65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

Policial

Polícia Civil identifica grupo criminoso que cooptava motoristas de caminhão para transporte de drogas

Publicado em

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), deflagrou na manhã desta sexta-feira (6.6) a Operação Cooptatione, para cumprimento de quatro ordens judiciais com objetivo de desmantelar uma associação criminosa voltada ao tráfico interestadual de entorpecentes. A ação resultou no cumprimento de mandados de prisão preventiva em desfavor dos principais investigados e na coleta de novos elementos probatórios.

O nome da operação, Cooptatione, que significa recrutamento, remete à estratégia adotada pelo grupo criminoso, que consistia na cooptação de motoristas de caminhão para o transporte de cargas de drogas entre Mato Grosso e outros estados da federação, como Bahia, Maranhão, Distrito Federal e São Paulo.

A investigação teve início após o flagrante realizado no dia 08 de maio de 2023, quando policiais militares, durante patrulhamento na Rodovia dos Imigrantes, em Várzea Grande, observaram uma carreta Scania azul, placa RPI1J00, estacionada em local isolado no pátio do Posto Imigrantes. Ao abordar o motorista, os militares notaram que ele estava nervoso. Os policiais fizeram, então, buscas no interior do veículo, encontrando 20 tabletes de cocaína escondidos na estrutura da carreta.

Na ocasião, foi apreendido um aparelho celular Motorola, de cor branca, pertencente ao condutor. Com autorização do investigado, o aparelho foi submetido à análise autorizada judicialmente, revelando uma ampla rede de contatos, logística e organização voltada à remessa de drogas para diversos estados do país.

A análise do conteúdo do aparelho identificou comunicações com diversos interlocutores, entre eles os dois alvos da operação, os quais detalhavam negociações, valores, rotas e datas de transporte dos carregamentos ilícitos. A atuação da organização envolvia promessas de pagamento por carga transportada, antecipações em espécie, instruções de rota e pontos de entrega, evidenciando estrutura hierárquica e divisão de funções típicas de organização criminosa.

Diante da robustez das provas, a delegado da Denarc, André Rigonato, representou pelas prisões preventivas dos principais envolvidos, cujos mandados foram cumpridos nesta data. A operação contou com o apoio de equipes da Polícia Civil, Polícia Penal e outras unidades especializadas. Na época dos fatos, o motorista foi indiciado somente por tráfico de drogas, porém com o avanço das investigações ele também responderá por associação para o tráfico.

“A Operação Cooptatione é resultado de um trabalho técnico de investigação, inteligência e articulação institucional, que busca neutralizar o tráfico interestadual que parte da região metropolitana de Cuiabá para diversos estados da federação”, destacou o delegado responsável pelo caso.

A Polícia Civil reafirma seu compromisso com o combate ao tráfico de drogas e informa que novas diligências seguem em andamento. A investigação será devidamente relatada ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para o prosseguimento da ação penal.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Polícia Civil fecha depósito de drogas de facção criminosa na zona rural de Rosário Oeste

Published

on

A Polícia Civil fechou nesta segunda-feira (16.6), em Rosário Oeste, um local utilizado como depósito de drogas por membros de uma facção criminosa. Um homem de 25 anos, apontado como integrante do grupo criminoso, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e integrar organização criminosa.

As diligências foram iniciadas depois que a equipe da Polícia Civil recebeu informações sobre um local na zona rural de Rosário Oeste, que estaria sendo utilizado por faccionados como depósito de entorpecentes e outros objetos de origem ilícita.

Com base na denúncia, os investigadores diligenciaram até o endereço e encontraram um barraco, onde estava o suspeito de integrar a facção. Em buscas no imóvel, foi encontrada uma sacola preta com dois tabletes grandes de maconha, porções menores da droga, uma pedra de pasta base, além de uma balança de precisão e um rolo de papel plástico utilizado para embalar entorpecentes.

As investigações apontam que a facção criminosa tomou a casa de uma vítima, que vinha sendo extorquida pelo grupo criminoso, deixando um dos seus integrantes responsável pelo local.

Diante dos fatos, todo o material ilícito foi apreendido. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Rosário Oeste, interrogado pelo delegado Mauro Perassoli Filho e autuado em flagrante por tráfico de drogas e por integrar organização criminosa. Em seguida, ele foi colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS