTICA MT6 dias ago
CCJR aprova projetos que fortalecem segurança pública e proteção às mulheres
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Loteamento Popular é tema central da 10ª reunião da CST da Moradia Popular em Mato Grosso