Policial
Polícia Civil localiza comércio ilegal e apreende 99 galões de agrotóxicos em Matupá

¿A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Matupá (a 695 km de Cuiabá), localizou, na manhã desta terça-feira (11.3), um comércio irregular de agrotóxicos e apreendeu 99 galões, que totalizam 1.980 litros de fertilizantes irregulares.
As investigações começaram após a Polícia Civil receber denúncias de que uma mercearia de Matupá estaria armazenando e comercializando agrotóxicos irregularmente. A equipe da Delegacia de Matupá acionou o apoio de fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) e foi até o local averiguar a procedência da denúncia.
No comércio, os policiais e os fiscais do Indea encontraram o proprietário, que informou que havia 99 galões, cada um com capacidade para 20 litros do produto, que haviam sido enviados por um conhecido dele do Mato Grosso do Sul.
Ele disse também que tinha intenção de abrir um comércio de fertilizantes em Matupá e que estava somente armazenando os agrotóxicos na mercearia para, posteriormente, abrir esse estabelecimento irregular.
O fiscal do Indea orientou que os agrotóxicos não podiam ser armazenados no local, tanto por não ter autorização do órgão competente, quanto por não ter rótulos nos galões.
Diante do flagrante, o proprietário do estabelecimento foi detido e encaminhado para a delegacia pela prática do crime de armazenar ou comercializar agrotóxicos não registrados ou não autorizados, nos termos do artigo 56, da Lei 14.785/2023.
Ao todo, foram apreendidos cerca de 1.980 litros de agrotóxicos e aplicada multa administrativa pela fiscalização do Indea no valor de R$ 250 mil.
Fonte: Policia Civil MT – MT

Policial
Mandante do triplo homicídio no Pará é preso na Bolívia após investigação da Polícia Civil de MT

O mandante de um triplo homicídio que vitimou uma procuradora, a filha e uma funcionária, no ano de 2014, na cidade de Itaituba, no Pará, e que estava escondido em Mato Grosso, foi localizado na segunda-feira (17.3), na Bolívia.
A prisão do foragido foi realizada pela Força Especial de Luta Contra o Crime, da Polícia Nacional da Bolívia, após informações repassadas pela Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência Estadual de Polinter e Capturas.
Apontado por encomendar a morte da ex-esposa, da própria filha e da funcionária da casa, por não aceitar o fim do casamento, o suspeito teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Estado do Pará, poucos dias depois do crime, e desde então vinha sendo procurado.
A Polinter foi acionada pela Polícia Civil do Pará, por meio do Núcleo de Apoio à Investigação do Baixo e Médio Amazonas do Núcleo de Inteligência Policial, em Santarém, para apurar as suspeitas de que o homem estava desde o ano de 2022 escondido em Cuiabá.
Com base nas informações a equipe de policiais civis mato-grossense passaram a diligenciar para identificar o paradeiro do procurado, e após trabalho de campo e campanas, descobriram que o criminoso havia foragido para o país da Bolívia.
Integração das Polícias
Diante da parceria da Polinter com as forças de segurança pública boliviana para prender foragidos de ambos países, foi solicitado apoio para cumprimento do mandado judicial, resultando na prisão do suspeito na cidade de San Ignacio de Veslasco.
O crime
A advogada e procuradora municipal, Leda Marta Lucyk dos Santos, de 40 anos, a sua filha, Hanna Estela, de 10 anos, e a funcionária da família, Taynara Siqueira, foram encontradas mortas dentro da loja da vítima, na noite do dia 22 de fevereiro de 2014, em Itaituba (PA).
As vítimas foram encontradas por um familiar, e a faca usada no triplo homicídio foi encontrada dentro de uma lixeira a cerca de 60 metros do local do crime.
Investigação
Durante as diligências para esclarecer os homicídios, a Polícia Civil do Pará identificou o ex-marido da advogada e procuradora municipal e pai da criança de 10 anos, como sendo o mandante do crime.
Recambiamento
Nesta quarta-feira (19.3), o preso será transferido da Bolívia para o município de Vila Bela da Santíssima Trindade, região oeste de Mato Grosso. Em seguida será encaminhado para Cuiabá para as providências cabíveis e posteriormente recambiado para o Estado do Pará.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
CUIABÁ6 dias ago
PL que proíbe
-
POLÍTICA MT6 dias ago
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Deputado critica burocracia na liberação do canabidiol pelo SUS
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias ago
Câmara pode votar projeto que inclui na Lei Maria da Penha punição em caso de aproximação consensual do agressor
-
Lucas do Rio Verde6 dias ago
Festa do Momento Mulher será nesta sexta-feira (14) com entrada e transporte gratuitos
-
POLÍTICA MT5 dias ago
População sofre os impactos do atraso nas obras do BRT e ALMT convoca secretário
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Deputado alerta sobre restrição do uso de áreas na região do Araguaia
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Parceria da Assembleia e Polícia Militar capacita oficiais em Processo Legislativo e Relações Governamentais