Rondonópolis
População pode doar parte do imposto de renda para ajudar a crianças, adolescentes e idosos do município

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, juntamente dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos da Pessoa Idosa, são parceiros da campanha Imposto Solidário 2025. A iniciativa tem como objetivo incentivar a população a destinar parte do imposto de renda devido aos fundos municipais que beneficiam diretamente crianças, adolescentes e idosos da cidade.
De acordo com o prefeito Claudio Ferreira, a destinação não representa nenhum custo adicional para o contribuinte. “Existem dois fundos muito importantes para os quais vocês podem destinar parte de seu imposto de renda: o Fundo do Idoso e o Fundo da Criança e do Adolescente. Não se preocupe, você não paga nada a mais por isso. O que acontece é que, ao invés do imposto ir para o governo federal, ele vai para esses fundos que executam ações diretamente aqui em Rondonópolis”, explicou.
A secretária de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira, destacou que diversas entidades do município são beneficiadas com os recursos arrecadados. “Entidades como Apae, Louis Braille, Casa do Adolescente, Lar dos Idosos e Recanto dos Idosos são alguns dos beneficiados. Então, o meu pedido é que façam essa destinação quando for declarar o imposto de renda, para que seja investido diretamente em projetos voltados para nossas crianças, adolescentes e idosos”, reforçou.
Alessandra também ressaltou o impacto social da campanha. “A importância desses fundos é enorme, porque quando a gente tem recurso, conseguimos levar políticas públicas de qualidade. Com eles, investimos em saúde, educação e atividades do cotidiano dessas pessoas. É um gesto simples que faz uma grande diferença”, completou.
Como participar
Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido, sendo até 3% para cada fundo. Já pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real podem doar até 2%, sendo 1% para cada fundo. Para isso, é necessário informar o contador sobre a destinação antes de enviar a declaração à Receita Federal.
O período para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 teve início em 17 de março e segue até 30 de maio.
Dados para doação:
Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FIA)
CNPJ: 20.687.128/0001-82
Agência: 0551-7
Conta: 67.369-2
Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FID)
CNPJ: 20.204.541/0001-25
Agência: 0551-7
Conta: 92.658-2

Rondonópolis
“Como se tornar uma associação?” é a pergunta que o “Cultura em Ação: Conectando Artistas e Oportunidades” de julho vai responder

Neste mês, artistas, produtores culturais, membros de coletivos e público interessado em arte e cultura vão poder conhecer um pouco mais sobre as diretrizes legais para a criação de uma associação e as vantagens de trabalhar estando integrado a uma delas. A sexta edição do “Cultura em Ação: Conectando Artistas e Oportunidades” terá como palestrante o assessor cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Lucas Augusto, que atua na Pasta com trabalho dedicado ao fomento de políticas públicas voltadas à cultura. Além de bacharel em direito, ele é músico e membro da Orquestra Sinfônica de Rondonópolis e da Orquestra Promessista da Igreja Adventista da Promessa e, ao longo dos anos, tem liderado projetos voluntários de musicalização em comunidades da cidade.
Entre os benefícios que uma associação pode gerar para seus associados, o assessor cultural cita majoração de resultados econômicos, maximização da capacidade de negociação em demandas da categoria, aumento da visibilidade dos produtos ou serviços oferecidos à sociedade e ampliação das possibilidades de captação de incentivos e fundos públicos ou privados por meio de leis de fomento cultural.
“Essa forma de cooperação, caracterizada pela reunião de um grupo com um objetivo comum, evidencia o potencial da diversidade de pensamentos e, ao mesmo tempo, da união de forças para angariar recursos e prestar um serviço relevante para a sociedade. Então, a associação é uma opção valiosa para uma classe se fazer representar”, ressalta Lucas.
Inscrições para o seminário podem ser feitas através do link https://forms.gle/4sTkKyehZ5ZYGvLq7. A presença dará direito a certificado e, o melhor, a programação é gratuita.
Para chegar ao José Sobrinho basta se dirigir à Rua Barão do Rio Branco 2.650, Jardim Santa Luzia, ao lado da UPA.
-
Esportes3 dias ago
Fluminense perde para o Chelsea e é eliminado do Mundial de Clubes
-
POLÍTICA MT7 dias ago
O deputado Juca do Guaraná participa de audiência pública sobre mineração em Peixoto de Azevedo
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Participantes do Centro de Convivência de Barra do Bugres vistam a ALMT e recebem homenagem do deputado Chico Guarnieri
-
Tecnologia4 dias ago
Ciência e tecnologia para o desenvolvimento econômico e social do BRICS
-
Saúde2 dias ago
Mutirão do Agora Tem Especialistas realiza em um único dia mais de 12 mil atendimentos para pacientes do SUS
-
Saúde2 dias ago
Falecimento de duas vítimas do incidente com helicóptero no DSEI Yanomami
-
Saúde4 dias ago
Ministério da Saúde apresenta ao banco do BRICS projeto para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
-
ECONOMIA4 dias ago
Portal Único de Comércio Exterior torna mais ágil e simples o pagamento de taxas para importação