Policial
Polícia Civil tem altos índices de resolutividade em investigações de crimes contra a vida em Barra do Garças
Assessoria/Polícia Civil-MT
A resolutividade de crimes contra a vida, na forma tentada ou consumada, realizada pela Polícia Civil por meio de investigações da 1ª Delegacia de Barra do Garças, alcançou a média de 75% de casos esclarecidos com a identificação e indiciamento dos autores do crime.
Os dados registrados na unidade são referentes aos últimos cinco anos (2016 a 2021), demonstrando a eficiência nas investigações nesse tipo de crime.
Coordenada pelo delegado Adriano Marcos Alencar, a 1ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças, desde 2016, passou a adotar o monitoramento estatístico dos crimes contra a vida para as modalidades tentadas e consumadas, assim como o índice de resolução, tendo o ano de 2018, atingido 100% de resolução nos homicídios.
Segundo o delegado, o levantamento estatístico busca qualificar o trabalho policial investigativo e quantificar a eficiência do trabalho da equipe, mesclando a atuação de policiais com mais experiência, e de recém-empossados. “Analisando os dados estatísticos de Barra do Garças, verificamos que atingimos o padrão recomendado pelos organismos internacionais, na contramão de outras cidades brasileiras que padecem de índices preocupantes, a exigir mais das forças de Segurança Pública, sendo outra a realidade da região do Vale do Araguaia”, disse Alencar.
O delegado destaca ainda que os bons índices foram alcançados em razão da união da equipe em produzir bons resultados, além da integração das Forças de Segurança da região (Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal) e a boa gestão da Delegacia Regional, coordenada pelo delegado Wilyney Santana Borges.
“A união desses fatores promove os meios e ferramentas necessários ao bom desempenho dos policiais que executam a atividade-fim, com fulcro em uma investigação de qualidade, profissional e de respeito ao cidadão, conquistado alta resolução de crimes, com índices superiores à média mundial de países de primeiro mundo”, finalizou o delegado.
Reconhecimento
Mesmo no período de pandemia, ante as restrições sanitárias e baixas no efetivo policial em decorrência da Covid 19 e suas variantes, a 1ª Delegacia de Barra do Garças, manteve os bons índices, conquistando a Medalha de Mérito da Segurança Pública no ano de 2020, pela Delegacia Regional de Barra do Garças ter sido a Regional que mais reduziu os crimes contra a vida em um patamar de 30%.
Policial
Polícia Civil prende mãe investigada pelo crime de favorecimento à exploração sexual em Matupá
Uma mulher investigada por favorecimento a exploração sexual de dois filhos menores de idade foi presa pela Polícia Civil, nesta terça-feira (10.12), em Matupá, durante cumprimento de mandado de prisão preventiva.
A suspeita, de 30 anos, teve a ordem judicial expedida pelo juízo da Comarca local, na investigação da Delegacia de Matupá para esclarecimento dos fatos. As vítimas, de 9 e 6 anos, são filhos da investigada.
Ela responde inquérito pelo crime previsto no artigo 218-B do Código Penal, de submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual pessoa menor de 18 anos.
Conforme apurado, a genitora se prostituía na sua própria residência, onde as duas crianças acabaram sendo abusadas sexualmente.
Diante do mandado decretado, os policiais civis efetuaram a prisão da suspeita nesta terça-feira (10). Em seguida ela foi conduzida para as providências cabíveis, e posteriormente colocada à disposição da Justiça.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Rondonópolis3 dias ago
80 casais rondonopolitanos se uniram oficialmente em evento promovido pela prefeitura no sábado (7)
-
POLÍTICA MT2 dias ago
AL convoca representantes de todos os poderes para evitar paralisação nos atendimentos à população
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Botelho propõe criação do núcleo permanente da PM no distrito de Aguaçu
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Deputado Sebastião Rezende anuncia criação da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias ago
Ministros anunciam na Câmara novas ações voltadas para pessoas com autismo e doenças raras
-
Policial3 dias ago
Delegado da Polícia Civil de MT se aposenta com o dever cumprido
-
CUIABÁ6 dias ago
Cuiabá conquista mais uma importante premiação: Selo Ouro no ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’
-
CUIABÁ5 dias ago
Dia Nacional da Assistência Social: Márcia Pinheiro celebra avanços e reforça legado da gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá