65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

Policial

Polícia Civil desarticula esquema de distribuição de drogas em Campos de Júlio

Publicado em

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta sexta-feira (06.6), a segunda fase da Operação Karkinos, para cumprimento de 10 mandados para desarticular um esquema estruturado de distribuição de drogas com atuação de integrantes ligados à facção criminosa, em Campos de Júlio.

Os dez mandados de busca e apreensão foram decretados pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres, com base nos desdobramento das investigações conduzidas pela Delegacia de Campos de Júlio.

As ordens de busca e apreensão domiciliar foram cumpridas nos municípios de Campo de Júlio, Campo Novo dos Parecis e Cuiabá.

Essa segunda fase da operação resultou na prisão de duas pessoas em flagrante por tráfico de drogas e vínculo com a facção. Também foram apreendidos entorpecentes, balanças de precisão, celulares e anotações relativas à contabilidade do tráfico.

Na residência de uma das companheiras de membros da facção criminosa, foram localizadas drogas ilícitas, confirmando sua participação ativa na atividade delituosa.

A Operação Karkinos, coordenada pela Delegacia de Campos de Júlio, contou com apoio das equipes da Delegacia de Campo Novo dos Parecis e da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc).

Investigação Continuada

A primeira fase da operação foi deflagrada em 2024. Na ocasião foram presos indivíduos apontado como lideranças locais de facção e apreendidos objetos e provas documentais que foram analisados pela Delegacia de Campo de Júlio.

Conforme o delegado que preside as investigações, Mateus Almeida Oliveira Reiners, todo material apreendido possibilitou as averiguações, sendo fundamental para constatar que mulheres estavam sendo deliberadamente utilizadas pela facção para ocultar, armazenar e transportar entorpecentes.

Foi apurado que mais de 20 indivíduos participavam da rede criminosa, cuja estrutura e logística foram comprovadas por meio de conversas em grupos de WhatsApp, revelando a utilização de residências femininas como pontos de guarda e movimentação de drogas, com o objetivo de driblar a fiscalização policial e reduzir a suspeita social.

“A operação é fruto de um trabalho contínuo e articulado da Polícia Civil, com o objetivo de desmantelar redes criminosas que ameaçam a segurança da população. Esta nova fase demonstra o avanço da organização criminosa, que tem empregado mulheres e adolescentes no tráfico de drogas, apostando na menor vulnerabilidade penal e na confiança interpessoal com os líderes do grupo”, completou o delegado.

A Polícia Civil destaca que as investigações continuam visando a análise do material apreendido e a identificação de outros envolvidos do esquema criminoso para a responsabilização penal de todos os investigados.

Tolerância Zero

O trabalho faz parte do programa criado pelo Governo de Mato Grosso de enfrentamento às facções criminosas e o combate ao crime organizado.

Neste ano de 2025 a Polícia Civil já realizou a prisão de mais de 12 integrantes de facções criminosas em Campo de Júlio.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Polícia Civil cumpre 280 ordens judiciais com foco na desarticulação de facção criminosa em Mato Grosso

Published

on

A Polícia Civil cumpre, na manhã desta terça-feira (17.6), 280 ordens judiciais na Operação Joia Rara, deflagrada pela Delegacia de Guarantã do Norte com foco na desarticulação das atividades de uma facção criminosa envolvida em crimes em diversas cidades de Mato Grosso.

Dentre as ordens judiciais são cumpridos na operação, 60 mandados de prisão temporária, 14 mandados de prisão preventiva, 54 mandados de busca e apreensão domiciliar, além de outras medidas cautelares diversas, expedidas pela 5ª Vara do Crime Organizado de Sinop e pela Vara Única de Guarantã do Norte.

Foram mobilizados para a operação 240 policiais civis de todo o estado, que cumprem os mandados simultaneamente nas cidades de Guarantã do Norte, Novo Mundo, Alta Floresta, Sinop e Cuiabá. Treze lideranças da facção se encontram reclusas em presídios de Peixoto de Azevedo e Sinop, onde terão novos mandados de prisão cumpridos.

Entre os crimes investigados estão organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

As investigações iniciadas há cerca de um ano pela Delegacia de Guarantã do Norte, sob a coordenação do delegado Waner dos Santos Neves, mapearam a atuação da facção, principalmente nas cidades de Guarantã do Norte e Novo Mundo, onde concentravam as atividades ilícitas do grupo criminoso.

A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.

“As investigações apontaram a capilaridade da rede criminosa e a extensão do trabalho investigativo da Polícia Civil. A operação representa um marco na luta contra o crime organizado na região, visando trazer mais segurança e tranquilidade à população mato-grossense”, disse o delegado.

Novas informações sobre o balanço das prisões e apreensões deverão ser divulgadas ao longo do dia, à medida que a operação avança nas diferentes localidades.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS