MATO GROSSO
“Pais podem contribuir com o retorno seguro das aulas vacinando as crianças”, afirma Alan Porto
O secretário estadual de Educação, Alan Porto, destacou a importância da vacinação como medida de prevenção aos estudantes e reforçou que os pais serão orientados pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs) e unidades escolares.
A iniciativa servirá também como um apoio às medidas de biossegurança já adotadas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para evitar o contágio da Covid-19 e da gripe influenza H3N2. As aulas serão iniciadas no dia 7 de fevereiro, 100% presenciais.
“Há uma preocupação nossa constante e, na semana passada, fizemos reuniões com todos diretores regionais orientando e reforçando as medidas de biossegurança. O governador Mauro Mendes nos autorizou a antecipar o repasse de R$ 47 milhões para que as escolas façam a manutenção preventiva, aquisição de materiais de biossegurança e estamos reforçando estas medidas”, afirmou o secretário em entrevista ao Jornal do Meio Dia (TV Vila Real), nesta quinta-feira (26.01).
O comprovante de vacinação contra a Covid-19 pelos professores e servidores da unidade escolar também não será exigido, pois não é considerado critério impeditivo para as atividades.
“As escolas estão se preparando e tenho certeza que no dia 7 de fevereiro estarão prontas para receber os estudantes e profissionais da educação. A gente está orientando todos os pais e responsáveis para que façam a vacinação dos jovens, das crianças e contribuam com um ano letivo ainda mais seguro no ambiente escolar, assim como para que mantenham o distanciamento e o uso obrigatório das máscaras”, concluiu o secretário.
As aulas presenciais no Estado foram retomadas em outubro de 2021 e os profissionais da Educação já puderam tomar as duas doses da vacina contra a Covid-19. Conforme o calendário escolar, as aulas terminam no dia 16 de dezembro de 2022.
Medidas de biossegurança
O uso da máscara facial continua obrigatório em todo o Estado de Mato Grosso, assim como os cuidados para o distanciamento de 1,5 metro, disponibilização de álcool gel e sanitização frequente das escolas. O plano de contingência mantém o afastamento do profissional de educação e estudantes que testarem positivo para a Covid-19, pelo período indicado pelo profissional da saúde.
A aferição de temperatura dos estudantes também continuará obrigatória na entrada da escola, não podendo assistir aulas quem apresentar febre ou sintomas gripais. Os pais e as escolas também serão orientados sobre não mandar para escola os alunos que apresentarem algum sintoma. Todas as escolas serão orientadas a manterem uma sala de isolamento, onde o estudante permanecerá, caso necessite aguardar o pai ou responsável.
Monitoramento de profissionais e alunos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) desenvolveu um sistema de notificação dos casos suspeitos ou confirmados para uso da comunidade escolar, no âmbito da Seduc. As informações no sistema são inseridas pela unidade escolar. O monitoramento do sistema é realizado tanto da SES, quanto pela Secretaria Adjunta de Gestão Educacional (Sage) e Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (SAGP), ambas da Seduc.
As escolas, diariamente, precisam fazer um check list de acompanhamento dos alunos e profissionais onde possa ser identificado qualquer sintoma da Covid-19, desencadeando alerta para a central de monitoramento. De acordo com a Nota técnica conjunta elaborada pela Seduc-MT e SES, devem evitar participar das atividades presenciais:
• Aqueles que apresentem algum sintoma relacionado à Síndrome Gripal (SG);
• Quem estiver com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos;
• Em crianças, além dos itens anteriores, considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico;
• Quem tiver sintoma de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que compreende: dispneia/desconforto respiratório ou pressão ou dor persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada (cianose) dos lábios ou rosto;
• Profissionais e alunos assintomáticos, mas que estiveram em contato no ambiente familiar ou fora do ambiente escolar com alguém comprovadamente transmissor da Covid-19 ou está convivendo com um familiar com sintomas da doença.
MATO GROSSO
Polícia Civil cumpre 12 mandados judiciais contra o crime organizado em Terra Nova do Norte
A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (13.12), em Terra Nova do Norte, a Operação Terra Limpa para cumprimento de doze mandados judiciais de prisão preventiva e de busca contra integrantes de uma organização criminosa instalada no município.
A ação ocorreu de forma simultânea, com apoio da Delegacia Regional de Guarantã do Norte e das Delegacias de Peixoto de Azevedo, Matupá, Itaúba e Sinop.
Sete suspeitos alvos foram presos na cidade de Terra Nova do Norte, um localizado em Sinop, e os outros quatro mandados de prisão preventiva cumpridos nas unidades prisionais de Sinop e Peixoto de Azevedo.
Os criminosos respondem inquéritos que tramitam na Delegacia de Terra Nova do Norte por torturas, homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa. Os crimes eram cometidos pelo grupo que agia com extrema violência.
Eles são apontados por envolvimento em vários homicídios, que eram ordenados por líderes da facção com o objetivo de dominar o tráfico, além de praticar crime de tortura física, conhecido como “salve”, contra membros da própria organização e de rivais como uma forma de punição e controle do comando.
Conforme o delegado Fábio Viana Mateus, além de desarticular a facção criminosa, a operação busca estabelecer a segurança pública na região.
“Essa ação reafirma o compromisso da instituição no combate ao crime organizado. A Polícia Civil está comprometida e continuará as investigações, uma vez que há suspeitas que a grupo tenha ramificações em outras cidades. As diligências seguem para identificar e prender todos os envolvidos”, destacou o delegado.
Denúncia
A população pode colaborar com denúncias pelo Disque 197. As informações são anônimas e ajudam nas investigações para esclarecer crimes e prender os autores.
Fonte: Governo MT – MT
-
Rondonópolis5 dias ago
80 casais rondonopolitanos se uniram oficialmente em evento promovido pela prefeitura no sábado (7)
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Ministros anunciam na Câmara novas ações voltadas para pessoas com autismo e doenças raras
-
POLÍTICA MT4 dias ago
AL convoca representantes de todos os poderes para evitar paralisação nos atendimentos à população
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Botelho propõe criação do núcleo permanente da PM no distrito de Aguaçu
-
CUIABÁ7 dias ago
Cuiabá conquista mais uma importante premiação: Selo Ouro no ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’
-
Policial4 dias ago
Delegado da Polícia Civil de MT se aposenta com o dever cumprido
-
CUIABÁ6 dias ago
Dia Nacional da Assistência Social: Márcia Pinheiro celebra avanços e reforça legado da gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias ago
Senado vota na terça regulamentação da IA e Programa de Transição Energética