65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

Sorriso

Prefeitura anuncia congelamento do IPTU em 2022

Publicados

Sorriso


“A pandemia repercutiu fortemente no campo econômico, diminuindo a renda de muitas famílias e a receita de muitas empresas. Fazer essa correção, neste momento, traria inúmeros prejuízos para a população”, disse o prefeito Ari Lafin que, antes de se afastar por 10 dias, deixou a atribuição ao vice Gerson Bicego, que assume hoje (20) como prefeito interino. “Assumindo oficialmente, Gerson já fica imbuído da missão de, juntamente com os secretários de Administração, Governo e de Fazenda, acompanhar o trâmite legislativo do projeto e, se aprovado, sancionar a lei”.  

Se aprovado o projeto, a Prefeitura ficará autorizada a manter em 2022 o valor venal dos imóveis, bem como as taxas incidentes no lançamento do IPTU do exercício de 2021.  

“Esta medida representa uma economia para o munícipe de 10% no pagamento do IPTU, que não sofrerá o reajuste. Estamos fazendo isto visando a retomada da economia do Município. Contamos com o apoio da Câmara na aprovação do projeto, para que possamos proporcionar esse benefício ao contribuinte”, reforçou o secretário de Administração, Estevam Calvo.   

Após aprovação plenária e sanção executiva, o Departamento de Tributação da Prefeitura irá atualizar o imposto. 

“Pedimos a compreensão do contribuinte, pois teremos que calcular novamente os valores e o IPTU deverá ficar pronto somente no final de fevereiro”, diz a diretora do Departamento, Vanice Fronza.

Devido à diminuição do poder econômico da população, bem como das dificuldades financeiras enfrentadas nos últimos meses em decorrência da pandemia, a Administração Municipal protolocou também projeto de lei que dispõe sobre o valor da UVC – Unidade de Valor para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), permanecendo o valor do exercício de 2021.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sorriso

Em Brasília, prefeito de Sorriso participará da etapa naciona…

Publicados

em

O “Desenvolve Sorriso” é realizado pelo Município em parceria com o Sistema S – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). A Câmara dos Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, cooperativas e instituições educacionais, bancárias e demais secretarias também participam.

Conforme Ari, o foco está nas capacitações e consultorias destinadas a qualificar e ou inspirar os empreendedores a adotarem as melhores práticas de gestão, visando o crescimento e o desenvolvimento das empresas. O programa segue um ciclo com sensibilização; diagnóstico; capacitação e acompanhamento das empresas que buscam auxílio.

“Independente de sermos vencedores nacionais amanhã, é importante compartilhar esse momento e essa conquista com nossos cidadãos, pois já nos sagramos vencedores no Estado e esse é o reconhecimento de um trabalho feito por uma grande equipe”, diz Ari.

O prefeito aproveita para agradecer aos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico pela estruturação do Desenvolve Sorriso “e também a todos os parceiros dessa empreitada; nós acreditamos no empreendedorismo e no desenvolvimento econômico e social de Sorriso”, salienta.

Segundo o Sebrae, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi criado justamente para conhecer, reconhecer, valorizar e disseminar as boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios.

 

A participação estadual 

Ao todo, 27 projetos de 18 cidades foram inscritos para disputar a premiação nas seguintes categorias: Desburocratização; Sala do Empreendedor; Empreendedorismo na Escola; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; Compras Governamentais; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Inovação e Sustentabilidade; e Cidade Empreendedora.

Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sorriso disputou a premiação em duas categorias – Sala do Empreendedor e Inovação e Sustentabilidade – e o prefeito Ari Lafin foi o vencedor na categoria Sala do Empreendedor, com o ‘Programa Desenvolve Sorriso’.

Continue lendo

MAIS LIDAS