CUIABÁ
Planejamento conclui debates para elaboração da PPA

A Secretaria de Planejamento concluiu, nesta semana, o ciclo de debates com as secretarias municipais, Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Controladoria Geral do Município e a Procuradoria Geral do Município (PGM) para a elaboração do PPA (Plano Plurianual). Trata-se da peça que fixa o planejamento estratégico que vai orientar as políticas públicas da Prefeitura de Cuiabá pelos próximos quatro anos.
O último debate ocorreu na quinta-feira (5) com representantes da Procuradoria Geral do Município e das seguintes secretarias municipais: economia, governo e comunicação. Em dias anteriores, houve diálogos com outros integrantes das secretarias municipais para que cada uma apresente as políticas públicas que serão desenvolvidas.
O secretário de Planejamento, Nivaldo Carvalho, ressaltou a importância do diálogo em conjunto para a plena execução das políticas públicas. “Todas as ações são planejadas a partir do plano de governo do prefeito Abilio Brunini que foi aceito pela população”, destaca.
Durante os três dias de debate, a Secretaria de Planejamento ordenou que a organização das políticas públicas tem a missão de garantir políticas públicas efetivas através de uma gestão inovadora, participativa e inclusiva, visando à qualidade de vida do cidadão. Todas as ações ainda deverão ser pautadas pelos valores de inovação, inclusão, integridade e eficiência.
Entenda
Elaborado a cada quatro anos, o Plano Plurianual – também conhecido pela sigla PPA – é o instrumento de planejamento governamental realizado a médio prazo, que define procedimentos, objetivos e metas para cada ente federativo, ou seja, para municípios, estados e União.
Seu propósito é estabelecer diretrizes, metas e objetivos da gestão pública através de propostas apresentadas pela população e pelos poderes legislativo e executivo visando o desenvolvimento da cidade.
Nos municípios, o PPA funciona da seguinte maneira: em seu primeiro ano de mandato, o prefeito formula um plano orçamentário para 4 anos, de forma que as políticas públicas tenham continuidade durante o período.
Nele, além das propostas de melhorias e necessidades básicas da população, estão descritos os valores que serão investidos em cada área e projeto ao longo dos 48 meses.
O documento precisa ainda ser dividido em planos de ação, que devem conter os seguintes requisitos:
– Bens e serviços que serão necessários para concretizar o plano;
– Fonte dos recursos que serão utilizados;
– Indicadores para monitorar os efeitos do PPA;
– Metas e objetivos almejados;
– Órgãos que serão responsáveis pela execução;
– Regionalização de execução do plano.
Após sua formulação, o PPA deve ser enviado à Câmara Municipal, para que os vereadores possam analisar, aprovar, vetar e adicionar emendas à peça orçamentária.
#PraCegoVer
A foto foi captada ao fundo e ilustra uma palestrante ao lado de uma tela exibindo slides. Há uma plateia formada por pessoas sentadas em cadeiras de almofadas azuis.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Rei e Rainha da Festa de São Benedito visitam a Prefeitura de Cuiabá

O secretário municipal de Turismo de Cuiabá, Everson da Silva Jesus, recepcionou nesta segunda-feira (16), no terraço da Prefeitura, o Rei Mário Mansur e a Rainha Juliana Bussiki, representantes da tradicional Festa de São Benedito 2025. A visita teve como objetivo alinhar os preparativos do evento religioso, que será realizado, como de costume, na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Devoto de São Benedito, o secretário destacou o valor simbólico da celebração para a cidade. “Sou devoto e entendo a importância dessa festa para a alma cuiabana. A Prefeitura está comprometida em manter viva essa tradição centenária que fortalece nossa fé e nossa identidade cultural”, afirmou Everson.
A rainha Juliana Bussiki emocionou-se ao falar da responsabilidade de representar o evento. “É uma honra estar à frente de uma celebração tão rica em significado. São Benedito representa fé, resistência e união do povo cuiabano”, declarou. O rei Mário Mansur também ressaltou a relevância da festividade. “Essa festa atravessa gerações. É o coração pulsante da cultura da nossa capital tricentenária”, disse.
A programação da Festa de São Benedito 2025 já começou com a peregrinação, que vai de 8 de junho a 1º de julho. O baile de abertura aconteceu em 13 de junho, seguido pela visita da Bandeira, entre os dias 16 e 28. As novenas serão realizadas de 24 de junho a 2 de julho, antecedendo o início oficial da festa, no dia 1º de julho, que segue até o domingo, 6 de julho.
Com mais de 300 anos de história, a celebração começa tradicionalmente com a Missa Campal às 5h da manhã, seguida do “Tchá cô Bolo” e, à noite, a festa cultural que envolve música, dança e gastronomia típica, movimentando a comunidade cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Deputado Eduardo Botelho articula R$ 2 milhões para reforma do prédio que abrigará a Câmara Municipal de VG
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Atenção à Hanseníase realiza 1ª reunião
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Lei valoriza o turista e transforma o Vale do São Lourenço em rota oficial de MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Mato Grosso sedia Encontro Regional de Agentes de Saúde com apoio da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT realiza sessão solene em homenagem aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
-
POLÍTICA MT6 dias ago
CCJR aprova projetos que fortalecem segurança pública e proteção às mulheres
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Loteamento Popular é tema central da 10ª reunião da CST da Moradia Popular em Mato Grosso