Policial
Polícia Civil apreende casal de adolescentes por infração penal análoga ao tráfico de drogas

Em mais uma ação de combate ao tráfico de drogas em Confresa, a Polícia Civil apreendeu, na tarde desta quarta-feira (05.6), um casal de adolescentes suspeitos por aturarem na venda de entorpecentes no bairro Setor Santa Luzia. O casal deve responder pelas infrações penais análogas ao tráfico de drogas, à associação para o tráfico e integrar organização criminosa.
A operação foi deflagrada após monitoramento de uma residência localizada na Rua São João, denunciada por moradores como sendo frequentada por usuários de drogas em horários diversos, inclusive em frente a um terreno baldio nas proximidades de um berçário.
Durante os trabalhos de vigilância, os investigadores constataram uma intensa movimentação de pessoas, com rápidas interações suspeitas. Em uma das abordagens, os policiais observaram um dos adolescente entregando algo a um motociclista, que logo deixou o local. Ao perceber a aproximação da equipe, o suspeito tentou fugir para dentro da residência e arremessou uma sacola preta por cima do muro vizinho. Na sacola, foi encontrado um tablete e mais um pedaço de substância aparentando ser maconha.
Na sequência, os policiais entraram na casa e encontraram uma adolescente que se apresentou como companheira do rapaz abordado. Durante as buscas no interior do imóvel, foram localizadas 61 porções de substância análoga à maconha embaladas em sacos plásticos tipo “zip lock”, uma porção média da mesma substância acondicionada em saco azul, além de nove porções de substância semelhante à cocaína, também já fracionadas e prontas para comercialização.
Foram apreendidos ainda R$ 170,00 em espécie, diversos materiais utilizados para preparo e embalo da droga, como facas, tábua de cozinha e dezenas de embalagens vazias, além de quatro aparelhos celulares.
A investigação apontou que o imóvel pertence a um indivíduo que se encontra preso por envolvimento com uma facção criminosa atuante na região, e que a casa vinha sendo utilizada para continuidade das atividades de tráfico.
Durante a abordagem, um terceiro suspeito chegou ao local conduzindo uma motocicleta. Ele confessou aos policiais que havia ido até a residência para adquirir droga, cuja compra havia sido negociada previamente por meio de aplicativo de mensagens.
Segundo o delegado Bruno Gomes Borges, a apreensão demonstra a continuidade das ações de repressão ao tráfico, sobretudo em áreas sensíveis como aquelas próximas a escolas e creches. “A atuação da Polícia Civil está sendo firme e estratégica, com base em denúncias da própria população. Reforçamos que qualquer informação pode ser repassada anonimamente para que possamos manter Confresa mais segura”, afirmou o delegado.
Os adolescentes foram apreendidos e conduzidos à Delegacia de Polícia de Confresa.
As investigações continuam para identificar demais envolvidos e ramificações da rede criminosa.
Fonte: Policia Civil MT – MT

Policial
Polícia Civil cumpre 280 ordens judiciais com foco na desarticulação de facção criminosa em Mato Grosso

A Polícia Civil cumpre, na manhã desta terça-feira (17.6), 280 ordens judiciais na Operação Joia Rara, deflagrada pela Delegacia de Guarantã do Norte com foco na desarticulação das atividades de uma facção criminosa envolvida em crimes em diversas cidades de Mato Grosso.
Dentre as ordens judiciais são cumpridos na operação, 60 mandados de prisão temporária, 14 mandados de prisão preventiva, 54 mandados de busca e apreensão domiciliar, além de outras medidas cautelares diversas, expedidas pela 5ª Vara do Crime Organizado de Sinop e pela Vara Única de Guarantã do Norte.
Foram mobilizados para a operação 240 policiais civis de todo o estado, que cumprem os mandados simultaneamente nas cidades de Guarantã do Norte, Novo Mundo, Alta Floresta, Sinop e Cuiabá. Treze lideranças da facção se encontram reclusas em presídios de Peixoto de Azevedo e Sinop, onde terão novos mandados de prisão cumpridos.
Entre os crimes investigados estão organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
As investigações iniciadas há cerca de um ano pela Delegacia de Guarantã do Norte, sob a coordenação do delegado Waner dos Santos Neves, mapearam a atuação da facção, principalmente nas cidades de Guarantã do Norte e Novo Mundo, onde concentravam as atividades ilícitas do grupo criminoso.
A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.
“As investigações apontaram a capilaridade da rede criminosa e a extensão do trabalho investigativo da Polícia Civil. A operação representa um marco na luta contra o crime organizado na região, visando trazer mais segurança e tranquilidade à população mato-grossense”, disse o delegado.
Novas informações sobre o balanço das prisões e apreensões deverão ser divulgadas ao longo do dia, à medida que a operação avança nas diferentes localidades.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Deputado Eduardo Botelho articula R$ 2 milhões para reforma do prédio que abrigará a Câmara Municipal de VG
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Atenção à Hanseníase realiza 1ª reunião
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Lei valoriza o turista e transforma o Vale do São Lourenço em rota oficial de MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Mato Grosso sedia Encontro Regional de Agentes de Saúde com apoio da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT realiza sessão solene em homenagem aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
-
POLÍTICA MT6 dias ago
CCJR aprova projetos que fortalecem segurança pública e proteção às mulheres
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Loteamento Popular é tema central da 10ª reunião da CST da Moradia Popular em Mato Grosso