Rondonópolis
Prefeito entrega várias obras em Nova Galileia e anuncia outras mais
O Prefeito José Carlos do Pátio esteve nesse sábado (29) no Distrito de Nova Galileia, entregando diversas obras importantes, onde também se reuniu com a comunidade ouvindo novas demandas, e se comprometeu em atender de imediato algumas delas e, avaliar a legalidade para atender outras.
As obras entregues foram: a reforma da creche EMEI – Selma Doho, a construção do novo PSF, Dr. Valdir Farias, a construção das quadras poliesportiva e de areia; a construção da pracinha, com a instalação de playground e toda uma estrutura de lazer; a ampliação da rede elétrica e novas luminárias; pavimentação asfáltica; iluminação do campo de futebol e instalação de academia popular; substituição da caixa d’água e ampliação da capacidade de armazenamento, além de melhorias na rede de abastecimento (Sanear), entre outras.
SANEAR
Todavia é preciso destacar que além da instalação do novo reservatório com capacidade de 40 mil litros de água armazenada o distrito conta com 5.826 metros de rede de água sendo, 135 economias (residências, comércios, e instituições públicas e privadas) totalizando 9.672,00 metros cúbicos (m³) por mês. O Sanear realiza ainda a coleta de resíduos sólidos (lixo doméstico) uma vez por semana às segundas-feiras, conforme a autarquia, cerca de 20.000 kg/mês de resíduos são coletados e dada a destinação correta no aterro sanitário.
REUNIÃO AMPLIADA
Pátio e seu secretariado se reuniram com a comunidade no galpão da igreja católica do distrito, onde ouviram novas demandas da comunidade, apresentadas pela presidente da Associação de Moradores local, Suely Maria Pires.
A líder comunitária entregou um documento com as demandas ao prefeito que leu uma por uma e se comprometeu em atender de imediato algumas, se comprometendo em avaliar as implicações legais de outras. Caso não haja impedimento legal, Pátio prometeu viabilizá-las para as próximas semanas.
NOVAS DEMANDAS
No documento da comunidade entregue ao Prefeito, estavam demandas como o pedido de ampliação do convênio de fomento (ajuda financeira) com a Associação de Moradores/Centro Social Cristão e Cozinha Solidária. Também foi solicitada a doação ou concessão de uso de uma área pública para construção de um centro de acolhimento de animais; foi solicitada a doação de uma ‘picape’ para a associação (e pode até ser usada); pediram o cercamento do campo de futebol que já foi devidamente iluminado e, a construção do vestiário; pediram ainda a isenção do alvará da associação de moradores; construção de calçada solidária/ecológica com o plantio de grama; instalação de iluminação de LED no distrito; extensão de rede e de luminárias; e por fim, a instalação de uma antena de captação/ampliação de sinal de celular.
O Prefeito enumerou os diversos investimentos públicos que o município realizou no distrito de Nova Galileia, bem como na região, como os acima citados e ainda investimentos na aldeia indígena da Reserva Tadarimana, como a construção de uma escola climatizada e com quadra coberta, construção de posto de saúde, perfuração de poços artesianos e perfuração de tanques de piscicultura, e recuperação de estradas, entre outros.
Pátio externou aos presentes que desde o início da sua gestão vem colocando um ambicioso projeto de recuperação de toda a estrutura predial da rede municipal de educação e de saúde, revitalizando ainda os distritos rurais, como o de Boa Vista, Campo Limpo, e Naboreiro.
O prefeito garantiu que até o final da gestão, todas as unidades escolares e de saúde estarão reformadas e ou ampliadas, climatizadas e aptas a oferecer serviços públicos de qualidade à população. “com os nossos esforços, meus e de todo os nossos servidores públicos, a prefeitura garante qualidade de vida e cidadania à nossa população, seja ela da zona urbana ou rural” reiterou o prefeito.
Além do secretariado municipal, participaram da reunião, os vereadores, Oseias Reis, José Felipe Horta e Marildes Ferreira.




Rondonópolis
Gestão municipal põe em funcionamento o Centro de Inteligência e Segurança

Em uma ação dos 100 primeiros da nova gestão, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, anunciou neste sábado (19), em suas redes sociais, o funcionamento do Centro de Inteligência e Segurança (CeSIR), que fará o monitoramento de imagens e contará com um tático motorizado, disponibilizando três viaturas.
A missão da nova estrutura é prover segurança aos bens e serviços do Município, bem como apoiar todas as forças de segurança que atuam na esfera local, como as polícias Militar, Civil e Penal. O operacionalização do Centro de Inteligência e Segurança contou com a coordenação do gestor do Gabinete de Segurança Pública (GASP), Carlos Guinancio.
Para viabilizar o serviço, a equipe enfrentou a falta de orçamento para segurança deixada pela gestão anterior. A estrutura do tático motorizado foi montada utilizando os meios existentes na Prefeitura, com baixo investimento: cerca de R$ 8.000,00, que foram empregados na plotagem dos veículos e instalação dos equipamentos. Para o Centro de Inteligência e Segurança, emergencialmente foi montada a estrutura com computadores e meios audiovisuais disponíveis, visto que a licitação para aquisição de novos equipamentos ainda está em andamento.

O Centro de Inteligência e Segurança já vem produzindo informações e imagens que tem auxiliado sobremaneira as diversas ações policiais desenvolvidas na cidade. Além disso, tem atuado no monitoramento das imagens das câmeras do programa Vigia Mais e do circuito fechado de TV da Prefeitura. Nisso, vale ressaltar que o trabalho de captação e processamento de imagens do CeSIR, através do Vigia Mais, contribuiu para esclarecer o atropelamento da enfermeira do Hospital Regional, ocorrido diante da UPA, que faleceu dias depois em consequência dos ferimentos.
Nesse serviço em apoio à segurança, a criação do Tático Ostensivo de Rondonópolis (TOR) é uma novidade. As três viaturas disponíveis vão apoiar operações no município. Com essa estrutura, os servidores municipais, unidades públicas e a população em geral poderão contar com uma presença mais ostensiva e estratégica.
“Agora temos toda uma estrutura criada e mantida para ajudar a segurança pública, para termos uma cidade segura, para garantir os investimentos e a paz social. Nós queremos uma cidade diferenciada, onde a pessoa possa ir e vir com tranquilidade, os comerciantes possam ter seus negócios e as famílias possam sair sem medo e preocupação de sofrer qualquer tipo de violência”, analisou o prefeito.

-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Comissão de Educação deve votar criação da Carteira Nacional Docente (CND)
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Projeto permite nova destinação de ônibus escolar após dez anos de uso
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
IFI: governo terá déficit primário de R$ 64 bilhões, mas cumprirá meta
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Max Russi mobiliza deputados em busca de soluções para a Santa Casa de Cuiabá
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Projeto institui programa de acolhimento de mães atípicas
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Lúdio inclui quatro emendas em PLC e cobra convocação de servidores para Hospital Central
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Câmara sedia evento em memória das vítimas do Holocausto
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Deputados aprovam parceria com Hospital Albert Einstein